RADIO WEB

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Incêndio é registrado na praça de alimentação do Natal Shopping

Incêndio aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30, e começou em um restaurante de culinária oriental e foi controlado. O centro comercial opera normalmente
Um incêndio atingiu um restaurante do Natal Shopping, em Candelária, Zona Sul de Natal, na tarde desta quinta-feira, 30. Segundo a assessoria do centro comercial, o fogo começou na praça de alimentação, em um restaurante de culinária oriental após falha humana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram parte do andar tomado por fumaça. Não há informações sobre feridos.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), não houve nenhum chamado a respeito de ocorrência de incêndio na região.

Em nota, a assessoria do Natal Shopping informou que o princípio de incêndio, foi decorrente de uma falha humana e aconteceu no restaurante Yan Ping na praça de alimentação. Ainda de acordo com a nota emitida pelo centro comercial, o fogo foi imediatamente controlado pelos splikers e o suporte de brigadistas do empreendimento.

O Natal Shopping ressalta que opera normalmente e reitera que seu funcionamento não oferece nenhum risco à clientes e lojistas.

Receita Federal deflagra operação de combate ao contrabando e descaminho em Natal

A ação aconteceu na manhã desta quinta (30) em 15 lojas, distribuídas no Alecrim - maior centro comercial da cidade.
A Receita Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou nesta quinta-feira (30) uma operação em repressão ao contrabando e descaminho no Alecrim, maior bairro comercial de Natal.

A ação aconteceu em 15 lojas, distribuídas nas avenidas Presidente Quaresma; Coronel Estevam, Leonel Leite; e Presidente Bandeira.

O crime de descaminho é a prática de fraude ao pagar tributo nos atos de entrada, saída ou consumo de mercadorias não proibidas no país, mas de origem estrangeira. E o contrabando, por sua vez, é a importação de mercadorias proibidas no país.

De acordo com a Receita Federal, as lojas alvo da operação são de médio porte que se dedicam essencialmente à comercialização de mercadorias falsas.

Devido à proximidade do dia das crianças, as mercadorias alvo são em sua maioria brinquedos falsificados, mas também roupas, bolsas, sapatos, eletrônicos e acessórios piratas e descaminhados.

Participam da operação 40 servidores da Receita Federal, mais 7 motoristas e 6 equipes da Polícia Rodoviária Federal.

Escritórios de advocacia que representam as diversas marcas atuam prestando apoio operacional e jurídico durante a operação. Segundo a Receita, esses escritórios se encarregarão também de efetuar os laudos constatando a falsidade das mercadorias.

As principais irregularidades encontradas pela Receita nos estabelecimentos comerciais são a falta de selo de garantia do Inmetro nos brinquedos, indícios de contrafação - quando o produto é falsificado e vendido por preço abaixo do valor da marca, além de importações ilegais.
Nessa primeira fase da operação as mercadorias suspeitas serão retidas para análise e levantamento do quantitativo. De acordo com a Receita Federal, "a ação evita a circulação em território nacional de produtos potencialmente nocivos à saúde, inibindo a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado".

Ex-prefeito e ex-secretário de Parnamirim são condenados por incluir profissionais de saúde na folha salarial sem contrato formal

Gestores deverão devolver valor equivalente a cinco vezes o últimos salário recebido nos cargos.

O ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques e um ex-secretário do município foram condenados a pagar multa civil equivalente a cinco vezes o valor de seus últimos salários nos cargos, por terem contratado profissionais de saúde "verbalmente", sem qualquer formalização, para o município.

A condenação foi proferida pelo juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, dentro da ação civil de improbidade administrativa aberta pelo Ministério Público.

Na ação, o MP demonstrou que o ex-prefeito Maurício Marques dos Santos e o ex-secretário municipal de Administração, Francisco das Chagas Rodrigues de Souza, realizaram "contratação precária" de profissionais para dar plantões no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. Os casos ocorreram entre 2009 e 2016.

A Justiça considerou que houve desobediência legal dolosa (com intenção), porque as contratações totalmente irregulares eram autorizadas diretamente por ambos os réus.

"O vínculo empregatício dos profissionais de saúde era acertado de maneira verbal, porém, inexiste amparo jurídico para contratação assim no serviço público. Esse contrato precário afronta o princípio da legalidade", informou o MP.

Uma testemunha ouvida no processo confirmou que a necessidade de contratação de pessoal na área da saúde era submetida ao então prefeito, Maurício Marques, que encaminhava ao então secretário, Francisco das Chagas, a inclusão dos profissionais de saúde na folha de pagamento do Município. Tudo isso seria feito sem a celebração de contrato de prestação de serviços.

Outra testemunha relatou que os gestores contrataram profissionais de saúde através de regime de plantão e que os profissionais seguiram trabalhando como plantonistas e sem contrato escrito, comprovando a conduta ímproba.

"Não tendo sido comprovado nos autos que os serviços não foram prestados ou mesmo que o pagamento foi feito em valores acima da média do mercado, considero justa a sanção de pagamento de multa civil no importe de 5 vezes o valor de seus respectivos últimos proventos recebidos do Município de Parnamirim", afirmou o juiz.

𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐢𝐬𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐒𝐞𝐣𝐚 𝐝𝐞 𝐚𝐥𝐯𝐞𝐧𝐚𝐫𝐢𝐚, 𝐝𝐞 𝐟𝐢𝐛𝐫𝐚 𝐨𝐮 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐧𝐢𝐥

𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐢𝐬𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬 𝐒𝐞𝐣𝐚 𝐝𝐞 𝐚𝐥𝐯𝐞𝐧𝐚𝐫𝐢𝐚, 𝐝𝐞 𝐟𝐢𝐛𝐫𝐚 𝐨𝐮 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐧𝐢𝐥, 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐞 𝐞 𝐭𝐫𝐞𝐢𝐧𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐭𝐢𝐩𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐢𝐬𝐜𝐢𝐧𝐚𝐬.
𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩: (𝟖𝟒)𝟗𝟗𝟏𝟗𝟏𝟑𝟓𝟑𝟑
𝑷 𝑲 𝑫 𝑷 𝑰 𝑺 𝑪 𝑰 𝑵 𝑨 𝑺
@clorupbr @hthbrasil @neoclor_ @netunopiscinas @superclorpiscinas @gencobrasil @sodramar_oficial @bombasdancor @nautiluspiscina @hidroall @jacuzzibrasiloficial @bluepoolclor @aguiapiscinasoficial  
#piscineiro #o #piscina #tratadordepiscina #piscinalimpa #manuten #piscineiropensante #limpezadepiscina #tratamentodepiscina #piscinas #odepiscinas #piscinaemcasa #tratamentodeagua #limpezadepiscinas #operadordepiscina #qualidadedaagua #soudisc #guas #pulodas #profissionaldepiscinas #piscineiros #cloro #verao #filtra #piscineiroprofissional #casacompiscina #piscinando #gua #poolclean

