RADIO WEB

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Bares e casas de show da Grande Natal preparam programação especial para o carnaval; confira atrações

Eventos privados estão liberados e têm shows para todos os gostos.
Banda Grafith tem agenda lotada no carnaval 
Sem carnaval de rua por causa da pandemia da Covid, bares e boates de Natal prepararam programação especial para os dias de folia. Os eventos privados estão liberados pelos decretos e o público precisa apresentar o passaporte vacinal atualizado.

A Banda Grafith, por exemplo, vai se apresentar no Barraco Praia, em Ponta Negra, na sexta-feira (25), e na Imperium Music, na Praia do Meio, no domingo (27).

Também tem shows no Redação Bar, na praia de Pirangi, na Grande Natal, com atrações como Raí Saia Rodada, Chicabana e Henry Freitas.

Carnaval privado em Pipa atrai público com atrações nacionais em três dias de festa
Com shows de Solange Almeida e Cavaleiros do Forró, cervejaria na Via Costeira tem dois dias de festa no carnaval
Barraco Praia - Ponta Negra
Sexta-feira - Banda Grafith e Eita Mamãe
Sábado - Lucas Boquinha, Filho Araújo e Artur Dias
Domingo - Tonny Farra, John Sensação e Junior Bahya
Bizu Club - Ponta Negra
Sexta-feira - Lucas Boquinha, Núzio Medeiros e DJ Avenuy
Sábado - Romarinho, Fabinho Fernandes e DJ Avenuy
Domingo - Roberto Filho, Som e Balanço e DJ Avenuy
Segunda-feira - Lucas Pavani, Juninho Ousado e DJ Avenuy
Imperium Music - Praia do Meio
Sábado - DJ Túlio Lima, Igor Karuzo, Whadi Gama e Swing na Pegada
Domingo - Branda Grafith, Saullo Braz, Whadi Gama e Swing na Pegada
Segunda-feira - Japãozin, Tonny Farra, Alecio Farra e Rodriguinho
Terça-feira - Pagode do Coxa, Nova Sensação e Xingu
Donana Pub Natal
Sexta-feira - Joelika Diniz, DJ Yanka Motta e DJ Nany Ragazza
Sábado - Tornado do Samba, Banda Niuma e DJ Edson Almeida
Domingo - Marlus e Chimene Elétrico, Vivi Brito
Segunda-feira - Gisele Alves, Robson Paiva e DJ Amélie Bracchi
Terça-feira - Larissa Dantas, Jonny e DJ Kathy
Redação Bar - Praia de Pirangi
Sábado - Raí Saia Rodada, John Sensação e Eric Land
Domingo - Zé Cantor, Pagode do Coxa e Henry Freitas
Segunda-feira - Chicabana, Som e Balanço e Litto Lins
Mr. Hoppy - Natal
Sexta-feira (25) - Mad Dogs
Sábado (26) - Deckadas
Domingo (27) - Banda Café
Segundo (28) - Som da Casa
Terça-feira (1º) - Trio Tequila

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Praia do RN é eleita uma das 10 melhores do mundo para viajar em 2022; veja ranking

O Brasil foi o único país do mundo a ter mais de uma praia entre as dez melhores para viajar em 2022, segundo ranking do Tripadvisor. Foram três as localidades escolhidas no território brasileiro, sendo uma delas a Baía dos Golfinhos (9º lugar), na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. A lista fez parte do prêmio Travelers' Choice, que conta com votação de viajantes.
Baía dos Golfinhos foi eleita uma das melhores praias para se viajar neste ano

Em primeiro lugar ficou a Grace Bay Beach, nas Ilhas Turcas e Caicos. As outras brasileiras na lista foram a Quarta Praia (4º lugar), em Morro de São Paulo, na Bahia, e a Baía do Sancho (7º lugar), em Fernando de Noronha.

O ranking foi montado com base na quantidade e qualidade de avaliações dos viajantes no site do Tripadvisor, durante o ano passado.

Veja o ranking:

1. Grace Bay Beach - Ilhas Turcas e Caicos

2. Varadero Beach - Varadero, Cuba

3. Turquoise Bay - Exmouth, Austrália

4. Quarta Praia - Morro de São Paulo, Bahia, Brasil

5. Eagle Beach - Palm - Eagle Beach, Aruba

6. Radhanagar Beach - Havelock Island, Índia

7. Baía do Sancho - Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil

8. Trunk Bay Beach - Ilhas Virgens Americanas

9. Baía dos Golfinhos - Praia da Pipa, Rio Grande do Norte, Brasil

10. Spiaggia dei Conigli - Lampedusa, Itália

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Morre Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, aos 43 anos

A cantora estava internada desde 11 de fevereiro; a morte ocorreu nesta quarta-feira (23/2), às 19h26
LUTO
A notícia da morte foi confirmada pelo perfil oficial da banda nas redes sociais - (crédito: Reprodução/Instagram @calcinhapreta)
A notícia da morte foi confirmada pelo perfil oficial da banda nas redes sociais - (crédito: Reprodução/Instagram @calcinhapreta)
Após mais de 10 dias internada por complicações renais, morreu, aos 43 anos, Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, na noite desta quarta-feira (23/2). A artista não resistiu a uma infecção neurológica que adquiriu na quinta-feira (17/2), após ter uma piora e entrar em coma. Ela deixa o marido, Clevinho Santos. A causa da morte foi um comprometimento multissistêmico.

Paulinha Abelha morre aos 43 anos após internação por problemas renais em Aracaju

Vocalista da banda Calcinha Preta estava internada desde 11 de fevereiro em hospital da capital sergipana.
A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela estava internada desde 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera.
De acordo com a nota de falecimento emitida pelo hospital, a cantora morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissêmico.
A cantora foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado em Aracaju de uma turnê com a banda, em São Paulo, e o caso evoluiu para um coma profundo. Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados de equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia.

Nas últimas 24 horas, segundo nota divulgada pelo hospital, Paulinha teve agravamento de lesões neurológicas; a morte encefálica da cantora foi confirmada após exames clínicos específicos.

Uma campanha de doação de sangue foi realizada para a artista, que passava por hemodiálise. Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.
Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava chegou a dizer que o maior desafio era “mantê-la viva”.

Quem foi Paulinha Abelha
Quem é Paulinha Abelha, vocalista da Calcinha Preta

Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, trabalhou com pai comercializando em feiras livres. Começou a carreira como cantora profissional na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau.

Os dois voltaram a cantar juntos na Calcinha Preta, que também é composta, atualmente, por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A história na banda tem idas e vindas, mas começou no final dos anos 90, quando o empresário Gilton Andrade a descobriu. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

PKD PISCINAS

De forma geral, recomenda-se trocar a areia do filtro da piscina depois de 2 a 5 anos de uso da água. Caso a água não apresente muito calcário e o filtro sempre passe por boa manutenção, esse período pode se estender até os 7 anos. A troca frequente da areia, sem ela apresentar nenhum problema, deve ser evitada.
É preciso considerar a reposição de material no final de 2 ou 3 anos para manter a areia do filtro no nível adequado. Para essa operação, deve-se usar areia com granulometria idêntica, ou seja, as dimensões dos grãos devem ser iguais.

OS TESTES PARA SABER SE CHEGOU A HORA DE TROCAR A AREIA DO FILTRO DA PISCINA
Há alguns testes simples que a pessoa pode fazer para ter certeza que chegou a hora da troca.

Primeiramente, verifique se o débito nos injetores está mais fraco após a lavagem do filtro. Caso exista, observe a campânula transparente do filtro e veja se aparecem depósitos de calcário. Se confirmar a presença desses depósitos, é indício infalível de você precisa mudar a areia do filtro da piscina.

Você pode observar ainda se a água da piscina, apesar de quimicamente equilibrada e filtrada periodicamente, não se apresenta em boas condições.

Outra coisa que pode ser feita é abrir o filtro e mergulhar a mão dentro da areia. Se a areia fluir entre os dedos, é sinal de que ainda não precisa ser trocada. Se a areia apresentar blocos duros, é sinal de que precisa ser trocada.

Se você notar que a areia está desaparecendo de dentro do filtro e identificar sinais dela na água, precisará remover toda a areia para ajeitar o equipamento. Trata-se de problema nos coletores (crepinas) e eles se localizam no fundo do filtro.

