A reportagem da TRIBUNA DO NORTE foi ao complexo da Rampa conferir o que o visitante encontrará no Museu da Rampa quando estiver aberto ao público. A ideia inicial elaborada pela Casa da Ribeira será concretizada tendo como ponto principal o sonho de voar e a participação de Natal na história da aviação.
“A gente traz o lajedo onde foram encontradas inscrições rupestres, onde homens e mulheres já se imaginavam voando porque é o centro da curadoria de todas as exposições. O verbo voar como dispositivo de observação de pássaros, como dispositivo de máquinas de vôo... aí entra o Augusto Severo, entra toda a parte das invenções, entra Natal na Segunda Guerra, entra Natal na Aeropostale. O outro dispositivo do voar é o sonho...”, explicou Gustavo Wanderley, produtor executivo do projeto Rampa Arte Museu Paisagem.
Como o sonho está dentro do contexto, a ideia é integrar o Museu ao Instituto do Cérebro, com um espaço destinado a experiências relacionadas ao tema, chamado de Laboratório dos Sonhos. Atualmente, 39 pessoas trabalham no projeto. Marília Bonas, diretora do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Futebol, integra o trabalho com pesquisadores norte-riograndenses.
Museu do aviador
É o primeiro local que o visitante vai entrar. “No Memorial do Aviador, a gente pode fazer uma sala de embarque, que vai ser bilheteria, recepção e um enorme painel sobre malas antigas que vão trazer a sua história ligadas ao desejo de voar”, explicou Gustavo Wanderley. Esse painel com quase 200 malas será pintado pelo artista João Natal, mas as imagens que serão retratadas ainda não foram reveladas. “Nunca eu tinha pintado sobre malas. Variar superfícies é um desafio para o artista. Estou analisando e meu trabalho será focado em elementos do ar, no voar”, contou o artista João Natal.
Imersão visual
O auditório será um espaço para o visitante viajar através da projeção de imagens com som e vídeo. “Aqui é uma imersão para que o visitante esqueça o que está acontecendo lá fora e viaje com as projeções que estarão em todas as paredes”. Palestras, encontros e shows musicais também podem ser realizados no auditório.
A história abraçada
Atrás do Museu do Aviador, o visitante vai se deparar com uma escultura construída pelo artista José Rufino com pedras especiais recolhidas na cidade e em outros municípios. Uma Figueira elástica, também conhecida por falsa seringueira, igual à que já existe no complexo, será plantada junto à escultura porque ela tem a interessante característica de envolver o que toca com seus galhos o que dará a impressão de que está envolvendo a escultura. A concepção é de que as pedras da escultura trazem a história que será abraçada por seres vivos, representada pela árvore.
Exposições e artes
Ao entrar no edifício de exposições, banhado pelo rio Potengi, o visitante se depara com uma arribaçã-mãe, que traz no bico um fio vermelho. “A gente vai simular que ela furou com o bico por onde passa o fio vermelho para o outro lado. No ambiente há uma foto feita em Acari, adesivos de fotos e 120 pequenas arribaçãs que voam perfazendo um caminho para os outros módulos do espaço”, contou Gustavo Wanderley. As arribaçãs estão sendo feitas por artesãos do município de Acari e a imagem com figuras rupestres vai mostrar que desde a pré-história havia no ser humano que habitava em solo potiguar o desejo de voar. Do outro lado, um hall de exposições temporárias vai receber diferentes exposições que durarão quatro meses cada.
Voar na história de Natal
O fio vermelho seguido pela nuvem de pássaros apontará que aquele sonho do homem pré-histórico está numa cidade chamada Natal. Uma lâmina de tecido impressa com o primeiro vôo entre a África e as Américas, que teve Natal como destino, feito pelo Jean Mermoz, da Aeropostale, Correio Francês. Em seguida, o visitante relembrará a Natal dos anos 1920 e 1930 até chegar a um conteiner com a participação de Natal na segunda guerra Mundial. Um chão de vidro também contará essa história com imagens aos pés do visitante.
Lutas contemporâneas
Para chegar ao último módulo, o visitante escolhe os caminhos “em guerra” ou “em paz”. Ambos levarão para o mesmo destino. “Vamos mostrar o pioneirismo feminino do Rio Grande do Norte, o trabalho contra o analfabetismo na década de 1960, os guardiões das lutas e as lutas contemporâneas, que passam pela semente crioula, do público LGBTQIA+, questões raciais, eqüidade entre homens e mulheres, pensar sobre a questão da fome e segurança alimentar”, disse Gustavo Wanderley.
Píer para contemplação