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Com Beco da Lama em reforma, Cidade Alta atrai descolados com programação plural e arte na rua

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

augustobezerril@tribunadonorte.com.br 

O Beco da Lama segue em reforma, mas a Cidade Alta impacta em revitalização. Com uma programação plural, a região central atrai. Desde a missa na Igreja do Galo ao funk no Bar da Meladinha. Durante o mês de setembro, as cantoras Analu Soares e Cida Lobo foram atrações no Bardallo’s. A novidade da semana é abertura do Barlacobaco em novo endereço com promessa de playlist de rock e rock na Rua Gonçalves Ledo e cardápio de “comida de boteco“. O perímetro entre a rua Ulisses Caldas e Gonçalves Ledo atrai gente descolada, intelectuais e fashionistas. O projeto Brazilian Beco, capitaneado pelo DJ Magrone, faz ferver no Bar da Meladinha. Assim como cidades culturalmente mexidas, o centro de Natal promete boas descobertas em artes visuais, história, lazer e música. ABZ Tribuna do Norte girou no Centro Histórico de Natal e conta!

OREMOS! 

Em plena primavera de um mundo querendo uma vida normal, a Cidade Alta vive momento de revitalização real. As calçadas da Avenida Rio Branco passam por um processo de reurbanização dando sinais de melhorias para quem deseja caminhar ou curtir um dos pontos cruciais da região central de Natal. Logo no final da tarde, a dica é conhecer o Convento Santo Antônio, anexo à Igreja do Galo. A missa das 18h segue os protocolos da vigilância sanitária. E a paróquia oferece cadeiras para quem deseja assistir à celebração na calçada. Para quem procura mais outra opção no sentido religiosidade e arquitetura, a Catedral Metropolitana de Natal tem missa um pouquinho mais cedo: às 16h. Os horários são perfeitos para quem deseja aproveitar e descobrir os movimentos artísticos da região Central, para além de Petrópolis e Tirol.
HOT-POINT

Centro cultural, bar e restaurante, o Bardallos atrai na Gonçalves Ledo. A Meladinha e o Arrumadinho são algumas delícias do lugar. Bom prestar atenção, pois sempre há exposição rolando no espaço. No mês de setembro, Cida Lobo e Analu Soares fizeram série de apresentações. No sábado, a cantora Cidade Lobo e Edinho Oliveira impactaram, fechando a turnê do show Chiado do Chinelo. Veja foto 01 do top fotógrafo João Maria Alves. O vereador Hugo Manso prestigiou apresentação. Na sexta-feira, Analu Soares fechou série de “Eu Sou o Samba‘. Nesta quarta-feira, tem Sarau Me Atravessa – Edição Jazz e Poesia com Thiago Medeiros e Samela Ramos. O bar fecha pontualmente à meia noite, mantendo uma tradicão criada pelo proprietário Lula Belmont. O legal de ir no Bardallos é ficar ligado no som que rola nos arredores. Tem samba na altura do bar da Nazaré e também música e movimentos de arte por toda rua. Quem gosta de ouvir bandas como The Cure e cantores tipo Boy George, o Barlacobaco inaugura novo endereço no próximo sábado. As empresárias Izabel e Vitória Câmara dizem que a mudança vai proporcionar mais conforto e espaço para atender os clientes fidelizados nos últimos 3 anos de existência do Bar. O cardápio passa incluir “comida de boteco” e diversos sabores de “caipis” (capirinhas e caipiroskas).. Visto que muita gente curte a playlist de ótimo pop e rock conversando na rua, o novo Barlacobaco desperta. Como vai ficar? Vale conferir. O bar tem horário estendi
BATIDÃO !  

Mais pertinho do icônico Beco da Lama, o Brazilian Beco é opção mais que animada na diversidade sonora do Cidade Alta. O DJ Magrone comandou o batidão, dando uma pista (literalmente) de como deve ser a festa no mundo pós- pandemia. Quem já conhece o local, vale lembrar que, como o beco da Lama está em obra, o acesso ao Bar da Meladinha se dá pela Rua Rio Branco. A festinha atrai uma turma descolada e divertida. O funk proibidão rola. A Meladiha (cachaça, mel e limão) também tem. A Cidade Alta tem um bom efetivo de segurança, limpeza urbana e iluminação pública eficientes. Apesar do transporte de ônibus deficiente (em toda Natal), é bem fácil o serviço e rápido utilizar o serviço de APP. A diversão é garantida #abzconecta !

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Polícia Civil retira câmeras instaladas por criminosos em comunidade na Zona Leste de Natal

Segundo a Polícia, equipamento foi instalado de forma irregular em postes da Cosern, sem a autorização da Companhia, para monitorar ações policiais no bairro.
A Polícia Civil retirou câmeras que faziam parte de uma 'central de monitoramento' de criminosos em ruas do bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. A ação de recolhimento do material começou na sexta-feira (24) e foi concluída nesta segunda (27).

De acordo com a Polícia, a operação foi iniciada após o recebimento de denúncias informando que o equipamento havia sido instalado de forma irregular por uma organização criminosa atuante na comunidade, com o intuito de monitorar ações policiais no bairro.

"Já tinha algumas semanas que a gente havia recebido a informação de que a facção tinha instalado câmeras de vigilância em vários locais do bairro. Elas estavam em várias ruas: nas entradas das vias principais e também em algumas vias onde haveria predominância de bocas de fumo, de fornecimento de drogas. Então passamos a monitorar esses locais e conseguimos identificá-las. Na sexta-feira fizemos um trabalho lá para retirar esse material e retiramos 5 câmeras", explicou o delegado Júlio César.
Ainda segundo o delegado, as câmeras foram instaladas em postes da Cosern, sem a autorização da Companhia. "Percebemos que eram câmeras clandestinas, pois encontramos gatos. Elas puxavam energia da Cosern. Para qualquer operadora utilizar esses postes, tem que pagar uma taxa. E era tudo clandestino", disse Júlio César.