Já realiza esses testes para ter certeza de chegou a hora de trocar a areia do filtro da piscina? Quanto tempo passa para trocar a areia? A água de sua piscina tem muito calcário? Deixe um comentário nos espaços abaixo e compartilhe suas experiências!
#trocadeareia #piscineiroprofissional #fitrodancor #filtrojacuzzi #filtroalbacete #fitroacf #filtronautilus
@pedro_pkd
@pkdpiscinas
WhatsApp (84)991913533

Após parada em Natal, navegador de 79 anos parte em veleiro para travessia do Oceano Ártico

Ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov já navegou pelo mundo cinco vezes, sendo três delas sozinho. Dessa vez, desafio conta com adversidades como o frio intenso e o gelo no mar.
Aleixo Belov tem 79 anos de idade e vai viajar para cruzar o Oceano Ártico 
O velejador ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov, decidiu, aos 79 anos de idade, tirar a âncora do veleiro Fraternidade em Salvador e colocá-lo novamente em alto-mar. E não para uma jornada curta. Nesta quarta-feira (16), ele deixa Natal, onde chegou há três dias, para cruzar o Oceano Ártico em uma missão que deve durar mais de um ano.

Aleixo é reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Por cinco vezes, já atravessou o mundo em veleiros - três delas sozinho - e também já foi ao Alasca e para Antártica. Mas não se contenta. Segundo ele, é o próprio mar que o convida para essas aventuras.
"O mar sempre me chama. Dos últimos 40 anos, eu passei 10 no mar", resume o velejador em entrevista ao g1.

Vendedor de carros é executado a tiros na frente de casa na Grande Natal

Crime aconteceu na noite de quarta-feira (16) em São Gonçalo do Amarante. Ninguém foi preso.
 Um homem que trabalhava como vendedor de carros usados foi executado com vários tiros de arma de fogo na noite de quarta-feira (16) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Mais de 25 cápsulas de pistola foram encontradas no local pela polícia.

A cena do crime chamou atenção de vários curiosos, pouco antes das 19h, na rua José Bento de Oliveira, perto da sede da prefeitura do município.

Segundo o 16º Batalhão da PM, Rosberg Gomes da Silva, de 34 anos, estava em casa quando um homem chegou ao local de moto o chamou pelo nome.

Durante a conversa na calçada, um carro branco se aproximou e três ocupantes encapuzados começaram a atirar. O rapaz que estava na moto correu e deixou o veículo e a vítima para trás.
Rosberg Gomes da Silva, de 34 anos, foi assassinado na frente de casa na Grande Natal 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"PKD PISCINAS" Manutenção de Bombas para Piscina

Vários equipamentos são instalados para garantir uma piscina com água limpa. A bomba é um dos principais itens para fazer com que a limpeza e o aquecimento da água aconteçam, mantendo a piscina própria para uso. Porém diversos fatores podem fazer com que haja falhas no ciclo, tornando necessário fazer a manutenção de bombas para piscinas periodicamente. Entre os problemas que podem acontecer temos o vazamento que é um defeito comum e que exige cuidados específicos para gerar a falha total da casa de máquinas da sua piscina.
Conserto de Bomba para Piscina

A falta de circulação da água no ciclo de filtragem também indica falhas na bomba, um problema silencioso que só é percebido com o tempo. Nesses casos é preciso identificar o que tem impedido a passagem de água pelo sistema e chamar um técnico para analisar o rotor da bomba de piscina para, então, verificar o problema e tratá-lo.

A instalação e os cuidados na utilização dos equipamentos da casa de máquinas é importante para reduzir os problemas técnicos. Um sistema construído em áreas baixas de um terreno pode gerar alagamentos na casa de máquina, destruindo os equipamentos como a bomba, o filtro e o aquecedor. O reparo desses equipamentos é complexo e vai exigir a presença de um técnico para analisar os prejuízos.

Reparo de Bomba para Piscina

Outro problema comum que exige a manutenção de bombas para piscina é quando o motor não liga, que pode indicar panes elétricas ou o aquecimento excessivo do equipamento. Isso pode acontecer por falhas na sua rede elétrica, sobrecarga de energia ou pelo mau uso da casa de máquinas. É importante verificar o que ocasionou essa pane na bomba e corrigir o erro antes de adquirir um equipamento novo, caso seja necessário substituir.

O barulho excessivo na bomba indica que algo está errado e que é hora de chamar a manutenção de bombas para piscinas. O barulho anormal mostra que tem algum defeito no aparelho e que ele não está funcionando corretamente. Para esses casos é preciso chamar um técnico que irá identificar o que está acontecendo com a bomba e normalizá-la.

Assistência Técnica de Bomba para Piscina

Ao perceber qualquer defeito no ciclo de filtragem da água, entre em contato com uma empresa de manutenção de bombas para piscinas. Técnicos especializados devem analisar todo o ciclo e verificar possíveis falhas. A manutenção também pode ser feita de forma preventiva, isso é, quando o técnico é chamado para verificar se está tudo em ordem, podendo evitar que falhas aconteçam na bomba de água, no filtro ou no aquecedor.

Peça já um orçamento
WhatsApp
(84)991913533 👉 PEDRO PKD

Chuva em Petrópolis: Cinco soluções para evitar que tragédias se repitam

Políticas de habitação, alertas de risco pelo celular e criação de 'cidades esponja' são caminhos para reduzir riscos de deslizamentos e enchentes
Tragédia em Petrópolis deixou dezenas de mortos; remanejamento da população em área de risco deve ser prioridade
Desastres como o ocorrido em Petrópolis reforçam a importância de políticas habitacionais no Brasil que retirem de forma permanente a população de áreas de risco. Ao mesmo tempo, será preciso investir em produzir e comunicar bem os alertas para que, em situações de urgência, quem vive em áreas de risco tenha tempo de deixar suas casas. 
Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam ainda que medidas como a recomposição vegetal de encostas e margens dos rios também contribuem para tornar as cidades menos suscetíveis a desastres. Os deslizamentos em Petrópolis, que deixaram dezenas de mortos, ocorreram após uma chuva intensa e concentrada. 
Temporais como este devem se tornar mais frequentes com o aquecimento global, afirmam os cientistas. Mudanças na temperatura do planeta alteram o regime de chuvas e podem provocar tempestades fortes, que atingem determinadas áreas em poucas horas. 
Veja a seguir cinco soluções apontadas por especialistas para evitar que desastres como o de Petrópolis se repitam:

Auxílio-aluguel, uso de imóveis ociosos e parceria para obras
É preciso apostar em políticas de habitação para que populações em áreas de risco sejam remanejadas de forma permanente, afirma Pedro Côrtes, geólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP). Isso pode ocorrer de diferentes maneiras: pagamento de auxílio-aluguel, compra de imóveis para realocar a população das áreas de risco e até a criação de novos bairros em regiões seguras são alternativas.
“O volume extraordinário de chuva assusta, mas isso não isenta o poder público de um trabalho de prevenção”, afirma o pesquisador da USP. Em São Paulo, por exemplo, uma das possibilidades é o uso de apartamentos vazios na região central, diz o especialista.

Estratégia semelhante foi adotada pela prefeitura de Maricá (RJ), que anunciou a compra de imóveis desocupados para alocar quem mora em regiões vulneráveis. O remanejamento, no entanto, enfrenta barreiras econômicas. 

“Com os interesses imobiliários em uma cidade, é muito difícil imaginar que vamos encontrar áreas seguras para ter moradias para todo mundo”, pondera Victor Marchezini, sociólogo de desastres e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Se há dificuldade em realocar a população, obras e parcerias com os moradores podem ajudar a mitigar os riscos. Marchezini cita uma solução adotada para encostas no Recife: a prefeitura entra com material de construção e apoio técnico e os moradores com mão de obra para fazer reparos contra deslizamentos. 

Nem sempre as obras, porém, dão conta de desastres causados pelo grande volume de chuvas.

Paulinha, vocalista do Calcinha Preta, está em coma na UTI em Sergipe

nternada desde sexta-feira (11), Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, apresentou piora clínica e está em coma em um hospital particular da Zona Sul de Aracaju. A cantora estava em turnê com a banda em São Paulo quando passou mal e foi hospitalizada assim que desembarcou na capital sergipana.