A investigação, de acordo com a Polícia Civil, continua. "O material vai ser periciado e nossa meta é identificar os responsáveis pelo monitoramento e por patrocinar esse tipo de atividade", concluiu o delegado.

Polícia Civil recupera piscina de 4 metros furtada na Grande Natal

Uma betoneira de 450 litros e uma piscina de fibra foram recuperadas nesta segunda-feira (27), no bairro Planalto, na zona oeste de Natal, por policiais civis de Parnamirim. Após investigação realizada pela 2ª Delegacia de Polícia do município, os objetos furtados foram localizados mas não houve prisão em flagrante, pois os suspeitos não estavam no local da recuperação.
A betoneira havia sido furtada no dia 20 deste mês, no bairro Cajupiranga, e a piscina de fibra, medindo 4m x 2,4m x 1,3m, foi furtada no bairro Centro, também no município de Parnamirim, na madrugada da última quinta-feira (23). Além disso, a 2ª DP divulgou imagens que podem auxiliar na identificação e, posteriormente, na localização dos suspeitos da autoria do furto. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações que possam contribuir com as investigações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou Disque Denúncia da 2ª DP de Parnamirim: (84) 98135 - 6724 (WhatsApp).  

sábado, 25 de setembro de 2021

Homem assassina ex-mulher, filha de 7 anos, três familiares e comete suicídio no RN

O homem chegou à casa da ex-mulher e surpreendeu o pai dela, que foi o primeiro a ser morto
Um homem assassinou a ex-mulher, a filha do casal de 7 anos, os ex-sogros e uma tia dele, na madrugada deste sábado (25) em Passa e Fica, município do Rio Grande do Norte. 

William de Lima Silva, de 33 anos, apontado como o autor do crime, tirou a própria vida em seguida, conforme informações repassadas pelo 8º Batalhão da Polícia Militar ao G1.

MORRERAM NO ATENTADO
Maria da Luz Henrique de Lima, ex-companheira
Maria Clara de Lima e Silva, 7 anos, filha
Maria do Livramento Henrique de Lima, ex-sogra
Francisco Batista de Lima, ex-sogro
Tia do suspeito, ainda não identificada oficialmente, mas conhecida como “Verinha”
A PM detalhou que a série de mortes ocorreu por volta das 4h na localidade de Lagoa do Venâncio, no sítio Fernando da Pista.
William tirou a própria vida após matar os familiares

SEQUÊNCIA
O suspeito chegou ao imóvel onde estavam a ex-companheira, os pais dela e a filha do casal, munido com arma de fogo e uma foice.

Depois de matar as quatro primeiras vítimas, William foi a outra residência, executou a tia dele e baleou um sobrinho da ex-companheira, que foi socorrido com vida ao hospital.

Os policiais foram acionados para a ocorrência, mas ao chegarem ao endereço, o suspeito já estava morto próximo a uma casa em construção.

Durante as diligências, a PM encontrou um caderno com anotações feitas por William que tenta explicar os motivos do atentado. O conteúdo das mensagens, porém, não foi divulgado pela polícia.

Parque das Dunas tem apresentações virtuais de dança e música neste fim de semana

Apresentações acontecem neste sábado (25) e domingo (26) pela internet.
Os projetos Dançando nas Dunas e Som da Mata, do Parque das Dunas, terão atrações virtuais neste fim de semana. As apresentações serão publicadas nas redes sociais de cada projeto. Confira abaixo.

O Dançando nas Dunas abre a programação neste sábado (25), às 16h30, com o espetáculo “Querendo”, da Cia Entre Nós Coletivo de Criação, com direção de Diana Fontes, coreografia de Henrique Rodovalho (Goiás/BR), trilha sonora de Danilo Guanais e interpretação dos bailarinos João Alexandre Lima, Thazio Menezes e Thaíse Galvão. A produção audiovisual é da Praieira Filmes.

“Querendo” fala sobre a tentativa de construir um relacionamento amoroso, encontros e desencontros, os interesses paralelos e até um imaginário aguçado, dando asas ao público para construir o seu próprio entendimento. Sob a ótica e criatividade do renomado Henrique Rodovalho, carimba com seu estilo peculiar e único, várias interrogativas, sempre com humor e movimentação cotidiana, de fácil assimilação, assim como diferentes percepções. Pode ser um jogo, um assédio, ou simplesmente, imaginação de cada componente.

Já no domingo (26), o Som da Mata recebe, a partir das 16h30, o duo formado pelos músicos Alexandre Siqueira (violão) e Carlos Zens (flauta e saxofone). No repertório, obras consagradas de grandes compositores como Bach, Gounod, Mozart, Villa Lobos, João Pernambuco e Sivuca. A produção audiovisual é de Tiago Lima.
Natural de Recife, no Pernambuco, Alexandre é a extensão do legado musical da Família Siqueira, filho de Fidja Siqueira e neto de Amaro Siqueira, ambos violonistas. Já dividiu palcos com Naná Vasconcelos, Renato Braz, Moraes Moreira, Armandinho, Biafra, Alexandre Atmarama, Alexandre Jhonson, Alexandre Moreira, Carlos Zens e Rodrigo Golveia.

Zens “nasceu para tocar flauta”, segundo o flautista francês Jean Noel Saghaard. Potiguar da cidade do Natal, imerso na música, construiu sua história com maestria nestes quase 30 anos de carreira. Atualmente faz parte da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, da banda Atmadas e do grupo Choro do Caçuá.

A temporada de apresentações virtuais do Bosque Encena chegou ao fim. O projeto entrou em recesso e deve retornar apenas de forma presencial, segundo a produção.