Splash apurou que Paulinha foi diagnosticada com um quadro de insuficiência renal, que é quando os rins perdem a capacidade de efetuar as funções básicas, e passava por uma terapia dialítica, sendo acompanhada por uma equipe médica especializada.
A família da cantora deseja que ela seja tratada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, porém, por instabilidade neurológica, Paulinha não está em condições clínicas seguras para realizar a transferência aérea.

A vocalista do Calcinha Preta está sendo acompanhada de perto pelo marido, o também cantor Cleverton Santos, e pelos companheiros de banda: Daniel Diau, Bell Oliver e Silvânia Aquino.

A assessoria de Diau disse a Splash que os integrantes do grupo receberam ordens para não falar sobre o quadro de saúde de Paulinha.

Amigos e familiares se reuniram em frente ao hospital na noite de ontem. Eles cantaram e rezaram pela artista.
Transferência para outro hospital em SE
Marlus Viana, ex-marido de da cantora e ex-vocalista da Calcinha Preta, declarou em entrevista para TV Atalaia, afiliada da Record em Sergipe, de que ela será transferida para outro hospital em Aracaju.

Marlus ainda afirmou que não houve piora no quadro clínico nas últimas horas e repudiou as fakes news que circulam em redes sociais que declaravam que a artista havia sofrido morte cerebral.

"Eu a vi hoje e ela está com um semblante bom, tranquila. Sai muito mais confiante do que entrei aqui no hospital. O que foi passado pra mim é que não existe nada relacionado a morte cerebral como circula nas redes sociais. As únicas fontes oficiais de informação sobre o quadro clínico dela será por meio do Instagram da Calcinha Preta e do próprio Instagram de Paulinha".

O vocalista também contou durante a entrevista que ela irá ao novo hospital para ter acesso a uma estrutura mais completa, com tomografias computadorizadas e ressonância magnética. A transferência deve acontecer durante as próximas horas.

Calcinha Preta
A banda Calcinha Preta foi formada em 8 de dezembro de 1995 e já teve diversas formações — o grupo é um dos maiores nomes do forró eletrônico. Paulinha, de 43 anos, entrou para o grupo em 1998.

Ela já se desligou da banda duas vezes para focar em outros projetos, mas retornou e, desde 2018, permanece no grupo de forró.

Hoje, os vocalistas são Daniel Diau, Silvânia Aquino, Paulinha Abelha e Bell Oliver. A banda é conhecida pelo forró romântico e as superproduções para os shows.

Em novembro do ano passado, o vocalista original do Calcinha Preta foi assassinado em casa.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Sidney Chuchu morreu com um golpe de arma branca — termo técnico para designar objetos que podem ser usados para ferir ou matar, mas cuja utilização normal é outra.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Festa de Carnaval no RN terá Bell Marques, Xand Avião, Matheus e Kauan

Com um dos principais destinos turísticos do Brasil como cenário, a praia de Pipa terá nomes de peso no Carnaval deste ano. Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, grandes nomes do axé, sertanejo e música eletrônica vão passar pelo Pipa Open Air. Sem Carnaval em Salvador, o ex-líder do Chiclete com Banana, Bell Marques, é presença confirmada no Rio Grande do Norte durante a festa.
Bell Marques fará show no Carnaval em Pipa
A abertura do Carnaval do Pipa Open Air será no sábado (26), com Bell Marques, DJ Dennis e Nattan. Já no domingo (27) de Carnaval, as atrações serão Pedro Sampaio, Raí Saia Rodada e Banda Eva. Na segunda-feira (28), sobem ao palco Xand Avião, Matheus e Kauan e Felipe Amorim.

O Carnaval em Pipa será realizado no espaço montado no Pipa Open Air e, segundo a organização, seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo decreto estadual em uma grande área aberta. É necessário apresentar o certificado de vacinação com o ciclo vacinal atualizado ao chegar na entrada do evento para ter acesso aos shows.

As equipes dos artistas e produção do evento estão devidamente orientadas e testadas contra a Covid-19.

As vendas para o Carnaval na Pipa acontecem nos sites Ticket Simples (www.ticketsimples.com) e Ingresso Prime (www.ingressoprime.com).

Em Natal, as vendas acontecem nas lojas A Graciosa (Midway Mall e Natal Shopping). Já em Recife, os ingressos são encontrados no quiosque que funciona no Shopping RioMar.

Cantor Tatau agita bloco 'Nem se acaba, nem fica pouco' neste sábado

Neste sábado (19), o bloco "Nem Se Acaba, Nem Fica Pouco" terá mais uma edição e vai garantir a animação do pré-carnaval de Natal. O evento ocorrerá na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis, com a animação do cantor Tatau, ex-vocalista do Araketu, e ainda as bandas Gota Elétrica e Dubê. A agitação terá início às 17h com a banda Clarim recebendo os foliões.
Tatau embala a folia do Nem se Acaba nem fica pouco

Os últimos ingressos estão à venda no site https://outgo.com.br/nemseacaba e na sede da Viva Promoções (ao lado dos caixas eletrônicos no Shopping Cidade Jardim), até sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 18h.

O Nem Se Acaba 2022 seguirá todos os protocolos sanitários vigentes, e reforça que é obrigatório que todos os participantes do evento estejam vacinados com as duas doses do imunizante contra a COVID19. Será obrigatório a comprovação através da Carteira de Vacinação Digital ou Certificado Nacional de Vacinação. O bloco é uma realização da Viva Entretenimento e Mestiço Produções.

Serviço

BLOCO “NEM SE ACABA, NEM FICA POUCO” 2022
Dia: Sábado, 19 de Fevereiro
Local: Praça Cívica, Petrópolis.
Abertura dos Portões: 17h
Atrações: Tatau, Gota Elétrica e Dubê
Ingressos: https://outgo.com.br/nemseacaba e sede da Viva Promoções (Shopping Cidade Jardim).

Sikera Jr. perde processo aberto contra jornalista do RN; relembre caso

O apresentador Sikêra Júnior perdeu o processo que moveu contra o jornalista Jacson Damasceno após ter recebido críticas por discurso homofóbico veiculado no 'Alerta Nacional'. A decisão foi da 15ª Vara do Juizado Especial Cível do estado do Amazonas, que julgou a ação movida por Sikêra como "improcedente".
De acordo com a decisão da juíza Maria do Perpétuo Socorro da Silva Menezes, Jacson "não feriu em nada" a honra de Sikêra e apenas 
rebateu "as declarações dadas pelo requerente". Na decisão, a juíza ainda falou que a liberdade de expressão que o apresentador da Rede TV! não deveria ser usada para "eventuais desvios praticados com o intuito de não informar, mas de ofender e difamar, preservando-se, enfim, os direitos fundamentais à pessoa humana". A decisão ainda cabe recurso.

As falas em questão foram feitas por Sikêra em junho do ano passado. Ele chamou gays de “raça desgraçada” ao comentar campanha do Burger King sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Como resposta, o programa "Brasil Urgente", apresentado por Jacson Damasceno, foi aberto com críticas à fala feita três dias antes pelo colega. Damasceno criticou Sikêra e reforçou que a sexualidade não diminui nenhuma pessoa. 

“Além de dinheiro, o que o senhor construiu nesse tempo todo, desde que você explodiu pra cá com as suas palhaçadas que você faz? O que você trouxe de construtivo para o Brasil? De útil para o Brasil? Quem é você comparado a Paulo Gustavo? Quem é você comparado a Joãozinho Trinta? Quem é você comparado a Clodovil? Quem é você comparado a Cássia Eller? Comparado a Renato Russo? E tantos outros gays e lésbicas que orgulham e honram esse país. A sexualidade da pessoa não diferencia em nada, não a diminui em nada. Quem é você pra dizer que uma pessoa é um desgraçado filho do cão? Quem é você, Sikêra Júnior? Se enxergue rapaz, você é um coroão velho, se enxergue, se coloque no seu lugar, respeite seus cabelos brancos, pregue alguma coisa que preste nesse país”, falou Damasceno.

Relembre fala que levou Sikêra a processar (e perder) na Justiça contra apresentador:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Suspenso, Wallyson desfalca ABC na Série C e Copa do Brasil

A partida contra o Sousa-PB, no final da temporada passada, não custou apenas a eliminação do ABC da Copa do Nordeste, ela foi muito além devido aos distúrbios registrados no Frasqueirão na partida contra o clube paraibano. Com o caso sendo julgado em última instância, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol majorou as penas aplicadas ao ABC e seus integrantes por infrações cometidas no confronto diante dos paraibanos pela Pré-Copa do Nordeste. O ABC teve a multa de R$ 10 mil mantida e o Pleno ainda aplicou a perda de um mando de campo pelo lançamento de pedras de gelo e uma lata de cerveja ao gramado. Além disso, o atacante Wallyson acabou punido com seis partidas e multa de R$ 100; o que afastará o atleta de jogos pela Copa do Brasil e do início da Série C.
Wallyson ficará de fora de partidas por competições nacionais como Copa do Brasil e a Série C


Além dessas consideradas as punições mais severas, o STJD ainda puniu o atleta Evaldo com quatro jogos de suspensão e multa de R$ 100; o preparador físico Igor Tenório recebeu quatro partidas e multa de R$100 e o fisiologista Lawrence Borba em seis partidas e multa de R$ 100, todos por ofensa contra a arbitragem. Já o assistente técnico Altair Coimbra foi punido com duas partidas por desrespeitar a arbitragem. A decisão foi proferida por maioria dos votos em sessão realizada nesta quinta, dia 10 de fevereiro.

Como o processo correu em última instância, a diretoria abecedista terá pouca margem de manobra. Restará ao departamento jurídico do clube potiguar apenas a alternativa de tentar reduzir a pena aplicada ao atacante Wallyson, mas o jogador terá de cumprir metade da pena de seis partidas para depois o ABC ingressar com uma solicitação no STJD, na busca de converter a outra parte das seis partidas em pagamento de cestas básicas.

A Procuradoria denunciou todas as ocorrências na partida entre ABC e Sousa. Na súmula, o árbitro narrou as condutas dos atletas e integrantes do ABC, além da conduta de torcedores. Wallyson foi denunciado por ofender e ameaçar a arbitragem, enquanto o colega Evaldo por desrespeitar e ameaçar a arbitragem. Os demais integrantes do clube, preparador físico, fisiologista e assistente técnico foram enquadrados por ofender a arbitragem. As infrações foram cometidas após o apito final.

Já o ABC foi enquadrado pela ação de alguns torcedores em três momentos distintos durante a partida. O árbitro informou que a partida precisou ser paralisada aos 38 minutos do primeiro tempo para solicitar reforço do policiamento atrás do gol, pois a torcida do ABC estava lançando gelo no goleiro adversário. Aos 13 minutos do segundo tempo houve nova paralisação após torcedores da equipe do ABC arremessarem gelo, líquidos e também uma lata de cerveja amassada contra o assistente nº 2 Eleutério Felipe Marques Junior. Após o apito final a arbitragem informou que necessitou ser escoltada até o hotel pela equipe da polícia militar devido às ameaças feitas pelos atletas e membros da equipe que foram expulsos.

Ministério Público de Milão pede extradição e prisão internacional de Robinho

O Ministério Público de Milão solicitou ao Ministério da Justiça da Itália o pedido de extradição e a prisão internacional de Robinho, jogador que foi condenado a nove anos de prisão por violência sexual em grupo. A informação é do jornal italiano "La Reppublica".
Robinho cometeu o estupro quando atuava no futebol italiano

A sentença foi dada em última instância no dia 19 de janeiro deste ano. O caso julgado aconteceu no ano de 2013, quando o atacante atuava pelo Milan.

Na ação, o amigo do jogador, Ricardo Falco, também foi condenado por violência sexual em grupo contra uma jovem albanesa. O crime aconteceu em uma boate.

Jogador

Robinho foi uma estrela logo no início da carreira, jogando pelo Santos. A sequência da vida no esporte não superou as expectativas criadas no começo, mas ele teve lampejos no Real Madrid, Milan e na Seleção Brasileira. Ele também jogou pelo Atlético Mineiro, Manchester City-ING, Guangzhou Evergrande-CHN, Sivasspor-TUR e Basaksehir-TUR.

Aos 38 anos, ele não faz um jogo oficial desde julho de 2020. Depois disso, o atacante chegou a assinar contrato com o Santos, mas o caso do estupro ganhou repercussão e o vínculo foi rompido antes mesmo de Robinho atuar num jogo.

BBB 22: Maria é expulsa de reality após atingir sister com balde; assista

Maria foi excluída do Big Brother Brasil 22. A direção do programa entendeu que a atriz agrediu Natália com um balde no Jogo da Discórdia da segunda-feira (14). A decisão foi comunicada pelo Big Boss aos brothers nesta terça.
"Após análise das imagens da dinâmica do Jogo da Discórdia, desta segunda-feira constatou-se uma agressão na participante Natália e, seguindo as regras, Maria foi desclassificada e não será substituída", afirmou a Globo através do portal Gshow. Clique para ver momento em que o Big Boss anuncia expulsão.clique para ver


Ainda na edição desta segunda, Tadeu Schmidt advertiu Maria ao vivo. "Atenção que a gente precisa resolver uma questão aqui agora. Maria, você foi muito descuidada no momento de jogar a água na Natália. Você acabou atingindo a Natália na cabeça. Natália, está tudo bem com você?", questionou o apresentador. "Tá tudo bem, mas eu senti um pouco de agressividade. Mas tá tudo ok", respondeu Nati.

Na noite desta segunda, Maria confessou a Vyni que essa era a segunda vez que tinha sido agressiva na casa e que só o fez porque Natália a irritou. "Ela me deixou com muito ódio, muito ódio, muito ódio. Eu não raciocinei na hora", disse. "É a segunda vez que sou agressiva com uma pessoa. O Arthur foi a mesma coisa, ele me 'emputeceu' e fiz assim na cara dele", continuou. A equipe de Maria relembrou a dinâmica do jogo da discórdia e se desculpou com um comunicado publicado em suas redes sociais. "Nós, da equipe Maria, ficamos tristes com a situação, lamentamos o ocorrido e fortalecemos nosso posicionamento contra qualquer atitude agressiva. Nos colocamos à disposição da Natália, seus familiares e sua equipe".

A Globo emitiu uma nota sobre o assunto:
Nesta terça-feira, dia 15, Maria foi desclassificada do ‘BBB 22’ por descumprir uma das regras do programa. Após análise das imagens da dinâmica do jogo da discórdia, de ontem, dia 14, constatou-se uma agressão da participante a Natália e, seguindo as regras, a atriz e cantora foi desclassificada. Maria não será substituída. O paredão desta terça-feira, entre Arthur, Bárbara e Natália, está mantido. O 'BBB 22' tem direção artística de Rodrigo Dourado, direção de gênero de Boninho e apresentação de Tadeu Schmidt. O programa vai ao ar de segunda a sábado, após ‘Um Lugar ao Sol’, e domingos, após o 'Fantástico'.

Justiça Militar condena sargento da Aeronáutica a 14 anos e meio de prisão por tráfico internacional de cocaína em avião da FAB

A 11ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), em Brasília, condenou o sargento da aeronáutica Manoel Silva Rodrigues a 14 anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de drogas em uma das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que integrava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Japão para o encontro do G20, em junho de 2019. Por unanimidade, os integrantes do Conselho Permanente de Justiça para a Aeronáutica reconheceram que o oficial utilizou a estrutura da corporação para exportar dezenas de quilos de drogas.
O militar cumpre prisão preventiva há mais de dois anos na Espanha, onde foi preso em flagrante com 37 quilos de cocaína na conexão do voo em Sevilha. O réu acompanhou remotamente o julgamento nesta terça-feira, 15, mas não pôde se manifestar porque encerrou a fase de prestação de depoimentos.

Como o sargento já possui condenação de 6 anos e 1 dia pela Justiça espanhola, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) precisará homologar a decisão internacional para que ele termine de cumprir a pena na Europa e seja extraditado ao Brasil para o cumprimento da nova decisão.