Serviços
Dia: 25/9 (sábado)

Evento: Dançando nas Dunas - 16h30

Youtube: Dançando nas Dunas
Instagram: @dancandonasdunas
Facebook: dançandonasdunas
Dia: 26/9 (domingo)

Evento: Som da Mata – 16h30

Youtube: Som da Mata
Instagram: @somdamata
Facebook: somdamata

Caterham Seven 170 tem motor de moto, 440 kg e desempenho de Golf GTI

O motor de 660 cm³ e peso próximo aos 440 kg proporcionam ao Seven 170 desempenho de esportivo, mesmo com apenas 84 cv
O icônico Caterham Seven ficou famoso por conservar o conceito de esportivo compacto e muito leve o Lotus Seven. Esta nova versão, batizada de Seven 170, honra esse legado tão bem que é a mais leve da história. 
A inspiração veio do lema “simplificar e adicionar leveza”, que guia os projetos desde que o Seven era feito pela Lotus, e também dos japoneses: Caterham foi comprada pela japonesa VT Holdings, que transformou o esportivo em um kei car. Essa é a designação de uma classe de carros vendida no Japão que segue regras de dimensões e tamanho de motor para ter vantagens tributárias.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
O Seven foi produzido pela Lotus de 1957 a 1972. Após o fim da produção, a Caterham comprou os direitos do modelo e passou a fabricá-lo Caterham
Isso significa que o Seven 170 precisou ficar 105 mm mais estreito do que qualquer outro modelo da família, tendo um total de 1,47 cm de largura. Outra restrição é o motor limitado a 660 cm³, o que foi resolvido por um motor turbo Suzuki de três cilindros, que produz 84 cv e 11,83 kgfm. São números pouco melhores que os de um 1.0 aspirado, mas a mágica toda está no peso. 

O roadster tem apenas 440 kg, o que garante relação de potência/peso de 170 cv por tonelada.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Som Sem Plugs divulga finalistas do edital Música Transforma 2021; saiba como votar

Projeto vai selecionar dois artistas/grupos da Grande Natal e dois da região Oeste. Vencedores serão premiados com produção e divulgação de videoclipe original e com single de música autoral.
O Som Sem Plugs divulgou nesta sexta-feira (24) os finalistas do edital Música Transforma 2021. Dez selecionados de Natal e região metropolitana e outros seis da região Oeste passam agora pela votação popular.

A votação é feita pela internet . Os vencedores serão premiados com produção e divulgação de videoclipe original e com single de música autoral.

Clique aqui para votar
Conheça os finalistas:
Natal e região metropolitana

Volta Ciclística será neste sábado (24)

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), promove neste sábado (25) a I Volta Ciclística. O objetivo é incentivar as práticas de saúde e bem-estar da população, independente de idade.

A concentração será no Potiguar Esporte Clube, no Centro, às 15h30, com saída às 16h em direção ao Caminhódromo da Cohabinal, onde encerra aproximadamente às 18h30 com a participação do Projeto Se Cuida Parnamirim. A programação será aberta à toda população, independente de faixa etária, e não será necessário efetuar inscrições.

Os participantes contarão com equipe de saúde; carro de apoio; água mineral e energético. O evento esportivo terá a parceria do Gabinete Civil; das Secretarias Municipais de Saúde; de Segurança e Mobilidade Urbana e de Administração e Recursos Humanos; e apoio da iniciativa privada.

Condenado na Espanha, sargento da FAB preso com 39kg de cocaína em voo do presidente Jair Bolsonaro ainda recebe salário da Aeronáutica

Manoel Silva Rodrigues, que tem salário de cerca de R$ 7 mil brutos, recebeu abono natalino e, desde a prisão, há dois anos, já acumula R$ 180 mil em vencimentos pagos
Preso há mais de dois anos na Espanha, o segundo-sargento Manoel Silva Rodrigues continua recebendo normalmente os seus honorários como militar da ativa da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele foi detido em junho de 2019, transportando 39 kg de cocaína na bagagem em um dos aviões da FAB, que compunha a comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

Condenado a seis anos de prisão pelo Superior Tribunal da Andaluzia, na Espanha, Rodrigues consta ainda como militar da ativa no Brasil e é renumerado com um salário mensal na faixa dos 7.000 reais brutos. Segundo informações do Portal da Transparência, ele recebeu em junho deste ano – quando completou dois anos da prisão – R$ 9.975 líquidos. O salário foi acrescido com uma gratificação natalina de 3.000 reais. De junho de 2019 até agosto de 2020, ele ganhou pelo menos R$ 180 mil dos cofres públicos.

A Força Aérea Brasileira afirmou ao O GLOBO que o militar só será expulso e terá os honorários anulados quando houver uma condenação definitiva contra ele, de acordo com o Estatuto dos Militares. “A exclusão do militar a bem da disciplina só será aplicada ao militar após ter sido condenado à pena restritiva de liberdade individual a 2 anos, em setença transitada em julgada, conforme determina o Estatuto dos Militares (Lei 6880)”, diz a nota enviada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Juristas consultados pela reportagem dizem que não há nenhuma irregularidade no fato de o militar continuar recebendo renumeração, mesmo que ele esteja afastado da função por razões óbvias.

– Antes do trânsito em julgado, nenhuma condenação ou pena pode ser antecipada. É uma norma constitucional e processual, que faz parte do nosso cenário jurídico. É a garantia do princípio da presunção de inocência – diz o advogado criminalista Daniel Gerber.

Conforme o Código Penal, a senteça proferida no exterior ainda precisa ser confirmada em outro julgamento no Brasil, o que não aconteceu ainda no caso do sargento Rodrigues.

Defesa do militar não foi localizada

Ainda em nota, a FAB fez questão de reiterar que o Inquérito Policial-Militar aberto contra ele foi “concluído dentro do prazo” e que a ação penal ainda está “em curso”. “A Força Aérea Brasileira reitera que atua para coibir irregularidades e que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão Institucional”, diz o texto.

Na última quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal em um desdobramento da Operação Quinta Coluna, que foi instaurada após a prisão do sargento da Aeronáutica. Os investigadores apuram a existência de um esquema de tráfico internacional de drogas que cooptava militares para fazer o translado à Europa.

Preço do arroz já caiu 8%, mas café, frango e açúcar não param de subir; saiba motivo

Inflação dos alimentos no supermercado está ainda em 15%, mas agora com novos vilões
Depois de uma explosão no ano passado, as altas nos preços dos supermercados chegaram a esboçar um alívio nos primeiros meses deste ano – mas durou pouco.