Além de fixar a punição, a Justiça Militar também decidiu que caberá ao juízo de execução definir se haverá detração da pena — ou seja, se será descontado o tempo de reclusão na Espanha quando o sargento estiver preso no Brasil. Durante o julgamento, o promotor Ednilson Pires, do Ministério Público Militar (MPM), disse que o militar feriu a finalidade, o prestígio e a moral da Aeronáutica ao utilizar a estrutura da instituição para cometer crimes transnacionais.

“Trata-se de um fato gravíssimo que envolve a prática de um crime transnacional. Transcende a área do nosso país e atinge outro país. É incomum, embora haja notícia de outro evento, como aconteceu em 2015, em aeronave da FAB, mas o fato que aconteceu é gravíssimo pelo modus operandi e pela audácia do acusado”, defendeu a promotoria.

O relator do caso e presidente do Conselho, Frederico Magno de Melo Veras, guiou o entendimento que levou à condenação do sargento com base no Código Penal Civil (CPC), em vez do Código Penal Militar (CPM). A legislação militar sobre o tema sofre restrições por causa de uma súmula aprovada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em 2014, que definiu que a Lei de Drogas não se aplica à Justiça Militar.

Ao apresentar seu voto, porém, o juiz sustentou que “não existe nenhuma decisão do STM que tenha servido de base para a súmula e que trata especificamente de tráfico internacional de drogas”, como era o caso em apreciação. “Não se pode reconhecer como mula agente que transporta 37 quilos de droga”, afirmou.

Para Veras, existiu crime militar e ficou “evidente que a droga foi levada do Brasil e entregue lá (Espanha)”, o que caracteriza tráfico internacional. Durante o julgamento, o juiz considerou ainda que o réu poderia sofrer mais um agravante, além dos apresentados pelo MPM, por ter transportado a droga em lugar sujeito à jurisdição militar, mas o argumento não foi considerado por não ter sido apresentado pela promotoria.

O promotor do caso pediu o aumento da pena alegando ser evidente a transnacionalidade do crime e o fato de o agente ter praticado o delito prevalecendo de função pública. O juiz considerou somente um dos pedidos no momento de fixação da pena.
Apesar da condenação, o sargento permanece filiado como oficial da Aeronáutica. A expulsão depende de uma condenação definitiva transitada em julgado, que só deve ocorrer caso a defesa não apresente recurso, ou o pedido seja julgado pelo STM.

Desde a prisão do sargento, a Polícia Federal abriu cinco fases da Operação Quinta Coluna para investigar se outros militares foram cooptados por um esquema de tráfico internacional de drogas.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

MDR anuncia R$ 97 milhões em investimentos em mobilidade urbana e drenagem em Natal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai investir R$ 97,2 milhões em obras de mobilidade urbana e drenagem de águas pluviais em Natal. O anúncio dos repasses será feito nesta sexta-feira (11) pelo ministro Rogério Marinho, durante visita à capital potiguar.
Ao todo, sete projetos serão contemplados com recursos federais. O que receberá mais investimentos, o equivalente a R$ 28,7 milhões, será o de requalificação urbana nos bairros Cidade Alta e Ribeira, que fazem parte da área histórica da capital potiguar.

As intervenções têm como objetivo melhorar os acessos aos dois bairros e ao Porto de Natal. Além disso, serão feitas melhorias na infraestrutura urbana ao longo de importantes áreas, como a Pedra do Rosário – local onde está instalada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. Serão beneficiados tanto os moradores da capital potiguar quanto turistas que desejem visitar a parte histórica da capital.

Outra obra que receberá investimentos do MDR será a de implantação de travessia em desnível para facilitar o deslocamento entre as avenidas Hermes da Fonseca e Almirante Alexandrino Alencar, na altura do bairro Tirol. A estrutura é chamada de “trincheira” e consiste na execução de intervenções para que um trecho de via seja escavado no solo, abrindo uma nova pista, com raias laterais para deslocamentos para diferentes áreas. 

O propósito é tornar o trânsito do trecho mais fluido, já que há um grande volume de tráfego de veículos diariamente. O local é a principal ligação entre as zonas Leste e Sul de Natal, além de ser ponto de passagem para diversas partes da região metropolitana.

A projeção é que cerca de 75 mil veículos passem pela região diariamente e as intervenções poderão beneficiar até 1,5 milhão de pessoas na Grande Natal. Com a conclusão do projeto, será possível melhorar a fluidez das ligações transversais da cidade, facilitando o acesso das zonas Leste/Sul com Oeste/Norte, principalmente nos bairros Nova Descoberta, Lagoa Nova, Nossa Senhora de Nazaré, Dix-Sept Rosado e parte do Tirol.

Mais R$ 22,4 milhões serão destinados à instalação de diversos tipos de infraestruturas de mobilidade urbana pela cidade de Natal. Os recursos serão utilizados para a pavimentação de vias, instalação de calçadas acessíveis e ciclovias, além de requalificação urbana de trechos da cidade.

Na zona Oeste da capital potiguar, serão investidos R$ 14,9 milhões pelo Governo Federal para a implantação de um pontilhão – espécie de pequena ponte – sobre a linha férrea, ligando os bairros Cidade Nova e Planalto. A obra vai facilitar o deslocamento de cerca de 235 mil pessoas que vivem na região, além das que trafegam por ali. Com isso, haverá mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, e também para a operação da linha da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que passa pelo local.

Investimentos em qualificação viária

O Ministério do Desenvolvimento Regional também vai aportar recursos em qualificação viária em diversos locais de Natal. Serão R$ 6,3 milhões destinados a esse fim, em três repasses diferentes.
O de maior valor alcança R$ 5,8 milhões, que serão utilizados para pavimentação em paralelepípedo em ruas da cidade que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. Estima-se que 400 mil pessoas serão impactadas por esse aporte, além de benefícios conexos, como a possibilidade de inclusão dessas áreas em rotas do sistema de transporte público coletivo e redução de ocorrências de desastres naturais, como alagamentos.

Além disso, serão aportados R$ 287,8 mil diretamente para o recapeamento da rua Natal, localizada no bairro Cidade da Esperança. A via é uma das mais movimentadas do bairro e conta com intensa atividade comercial e tráfego de veículos. Espera-se que cerca de 5 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pelas obras.

Por fim, mais R$ 238 mil serão destinados à implantação de pavimentação em paralelepípedo e de sistema de drenagem na cidade, que vão beneficiar 2 mil pessoas.

ABC conquista primeiro turno do Estadual

Empate em 1 a 1 garantiu o título do ABC
O América saiu de campo no primeiro tempo vencendo o ABC por 1 a 0 gol de Thiaguinho. Foi uma primeira parte do ABC mais ofensivo contra um América que esperava para um contra golpe.

Quando perdeu Wallace Pernambucano, o time de Leandro Sena perdeu a referencia ofensiva, fez a entrada de Felipinho, que fez com que o América ficasse ainda mais defensivo, mas aproveitou uma falha bisonha de Italo Henrique que perdeu para William, este tocou na área para Thiaguinho abrir o placar, na única chegada ofensiva dos rubros.

O ABC empatou com Alan Dias e acabou da metade para o final do segundo levando uma pressão do América até o último minuto, obrigando Pedro Paulo a intervenções importantes.

Já no final do segundo tempo, nas ultimas substituições o quarto árbitro Alciney dos Santos não percebeu que o América estava jogando com 12, já que Leozinho deu o migué e continuou em campo.

Mas foi merecida a conquista do ABC, time de melhor campanha, que garantiu vaga na final do Estadual e a primeira vaga do RN na Copa do Brasil do ano que vem.

Moacir Júnior avaliou assim o jogo e a conquista do primeiro turno” Mais um título, fruto de muito trabalho de todos do clube. Um jogo que mais uma vez se apresentou para nós e levamos o placar adverso. A bola parada acabou nos dando o título, depois veio o cansaço que é natural. Foi com contornos de crueldade mas estou muito feliz”.

URGENTE: Desembargador manda policiais civis do RN voltarem ao trabalho imediatamente

Categoria está em greve cobrando a manutenção do adicional por tempo de serviço (ADTS), que está ameaçado por uma ação que tramita na Justiça
No entendimento do desembargador, por serem agentes de segurança pública, os policiais civis não podem fazer greve. 
O desembargador Ibanez Monteiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), determinou nesta quarta-feira (10) que policiais civis voltem ao trabalho imediatamente.

A categoria está em greve desde 7 de fevereiro cobrando a manutenção do adicional por tempo de serviço (ADTS), que está ameaçado por uma ação que tramita na Justiça.

No entendimento do desembargador, por serem agentes de segurança pública, os policiais civis não podem fazer greve.

Ibanez Monteiro estipulou, ainda, multa de R$ 150 mil em caso de descumprimento da decisão.

Também nesta quinta-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Delegacia Geral de Polícia Civil mantivesse em funcionamento as delegacias de plantões em Natal, Mossoró e Caicó, a Central de Flagrantes da Capital e a 15ª Delegacia de Plantão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Torcedor do América pode assistir o clássico no Frasqueirão

Torcedor do América não está proibido de comprar ingresso e assistir o clássico no Frasqueirão
Clássico com torcida única, não significa que o torcedor do América está proibido de assistir o jogo de quinta-feira (10) no estádio Frasqueirão.

Torcida única impede o acesso de torcidas organizadas e/ou torcedores com adereços, como camisas de torcidas ou mesmo com camisas que identifiquem ligação com o América, que é o visitante.

O torcedor que quiser comprar o ingresso, pode comprar e pode ir para o estádio, desde que não vá com nenhum adereço que possa – vou repetir – ligá-lo ao time visitante, no caso específico do clássico de quinta-feira – com o América.

É preciso saber interpretar o que diz a Recomendação do Ministério Público – que eu continuo entendo como absurda – que tira as torcidas organizadas do visitante do estádio e o torcedor identificado com adereços, bandeiras, camisas ou instrumentos do América, insisto, no caso específico de quinta.

A torcida única tira o brilho do espetáculo, a festa dentro do estádio, a vibração na hora do gol, e não resolve em nada a questão da violência. Isso é um ponto, agora querer forçar a barra e dizer que o torcedor do América está proibido de assistir o jogo no Frasqueirão, é maldade ou ignorância, sobre o tema.

Claro que a grande maioria do torcedor do América não vai, fica sem graça ir para um clássico e não poder vestir as cores do seu time do coração, não pode de repente extravassar na hora do gol, mas legalmente não existe proibição para que o torcedor assista o jogo. Além do mais, a Polícia Militar está no estádio para garantir a segurança de todos.
O torcedor comum, o torcedor que só quer torcer pelo seu time pode sim, entrar no estádio. Vai comprar o ingresso e vai assistir o jogo.

Quando o mando de campo for do América e na vigência da Recomendação do MP, vai valer a mesma regra para o torcedor do ABC.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Ex-diretor do Walfredo Gurgel, médico Petrônio Spinelli disputará vaga na ALRN para defender projeto de inclusão

O médico infectologista Petrônio Spinelli (PT) lançou seu nome para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Aos 57 anos, e com vasta experiência na área de gestão da saúde, ele espera ajudar, com ações e projetos, a aproximar do Rio Grande do Norte a nova agenda social implementada durante um eventual governo Lula no país. O último cargo ocupado pelo médico foi o de secretario-adjunto da Saúde, já durante governo Fátima, no qual atuou no planejamento estratégico de redistribuição de leitos no Estado nos primeiros meses da pandemia.

A inclusão social será a principal bandeira do mandato dele na casa legislativa
– É uma candidatura provocativa. A ideia é que a gente tente aproximar da nossa gestão local o discurso e a proposta do governo Lula. No Rio Grande do Norte tivemos uma gestão muito complicada no sentido de pegar o Estado desorganizado, quebrado, mal-administrado, com quatro folhas a pagar, com fornecedores atrasados e uma organização pouco profissional da máquina. Isso sem falar numa conjuntura de extrema sabotagem no plano nacional. Então isso criou uma dificuldade na primeira gestão do PT no Rio Grande do Norte. Acho que posso contribuir para a governabilidade do projeto como deputado. Mas numa perspectiva de apoiar o Governo e impulsionar a agenda social no Estado”, explica.

Spinelli já foi diretor do hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, do hospital Walfredo Gurgel, em Natal, além de integrar no Estado a rede de médicos da família. Sobre o projeto de inclusão social que promete defender no parlamento, o médico destaca que vai apostar na participação popular a partir de um planejamento regional:

– Lula vem discutindo isso, a necessidade de resgatar a participação popular através de conferências regionais com pauta na inclusão. Tudo o que se fizer no campo do turismo, da saúde, da educação, da distribuição de renda, do financiamento tem que ter uma vertente inclusiva, com projeto de intervenções, políticas afirmativas e condições políticas. E isso passa por um planejamento de inclusão regional”, afirmou.

Na avaliação dele , o governo Fátima ficou preso aos problemas herdados da gestão anterior e não conseguiu dar atenção às questões sociais como se esperava:

– A conjuntura nacional e a situação em que o Estado se encontrava explicam porque o Governo não foi tão inclusivo como se esperava pela proposta que tem o PT. Não basta se houve honestidade com o dinheiro público, ou as ações pontuais na segurança e na saúde. Um governo de esquerda tem que ir mais além. Então meu objetivo é ajudar nesse debate, impulsionar, provocar esse essa discussão”, diz.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Bolsonaro chega ao RN para agenda nesta quarta-feira (9); veja programação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já está no Rio Grande do Norte, onde terá agenda oficial nesta quarta-feira (9). Ele desembarcou em Caicó, no Seridó potiguar, no final desta tarde acompanhado de ministros, entre eles o potiguar Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.
Bolsonaro desembarcou por volta das 16h30 no 1º Batalhão de Engenharia da Construção (1º BEC), no município seridoense. A expectativa é que o presidente durma no local.

O primeiro compromisso de Bolsonaro nesta quarta está marcado para 9 horas, em uma visita às obras da Barragem de Oiticica. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidade potiguares. Desde 2019, cerca de 300 milhões de reais foram disponibilizados pelo Governo Federal para realização da obra. 

Já às 11 horas, o presidente Bolsonaro fala à população de Jardim de Piranhas a respeito das construções dos Eixos Leste e Norte da transposição do São Francisco, onde o governo federal já investiu cerca de R$ 3,5 bilhões desde 2019. Esse montante corresponde a quase 25% de total investido nas obras e a uma média anual de R$ 1,16 bilhão, a maior entre todas as gestões do Governo Federal.

Morre aos 67 anos o empresário Ênio Gurgel de Sá

Morreu na manhã desta terça-feira (8), em Natal, o empresário Ênio Gurgel de Sá. Ele estava internado no Hospital São Lucas e estava cuidando de complicações causadas pela diabetes.
Irmão do ex-deputado federal Múcio Sá e filho do também empresário José Nilson de Sá, Ênio foi fundador da EIT e da Maísa, empresa que iniciou o cultivo de melão no Rio Grande do Norte. De acordo com a família, o sepultamento será realizado às 20h desta terça-feira, pouco após a missa, que terá início às 19h.

Pescador captura peixe de mais de 100 quilos em Canguaretama, no Rio Grande do Norte

O peixe é da espécie Camarupim, também conhecido como Pirapema
Um peixe de cerca de 100 quilos foi capturado neste domingo (6) por um pescador em Canguaretama, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. 
O peixe é da espécie Camarupim, também conhecido como Pirapema. Gilvan Paulo do Nascimento, de 41 anos, foi o responsável pelo feito e disse que levou cerca de duas horas para tirar o peixe da água, com ajuda de outro pescador.

"Eu peso 55 quilos e tirar um peixe de 100 quilos da água foi luta, foi muita força, e eu ainda precisei da ajuda de outro pescador", disse.

PEIXE VENDIDO
Com tamanho médio de 2,25 metros de comprimento, o peixe foi vendido por R$ 500. "Depois apareceram outras pessoas para comprar mais caro, mas aí eu já tinha vendido", disse Gilvan.
o pescador disse que não é a primeira vez que captura um peixe da mesma espécie. Segundo ele, pescou um de tamanho menor no Carnaval do ano 2000. 