Tão logo produtos que subiram muito em 2021, como o arroz e o óleo de soja, começaram a ensaiar alguma queda nos preços, outros já começaram a subir, e o resultado é que encher o carrinho continua difícil do mesmo jeito. Os “vilões” da carteira apenas mudaram de lugar.

Entre algumas das maiores altas deste ano, estão o café, que já está 22% mais caro desde janeiro, e o açúcar, que subiu 33%.

A margarina já subiu 21%, o frango 20% e, as carnes, na média, 10% – sendo que o patinho subiu 14%, o filé mignon 15% e, o acém, quase 16%.

O preço do arroz, que saltou 76% no ano passado, caiu 8% desde o começo deste ano. O óleo de soja, que avançou nada menos do que 103% em 2020, agora estacionou, e sobe só 0,2% em 2021.

Como as freadas, de longe, não compensam toda a alta, comprar os dois ainda continua bem mais caro que no ano passado: o arroz ainda custa 23% mais que um ano atrás e, o óleo, 51%.

Os dados são da prévia de setembro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta geral no mês, de 1,14%, foi a maior para um mês de setembro desde que a hiperinflação acabou no país, em 1994. Em 12 meses, a inflação subiu para 10%. Considerados só os alimentos nos supermercados, a alta em um ano é de 15,5%.

Seca também atingiu lavouras
Se, no caso do arroz e do óleo (que vem da soja), a culpa dos aumentos tinha sido das exportações, que subiram muito rápido no ano passado, tudo o que está subindo agora é vítima das faltas de chuvas – as mesmas que secaram as principais hidrelétricas do país e fizeram o preço da conta de luz disparar.

“Os alimentos que estão subindo de preço têm a ver com a crise hídrica”, explica o economista André Braz, coordenador de inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

“A seca atacou especialmente as lavouras de cana-de-açúcar, de café e de milho, e esses três itens explicam boa parte da aceleração nos alimentos que estamos vendo.”

Não à toa, a maior entre os quase 280 itens que o IBGE acompanha para calcular a inflação do país é o etanol, que sobe 4,6% só em setembro e 57% em um ano. O combustível compete com o açúcar pela cana plantada e sofre também pela mesma quebra de safra.

O milho, por sua vez, que também viu as plantações afetadas, é a base da ração e principal custo das criações de frangos – o que explica também os aumentos nessa ala.

“Tanto a soja quanto o arroz não sofreram tanto com a seca porque eles têm ciclos mais longos, e os grãos estavam em uma fase que já não ficavam tão prejudicados”, explica Braz.

De volta aos palcos, Orquestra Sinfônica do RN se apresenta no anfiteatro do Papódromo

Com realização da Fundação José Augusto, evento tem entrada gratuita, estilo soft opening e segue normas de biossegurança
O mês de setembro inspira recomeços para os potiguares apreciadores da música de concerto. Após mais de um ano com apresentações virtuais, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico, retorna aos palcos no dia 26 de setembro, às 17h, sob a regência do maestro Linus Lerner, no anfiteatro do Espaço Cultural João Paulo II- Papódromo, com realização da Fundação José Augusto-FJA. Este será o primeiro evento após a reforma do local, que possui palco, camarim, salas de ensaio, camarote, arquibancadas, banheiros e estacionamento.

A retomada acontece no estilo Soft Opening, ou seja, de maneira controlada e restrita, para garantir a devida segurança requerida pela situação atual. O evento segue as normas de biossegurança, e tem entrada gratuita mediante cadastro pelo Sympla, a partir das 9h do dia 23 (quinta-feira). Os ingressos são limitados (300 unidades).

“Após o mais crítico período da pandemia, a nossa querida Orquestra reencontra presencialmente o grande público através de um concerto especial, que entrega o histórico Papódromo para a sociedade potiguar, mais um espaço resgatado pelo Governo do Estado para abrigar as produções artístico-culturais do RN”, declara o diretor geral da FJA, Crispiniano Neto.

“A vida pulsa ao vivo. Retomar o encontro com o público é reintegrar a missão mais importante da OSRN: levar a música de concerto ao vivo e, presencialmente, para a população do RN”, expressa Tatiane Fernandes, diretora de produção da Orquestra. E, sem dúvida, um momento de expectativas também para o maestro: “Foi um ano e meio de grandes projetos online, pioneirismo de nossa parte no Brasil e, até mesmo, no mundo. Estou muito contente de poder estar de volta e em um novo espaço cultural, com novo palco”, comemora Linus.

No repertório, grandes obras orquestrais. “Escolhemos músicas que mostrem o poder da orquestra tocando de forma presencial novamente, algo que não fazíamos desde o início da pandemia, devido a impossibilidade de nos reunirmos. E também que nos trazem alguma mensagem, a exemplo da música de abertura “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi. Se alinharmos ao momento atual, remete a reflexão do destino que nos leva às coisas que não controlamos, como a pandemia. E, além disso, pela comemoração dos 180 anos de nascimento de Antonín Dvorák, com a “Sinfonia do Novo Mundo”, representando, aqui, um ‘novo mundo’ que esperamos pós-pandemia”, revela Linus Lerner e acrescenta “podem aguardar música brasileira também”.

Além dessas, estão na programação George Bizet, com a ópera Carmem Suite 1 & 2 (1875); Jules Massenet, em Meditação de Thais (1894), a ser executada pelo solista da OSRN, André Kolodiuk; Batuque (1891), de Alberto Nepomuceno, considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira e um dos primeiros a empregar elementos do nosso folclore em suas composições; West Side Story Selections (1957), de Leonard Bernstein, inspirada na obra de Romeu e Julieta; Dança Eslava (1878), de Antonín Dvorák e, uma das maiores músicas brasileiras, a bossa nova Garota de Ipanema (1962), composta por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinícius de Moraes.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. A temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão; Apoio G7 Comunicação. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.

Serviço:

Movimento Sinfônico 2021 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

RETOMADA

Quando: 26 de setembro (domingo)
Onde: Papódromo (no dia do evento, o acesso ao local será pelo portão principal do Centro Administrativo, na BR-101)
Horário: 17h

Ingressos: O público pode reservar ingresso gratuito através do Sympla, a partir das 9h de quinta-feira (23). Será permitido um por CPF.

No dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do voucher e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local e aconselhável levar o seu próprio álcool em gel.

Natal pode sediar partida suspensa entre Brasil e Argentina

A cidade de Natal pode sediar a partida entre Brasil e Argentina, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar 2022. A informação é da Federação Norteriograndense de Futebol (FNF), que disse que a CBF enviou um comunicado à entidade potiguar sobre a possibilidade. 
"A CBF enviou comunicado à FNF informando sobre a possibilidade de realização da partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Natal, caso a FIFA decida remarcar o jogo, interrompido pela Anvisa no último dia 6 de setembro", disse a FNF em comunicado oficial. 

Caso aconteça, seria a segunda vez que a Seleção Brasileira jogaria na Arena das Dunas, em Natal, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. A última vez aconteceu em outubro de 2016, na partida entre Brasil x Bolívia. A Seleção Canarinho venceu por 5 a 0, no que foi um dos maiores públicos da Arena das Dunas.

A partida entre Brasil x Argentina, no último dia 06 de setembro, foi suspensa pela Conmebol após uma paralisação com 5 minutos de jogo, quando agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal interromperam o jogo para pedir a saída de quatro jogadores argentinos, que não teriam respeitado quarentena sanitária, uma vez que estavam vindo da Inglaterra. A partida, que estava 0x0, foi suspensa e ainda não foi remarcada pela Conmebol.

Pandemia eleva preço do ingresso

A pandemia de coronavírus está sendo controlada, mas passou a provocar um efeito sensível para os clubes e que está se refletindo no valor dos ingressos para os jogos. O torcedor que passou 18 meses afastado das praças esportivas potiguares, terá de gastar mais para acompanhar as partidas do seu clube. O primeiro grande exemplo desse novo tempo será o confronto entre América x Moto Club-MA, pela terceira fase da Série D, onde os valores cobrados para o setor Premium é de R$ 200 e para o setor leste inferior será de R$ 100. Os valores terão desconto de 50% para idosos, estudantes e o torcedor que apresentar um bilhete do próximo sorteio da Timemania, tendo o Alvirrubro como clube de coração.
Funcionários iniciaram o trabalho de interdição das cadeiras que não poderão ser usadas na Arena


O diretor de marketing do América, Antônio Neto, reconhece que o custo do futebol aumentou muito para os torcedores, mas destaca que como o aparato de controle exigido vai passar para o borderô da partida, não há como o América não repassar esses custos para os ingressos. Na temporada de 2019, o torcedor chegou a pagar R$ 15 reais para os jogos do Brasileirão.

“O futebol está tendo de se adaptar aos novos tempos depois dessa pandemia. As exigências de segurança para abrir o estádio para o público passaram a ser grandes demais e isso acaba se refletindo no valor dos ingressos. De nossa parte, estamos fazendo o máximo para deixar os valores num preço acessível, só que não temos como arcar com os aumentos de gastos sozinhos. Isso não é só aqui, está ocorrendo em todas as praças que foram reabertas para o público, os únicos que estarão livres dessa majoração no preços dos ingressos serão os sócios e os sócios torcedores do América, que possuem o direito ao livre acesso e por portões exclusivos”, afirmou Neto.

   Com apenas um terço da arena liberada para o público, o trabalho de isolamento dos locais que não poderão ser comercializados já iniciou. Apesar de todo o aparato de segurança montado, para que nada fuja, o presidente do América, Ricardo Valério, pede a colaboração do torcedor, uma vez que a partida na Arena das Dunas será uma das primeiras abertas ao público, após a liberação da CBF e haverá um foco muito grande na praça esportiva, que já abrigou jogos da seleção brasileira e da Copa do Mundo.

“Todos já estão habituados a conviver dentro das normas de segurança para evitar a propagação da convid, então solicito ao nosso torcedor para cumprir todas essas normas dentro da Arena das Dunas. Não será permitido a ninguém ficar sem a máscara e muito menos a realização de qualquer tipo de aglomeração. Essa partida tem de servir de exemplo para que as autoridades não voltem a encarar o futebol como uma atividade de risco. A espera já foi muito longa e precisamos contar com o apoio de todos”, destacou Ricardo Valério.

O gerente de operações da Arena das Dunas, Matheus Gurgel, explicou que o esquema montado para que não haja uma aglomeração grande pessoas no entorno da praça esportiva, será semelhante ao da Copa do Mundo, só terão acesso à área aqueles que estiverem munidos do ingresso nominal com o documento de identificação.  

“Temos uma preocupação grande com a questão da aglomeração, sabemos que o torcedor é habituado a chegar em cima da hora do espetáculo e pedimos que ele antecipe um pouco essa chegada. Os portões estarão abertos duas horas antes da partida e quero lembrar que haverá um grande serviço de checagem. Poderemos vencer um total de 9.437 ingressos, mas optamos por só abrir a venda de um setor, quando a do anterior já estiver esgotada. Todos os portões desses setores liberados estarão abertos para que o torcedor tenha acesso as arquibancadas”, destacou.

Não será permitido o acesso de crianças menores de 12 anos, bem como a venda direta de bebidas nos bares. Pensando em evitar aglomerações, os locatários poderão disponibilizar equipes de vendedores ambulantes para atender ao público. O piso dos banheiros será sinalizado indicando a distância mínima entre os usuários, assim como o das filas nas catracas de acesso a Arena das Dunas. O torcedor poderá ter acesso a praça esportiva até o final do primeiro tempo da partida entre América x Moto Club.

“Nós estamos imaginando que a troca do voucher pelos ingressos seja realizada até o final do expediente do sábado para que domingo não exista nem sinais de torcedores atrasados nessa área externa da Arena das Dunas. Não podemos ter fluxo dessa demanda no dia do jogo. É importante salientar que o pessoal chegue cedo, pois vai ocorrer esse contato com a segurança antes da liberação do acesso”, frisou Antônio Neto.

Seca grave aumenta e atinge 52% da área do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte teve um agravamento da seca com o aumento significativo da área com seca grave, que subiu de 38% para 52% do estado, entre o mês de julho e agosto. O percentual atingido coloca o território potiguar com a pior condição dentre os estados nordestinos. Os dados são do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Esta é a maior área com seca grave no Rio Grande do Norte desde setembro de 2018, quando o índice chegou a 54% do território. Além disso, a condição verificada em agosto foi a mais severa no estado desde janeiro de 2019, quando 12% do RN passaram por seca extrema. 