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Dono de bar é morto a tiros após negar última dose para cliente; jovem é atingida no rosto durante a execução

Dono de bar e uma jovem são atingidos com tiros em Patu, Região Oeste do Estado. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (6) em um estabelecimento comercial da cidade. O homem, conhecido como Rivonaldo Felipe de Queiroz, veio a óbito. A jovem, chamada de Ana Beatriz Ferreira Rebolsa, levou uma bala no rosto e foi socorrida às pressas para Hospital Regional de Pau dos Ferros. De acordo com o Comando da Companhia Independente de Patu, o suspeito fugiu para uma direção desconhecida dentro do mato.
Segundo informações da Polícia Militar, o autor dos disparos é o Sargento da PM Francisco Batista Pereira. A motivação do assassinato começou quando lhe foi negado uma última dose de bebida no bar. Conforme uma testemunha falou para a polícia, após a negativa, Francisco puxou a pistola e efetuou vários tiros contra Rivonaldo, que morreu no local.

Durante os disparos, a jovem Ana Beatriz acabou sendo atingida por uma bala no rosto, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a Polícia Militar para saber do seu estado de saúde. A infromação que foi repassada é que ela continua internada em estado grave, no Hospital Regional de Pau dos Ferros.

As diligências em busca de Francisco Batista estão acontecendo na região, ele fugiu para dentro do mato. Minutos depois da fuga, seu veículo foi encontrado abandonado. Os agentes da lei suspeitam que ele esteja escondido na região de caatinga, na área de Patu, local da ocorrência.  

Confira em quais capitais será feriado ou ponto facultativo no carnaval

Muitas cidades definem ponto facultativo na segunda-feira (28 de fevereiro) e na quarta-feira de cinzas (2 de março).
Com festividades canceladas por todo país para combater a disseminação do novo coronavírus, o carnaval vai cair no dia 1º de março. Muitas cidades definem ponto facultativo na segunda-feira (28 de fevereiro) e na quarta-feira de cinzas (2 de março). 

Confira quais as posturas das principais capitais do Brasil em relação ao carnaval.

Região Norte

Boa Vista (RR): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2) até as 14 horas

Manaus (AM): feriado na terça (1º) e ponto facultativo na segunda (28) e na quarta (2)

Porto Velho (RO): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2)

Rio Branco (AC): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2)

Macapá (AP): não é feriado oficial

As prefeituras de Palmas e Belém não definiram se será feriado ou ponto facultativo

Região Nordeste

Maceió (AL): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2)

Natal (RN): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2)

Salvador (BA): será dia útil

As prefeituras de Recife, Teresina, Aracaju, João Pessoa , São Luís e Fortaleza não definiram se será feriado ou ponto facultativo 

Região Centro-Oeste

Brasília (DF): ponto facultativo de segunda (28) até 14h de quarta (2)

Cuiabá (MT): ponto facultativo de segunda (28) a terça (1º)

As prefeituras de Campo Grande e Goiania não definiram se será feriado ou ponto facultativo

Região Sudeste

Vitória (ES): prefeitura ainda não definiu feriado ou ponto facultativo

Belo Horizonte (MG): prefeitura informou que não haverá ponto facultativo

São Paulo (SP): ponto facultativo de segunda (28) a quarta (2) ao meio-dia

Rio de Janeiro (RJ): feriado na terça (1º) e ponto facultativo na segunda (28) e na quarta (2)

Região Sul

Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis nao definiram se será feriado ou ponto facultativo.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Renatinho Potiguar deixa o comando do América

O Técnico Renatinho Potiguar deixa o comando do América-RN nesta quinta-feira (3) após vencer o Potiguar, pela sétima rodada da Copa Cidade do Natal, o primeiro turno do Campeonato Potiguar. O anúncio foi feito em nota oficial do site do clube.
A saída do treinador acontece às vésperas da semifinal do primeiro turno do Estadual, a qual o América enfrentará o Força e Luz, no domingo, às 16h. Também deixam o clube, o seu auxiliar, André Costa, do preparador físico Alison Alves e do Diretor Técnico de Futebol, Rafael Ramalho. 

Renatinho comandou o América em 25 partidas entre 2021-2022, conquistando 13 vitórias, 9 empates e 3 derrotas. O Alvirrubro chegou ao mata-mata do acesso da Série D do Campeonato Brasileiro em 2021, mas caiu nos pênaltis diante do Campinense. 

Com o novo mandato da diretoria, o presidente Souza resolveu mantê-lo no cargo, assim como renovou com parte do elenco. Após sete jogos, no entanto, o Alvirrubro anunciou sua saída.

MPRN, PM e Federação de Futebol avaliam possibilidade de torcida única em clássicos entre ABC e América

Encontro serviu para análise de relatório da PM sobre as brigas ocorridas no dia 23 de janeiro, em Natal
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Militar e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) se reuniram nesta quarta-feira (2) para tratar da instauração de procedimento administrativo para analisar e ponderar sobre a presença de torcida única nos clássicos entre ABC e América no campeonato estadual de futebol.

O encontro serviu para que as entidades ligadas ao evento analisassem relatório da Polícia Militar e suas justificativas sobre o caso ocorrido no último dia 23 de janeiro, em que cenas de violência foram observadas em Natal. Além de confusão entre torcidas nas proximidades do estádio Frasqueirão, houve briga entre torcedores na marginal da BR-101, em Neópolis, em que um dos envolvidos quase foi assassinado.

Participaram do encontro de ontem, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho, pelo MPRN, o presidente da FNF, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva e o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Envolvidos em fraudes no Detran-RN são condenados a prisão em regime fechado

Foram condenados a cumprir pena em regime fechado os réus José Gilmar de Carvalho Lopes (Gilmar da Montana) e Lauro Maia
Na última fase da Operação Sinal Fechado, a Justiça do Rio Grande do Norte definiu as penas dos envolvidos em processo que apurou a prática de crimes e fraudes no contrato entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e o Consórcio INSPAR, o qual, de acordo com investigação do Ministério Público, venceu, de forma viciada, a licitação para a execução de inspeção veicular no Estado. Foram condenados a cumprir pena em regime fechado os réus José Gilmar de Carvalho Lopes (Gilmar da Montana) e Lauro Maia. A sentença foi proferida nesta quinta-feira 3 pelo Juiz Coordenador do Grupo de Metas do CNJ do Tribunal de Justiça do RN, Bruno Montenegro Ribeiro Dantas. As informações são do portal HD.
Incurso nos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, Gilmar da Montana foi condenado a cumprir uma pena de 19 anos e 10 meses de reclusão e ao pagamento de multa no valor de 988 salários mínimos. Lauro Maia, por sua vez, foi enquadrado nos crimes de tráfico de influência e peculato, devendo cumprir a uma pena de 10 anos e 06 meses de reclusão e pagar uma multa no valor de 740 salários mínimos.

Com relação a Gilmar, o magistrado afirmou que “o réu se mostrou parte importante nos esquemas ligados ao Consórcio INSPAR. Utilizando-se de sua influência política e empresarial, intermediou contatos e aderiu às fraudes constatadas, visando obter vantagem financeira para si e em conluio com os outros réus. Não obstante, utilizou-se também da empresa MONTANA, pela qual era responsável, como base para as tratativas e instrumento para ocultar pagamentos e consolidar o esquema de corrupção”. E completou: “o desempenho destacado e consciente do acusado na ação criminosa e as recompensas correspondentes merecem ser censuradas com maior rigor”.

Quanto ao sentenciado Lauro Maia, o juiz Bruno Montenegro enfatizou que “o réu, além de exercer papel fundamental no esquema criminoso, manejava, como força motriz de sua esfera de influência, os laços de filiação com a ex-governadora Wilma de Faria, a qual não precisava ir à luz do dia no decorrer das negociações escusas, justamente pela atuação do seu filho, ora réu, rotulado como ‘Testa de Ferro’ daquela ex-mandatária. Não raras vezes, o acusado Lauro Maia expedia ordens informais, de modo oficioso e em nome da ex-governadora, aproveitando-se da verticalidade constatada entre o Governo do Estado e o DETRAN-RN para viabilizar, ao seu livre talante, o esquema fraudulento”.

Sogro de Jojo Todynho dispara contra o próprio filho sobre ausência no casamento: “Negou suas origens”

Renato Souza desabafou e demonstrou estar decepcionado com o filho
Renato Souza, sogro de Jojo Todynho, se pronunciou após ser cobrado por não ter ido ao casamento do filho, Lucas Souza, com a cantora. A cerimônia aconteceu no último sábado, em um sítio, no RJ. Segundo o relato do caminhoneiro, sua ausência no enlace foi motivada pela postura do oficial do exército de ‘negar suas origens’. As informações são do site EM OFF.
“Sou o pai do Lucas Souza, o militar que se casou com a Jojo Todynho, no sábado. Me perguntaram por que eu não fui ao casamento, então queria esclarecer isso. Eu não fui no casamento porque, na verdade, ele negou suas origens. Um dia antes do casamento, ele me ligou dizendo que não era pra ir ninguém de lá (Fazenda Rio Grande – cidade onde ele foi criado e boa parte da família patrona ainda mora)”, começou ele.

Potiguar Ítalo Ferreira brilha e está nas oitavas da etapa de Pipeline

Outros cinco brasileiros avançam na competição
O campeão olímpico Ítalo Ferreira brilhou nesta terça-feira (1) e avançou para as oitavas de final da primeira etapa da temporada 2022 do Circuito Mundial de Surfe, que é disputada em Pipeline (Havaí).ebcebc
O potiguar enfrentou o peruano Miguel Tudela e brilhou demais nos tubos da praia havaiana para vencer a disputa por 13,67 a 9,60. Agora Ítalo protagonizará uma disputa brasileira nas oitavas com Miguel Pupo, que superou o australiano Connor O’Leary por 12,84 a 7,10.

O Brasil contará com outros representantes nas oitavas de final da competição, Filipe Toledo, que encara o havaiano Seth Moniz, João Chianca, que mede forças com o também local John John Florence, Caio Ibelli, que terá pela frente o australiano Callum Robson, e Samuel Pupo, que pega o sul-africano Jordy Smith.

Homem agride namorada de 17 anos com tapas no rosto em lanchonete no RN e é preso

Acusado de 24 anos agrediu a mulher com tapas no rosto
Policiais militares do 3º Pelotão de Tibau do Sul prenderam, na manhã da última terça-feira 1º, um homem suspeito de agredir a própria companheira, em uma lanchonete, em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar.

A guarnição estava realizando patrulhamento na região, quando recebeu a informação de que uma mulher estava sendo agredida pelo seu esposo, nas proximidades da prefeitura de Tibau do Sul. Ao realizar diligências nas imediações, os militares foram informados que o agressor se encontrava escondido na Secretaria do Meio Ambiente do município. Quando chegou ao local, a equipe encontrou marido e mulher e os questionou separadamente. A adolescente de 17 anos relatou que teria levado um empurrão do companheiro.
A Polícia Militar manteve contato com o proprietário de um estabelecimento da cidade, e por meio de imagens de um circuito interno de segurança, foi identificado que o acusado de 24 anos agrediu a mulher com tapas no rosto.

Diante dos fatos, a Polícia Militar conduziu o suspeito por crime de violência contra a mulher ao 2º Distrito Policial da Praia de Pipa. Na delegacia, os policiais descobriram que o agressor responde por três crimes na cidade de Patos, na Paraíba.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Torre de energia eólica da Neoenergia desaba e fica totalmente destruída em município do RN

Não é a primeira vez que uma torre de energia eólica desaba no RN. Mas apesar do incidente, ninguém ficou ferido    
Durante a tarde do último domingo de janeiro (30), uma torre de produção de energia eólica desabou em um parque eólico situado no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte, RN. O caso ocorreu no parque eólico Arizona, que faz parte do grupo Neoenergia.

De acordo com nota da companhia, após a confirmação do incidente, já está sendo apurado as possíveis causas do desabamento da torre de produção de energia eólica.

A companhia disse ainda que apesar do incidente que ocorreu por volta das 12h30 do domingo (30), não houve nenhum ferido, apenas danos materiais à Neoenergia e transtornos no fornecimento de energia, que rapidamente foram resolvidos.

CPG Click Petroleo e Gas


Pagina InicialEnergia Renovável
Valdemar Medeiros in Energia EólicaEnergia Renovável12 horas atrás
Torre de energia eólica da Neoenergia desaba e fica totalmente destruída em município do RN

Torres eólicas - torre de energia eólica - RN - Neoenergia

Não é a primeira vez que uma torre de energia eólica desaba no RN. Mas apesar do incidente, ninguém ficou ferido    
Durante a tarde do último domingo de janeiro (30), uma torre de produção de energia eólica desabou em um parque eólico situado no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte, RN. O caso ocorreu no parque eólico Arizona, que faz parte do grupo Neoenergia.


Leia outras noticias relacionadas
TEB Group acaba de divulgar extenso processo seletivo com as principais funções do mercado
Kia Motors apostará forte nos carros elétricos e híbridos em 2021 para o mercado automotivo brasileiro
Em parceria com BNDES, Petrobras investirá R$ 50 milhões em projetos de restauração florestal
Obras de construção civil e industrial demandam mão de obra para vagas de emprego em Juiz de Fora, Minas Gerais e em Volta Redonda, no Rio de Janeiro
Rede Sollar Sul, empresa no ramo de energia solar, irá inaugurar nova sede na cidade de Taquari (RS)
Neoenergia se pronuncia a respeito da queda da torre de produção de energia eólica no RN

NH | Torre de energia eólica fica destruída após desabar em Rio do Fogo, litoral do RN – reprodução/Youtube
De acordo com nota da companhia, após a confirmação do incidente, já está sendo apurado as possíveis causas do desabamento da torre de produção de energia eólica.

A companhia disse ainda que apesar do incidente que ocorreu por volta das 12h30 do domingo (30), não houve nenhum ferido, apenas danos materiais à Neoenergia e transtornos no fornecimento de energia, que rapidamente foram resolvidos.



Os porta-vozes da Neoenergia concluíram, em nota, informando que a operação de todas as outras torres de energia eólica do parque serão mantidas plenamente, sem causar mais transtornos no fornecimento de energia na região de Rio do Fogo, RN.

RN e sua relação com a geração de energia renovável
O Rio Grande do Norte é atualmente o maior produtor de energia eólica do país, ficando à frente da Bahia, Ceará e Piauí. O RN conta com mais de 2,5 mil torres de energia eólica instaladas em parques no estado, de acordo com o levantamento feito pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), em setembro de 2021. Ao todo, são 200 parques em operação no Estado e encerrou o ano de 2021 com mais de 4,2 mil empregos gerados no RN.

Casos semelhantes envolvendo incidentes com torres e turbina eólicas
Em setembro de 2019, na cidade de Paulino Neves, interior do Maranhão, um acidente também envolvendo o desabamento de uma torre de energia eólica, deixou um funcionário da Omega Geração ferido. Na época, haviam três funcionários realizando manutenção nas torres de energia eólica do parque Delta 6, quando uma das torres – cujo colaborador estava realizando manutenção na nacelle, um compartimento que fica instalado no alto da torre – desabou.

A GE, fabricante do aerogerador do parque eólico Delta 6, em Paulino Neves/MA, por meio de nota relatou que iria instaurar um plano emergencial de inspeção de todas as torres de energia eólica do parque, para melhor analisar o ocorrido e tomar novas medidas de prevenção de acidentes e melhorar a segurança de seus colaboradores, cujo serviço e mão de obra é de extrema importância.

De volta ao Rio Grande do Norte, em fevereiro do ano passado (2021), dois incidentes ocorreram no parque eólico Rei dos Ventos, que havia sido recentemente adquirido na época pela empresa AES Brasil. Junto à GE, também responsável pelas torres de energia eólica do parque e a empresa francesa Alstom, fornecedora de algumas torres operantes em Rei dos Ventos, o caso passou a ser investigado para entender o ocorrido, por suspeita de sabotagem.

Na época, as imagens do acidente que rolaram nas redes sociais e nos jornais mostravam que um dos equipamentos estava totalmente incendiado, enquanto parte da turbina do outro simplesmente despencou da torre onde havia sido montada. Apesar dos respectivos incidentes, nenhum colaborador da AES Brasil que trabalhavam no parque eólico Rei dos Ventos, ficou ferido.