Desde dezembro do ano passado, toda a área do estado registra algum nível seca.

Nordeste

Dos nove estados nordestinos, cinco estão com toda a área comprometida pela seca. Por severidade, o Sergipe (31,82%) vem depois do Rio Grande do Norte no referencial de área de seca considerada grave.

Evolução da seca na região Nordeste, entre os meses de julho e agosto


Os quatro estados que têm áreas sem seca são Alagoas (43,54%), Maranhão (30,17%), Piauí (14,89%) e Pernambuco (12,49%).

Monitor de Secas

O Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos sãoÁrea dos estados analisados atingida pela seca em agosto


Com uma presença cada vez mais nacional, o Monitor abrange as cinco regiões do Brasil, o que inclui os nove estados do Nordeste, os três do Sul, os quatro do Sudeste, os três do Centro-Oeste com o Distrito Federal, além de Tocantins. O processo de expansão continuará até alcançar todas as 27 unidades da Federação.

A metodologia, em operação desde 2014, foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região. de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

Área dos estados analisados atingida pela seca em agosto


Com uma presença cada vez mais nacional, o Monitor abrange as cinco regiões do Brasil, o que inclui os nove estados do Nordeste, os três do Sul, os quatro do Sudeste, os três do Centro-Oeste com o Distrito Federal, além de Tocantins. O processo de expansão continuará até alcançar todas as 27 unidades da Federação.

A metodologia, em operação desde 2014, foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno  ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região.

sábado, 18 de setembro de 2021

ARROMBAMENTO

Casas Bahia no centro de Parnamirim/RN
É alvo de bandidos na madrugada de sábado 
hoje por volta das 02:00 hrs no centro de Parnamirim 
A casas Bahia foi alvo de bandidos na madrugada deste sábado.
Até agora não se sabe o valor do prejuízo
Policiais estão no local para fazer o procedimento de investigação.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Festa do Boi retoma público e abre edital para expositores e colaboradores; é preciso apresentar comprovante de vacinação

O maior evento agropecuário e de agronegócio do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi, voltará a ocorrer presencialmente em 2021. No ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, a festa ocorreu de maneira remota, pela Internet. Em 2021, o evento será realizado entre os dias 13 e 20 de novembro, e o edital da 59ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, com orientações para criadores, expositores e visitantes, foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (11).

A festa será realizada no tradicional Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, e é organizado por Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE); Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn); e Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc).
De acordo com o edital, o protocolo sanitário para expositores e colaboradores (fixos e temporários) da Festa do Boi 2021 estabelece a obrigatoriedade da apresentação de um comprovante de vacinação contra o coronavírus logo na contratação dos espaços, e também recomenda o incentivo a pagamentos no formato online, intervalo entre visitantes para higienização dos locais, disponibilização de álcool em gel, traçar fluxos de entrada e saída para evitar cruzamento de pessoas e aglomerações.

Já para os visitantes, a orientação é o uso obrigatório de máscaras cobrindo boca e nariz, higiene constante das mãos e distanciamento de um metro em locais abertos e fechado.

Confira o edital completo clicando NESTE LINK.

Carreta tomba e pista de acesso ao Aeroporto de Natal fica parcialmente interditada

Motorista conta que perdeu o controle da carreta na rotatória e o veículo tombou. Área foi parcialmente isolada até que a carga seja retirada.

Uma carreta carregada de pedaços de madeira tombou, na manhã desta sexta-feira (17), na rotatória da pista que dá acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

O veículo saiu de Serra Caiada com destino a uma fábrica no complexo industrial próximo ao Aeroporto.

De acordo com o motorista, que viajava sozinho, ele perdeu o controle da carreta na rotatória e o veículo tombou.

O homem ficou com ferimentos leves no braço, causados pelo vidro da janela do motorista, que ficou virado para o chão e quebrou. Ele conseguiu sair pela janela do passageiro e passa bem.
Uma cerragem foi colocada na pista para evitar que o óleo derramado se espalhasse.

A área foi isolada até que a carga seja retirada. Dos dois lados da pista, as faixas próximas ao canteiro central foram interditadas. O acesso está liberado pelas faixas próximas ao acostamento.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Natal regulamenta venda de passeios turísticos na orla de Ponta Negra

A Prefeitura do Natal publicou, nesta quinta-feira (16), um decreto regulamentando a atuação na praia de Ponta Negra de vendedores de passeios turísticos. O Município vai emitir liberações para uso temporário de espaços na orla, mas vedou a venda de forma itinerante.
Normas valem para faixa de areia e calçadão

Segundo a Prefeitura do Natal, o decreto foi publicado devido à a necessidade de disciplinar a autorização para ocupação de áreas públicas situadas na orla marítima de Ponta Negra para comercialização dos serviços de passeio e atividades turísticas, e também a necessidade de combater as infrações ambientais e urbanísticas decorrentes de atividades irregulares, principalmente na faixa de areia e calçadões da orla de Ponta Negra.

Pelo decreto, a venda de passeios e atividades turísticas somente pode ocorrer em área pública quando houver autorização prévia para a ocupação do local. Haverá a necessidade do pagamento de taxa de licença de ocupação de área com bens móveis ou imóveis. A norma, contudo, proíbe a prestação dos serviços de comercialização de passeios em área pública de forma itinerante e em local diferente do que tiver a autorização emitida.

Segundo a Prefeitura do Natal, a autorização da ocupação pública deverá ser estabelecida de forma que garanta a livre circulação de pedestres nas calçadas, assim como também não pode atrapalhar fluxo em ciclovias e faixas de estacionamento ou destinadas a embarque de passageiros, carga e descarga de mercadorias. Também está proibida a ocupação de acesso a escadas e rampas. 

A autorização para ocupação de área pública a título precário deve, ainda, cumprir normas com relação ao espaço, que não pode ultrapassar 6m², com a estrutura utilizando materiais de fácil remoção. A montagem da estrutura autorizada deve ocorrer, diariamente, no horário das 7h e desmontagem, no horário das 17h.

Veja regras para conseguir a autorização aqui.

Governo aprova protocolo e libera Carnatal, mas impõe condições

O Carnatal tem sinal verde para ser realizado. A confirmação ocorreu durante reunião nesta quinta-feira (16), entre gestores da Secretaria Estadual de Saúde, e a decisão será anunciada detalhadamente na próxima semana. A realização da micareta, contudo, está condicionada ao cumprimento do protocolo aprovado e à manutenção do atual cenário epidemiológico no Rio Grande do Norte.
Carnatal teve protocolo aprovado e será realizado se condições epidemiológicas forem mantidas

Desde o fim de agosto, a Destaque Promoções, empresa que realiza o Carnatal, elaborou um protocolo para a realização da micareta, determinando normas desde o fluxo de pessoas até à obrigatoriedade de vacinação por parte dos participantes. 

O conjunto de regras estava sob análise da área de Saúde do Governo do Estado, que decidiu que vai autorizar a realização da festa. Porém, outras condições foram exigidas pelo Executivo - e atendidas pela empresa organizadora.

Para a realização do Carnatal, será necessário que o cenário epidemiológico no Rio Grande do Norte esteja igual ou melhor do que o atual. Assim, caso ocorra uma nova onda de casos da covid-19 e os hospitais voltem a ficar cheios, a festa será suspensa. Além disso, somente pessoas vacinadas com as duas doses poderão participar da micareta e será obrigatória a realização de um evento teste ainda no mês de outubro.

"Na avaliação que temos é que, permanecendo as condições atuais (pandemia), estamos autorizando o evento. A autorização vai ser condicional à evolução do cenário epidemiológico e deixamos isso claro. Também será obrigatória a confirmação de vacinação com duas doses (quando o imunizante não for de dose única) e cumprimento de protocolos de segurança para os grandes eventos", explicou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia. 

Sobre o evento teste, ainda não há a confirmação sobre a data exata. Segundo Cipriano Maia, ainda vai ser acordado entre Sesap e a empresa quais os moldes do teste, que será em proporções menores.

A autorização para realização do Carnatal confirma o que está previsto no mais recente decreto estadual que trata sobre os eventos de massa no Rio Grande do Norte, com a liberação total prevista para este mês, mas mediante autorização da Sesap para grandes eventos de massa. 

Organização

A expectativa da Destaque Promoções era de que a resposta fosse dada até o dia 20 de setembro para que houvesse tempo suficiente para o lançamento e organização da micareta. Já há as datas confirmadas com os artistas para os blocos do Carnatal, que vai ocorrer entre os dias 9 e 12 de dezembro, caso o cenário epidemiológico não piore.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Condomínio "Nelson monteiro" pede SOCORRO! Com falta de água Constante.

Moradores de nova esperança Que residem no "Condomínio Nelson monteiro" bairro Nova esperança em Parnamirim RN.
Já não aguenta mais com falta de água Constante,
É muito ruim acordar sem uma gota de água para fazer nosso cafezinho, tomarmos banho,escovar os dentes
Nós que temos crianças e idosos sofremos muito 👉 Relata moradores do "CONDOMÍNIO NELSON MONTEIRO"
É culpa da CAERN OU CONDOMÍNIO ?

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Pescadores usam rio Pium após vazamento de material químico

Apesar do alerta das autoridades ambientais, alguns pescadores continuam usando o rio Pium, mesmo após o vazamento de  material químico decorrente de um acidente na Avenida Olavo Lacerda Montenegro. Eles afirmam que a pesca é a única fonte de renda e não podem parar. No sábado (4), uma carreta tombou nas proximidades do rio e a região teve de ser bloqueada para evitar contaminação por hidrossulfito de sódio.
Órgãos como o Igarn recomenderam que rio Pium não deve ser utilizado para pesca ou banho até fim de análises sobre impacto
Parte da substância química atingiu o Rio Pium. Amostras foram coletadas para análise, mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou à TRIBUNA DO NORTE que ainda não há uma data para que a avaliação sobre as possíveis consequências ao manancial seja concluída.

Enquanto o resultado das amostras coletadas não fica pronto, pescadores da Colônia de Pium, na Grande Natal, se dividem entre deixar de lado a atividade que garante o sustento das próprias famílias, ou se se arriscar e entrar no rio, mesmo com as incertezas sobre como está a qualidade da água.

Nessa quarta-feira (8), a TN esteve no local, mas não encontrou ninguém em atividade. Moradores da Colônia informaram à reportagem que a maioria dos pescadores utiliza a área apenas para trabalhar, mas não vive por ali. As informações dão conta, no entanto, de que alguns pescadores mantiveram o acesso ao rio. 

Cecília Diomedes, de 19 anos, trabalha e mora na Colônia. Ela pesca desde a infância. Com medo das consequências, a jovem contou que tinha evitado o rio desde o sábado, quando aconteceu o vazamento de material químico, mas que pretendia retomar a pesca ainda na quarta-feira.

“Estou sem pescar desde que o acidente aconteceu. Ficar esses dias sem o rio é péssimo, porque, como eu pesco para comer, tive que comprar outro tipo de alimento para substituir o peixe”, descreve. Cecília tem uma filha pequena e conta apenas com o Bolsa Família como fonte de renda.

“A pesca é importante, porque é o meu único sustento. Tenho o Bolsa Família, mas divido o dinheiro com minha mãe, que mora comigo e tenho que sustentar minha filha também”, desabafa. O primo de Cecília, o estudante José Jardson, de 16 anos, costuma acompanhá-la na atividade da pesca.

Ele conta que entrou no Rio Pium na terça-feira (7), contrariando as recomendações dos órgãos ambientais, que pediram para que as pessoas evitassem o manancial. “Me arrisquei, mas peguei seis peixes e trouxe para minha prima. Quase tudo que eu pego, eu divido com ela, para ajudá-la”, disse José Jardson.

Cecília admitiu que estava receosa quanto ao consumo do peixe e revelou que pretender retornar logo ao rio para pescar. “Talvez eu volte à pesca hoje ainda [na quarta-feira], porque [ficar sem pescar] está fazendo muita falta em casa”, confessou Cecília.

Acidente
No sábado, uma carreta tombou na Avenida Olavo Lacerda Montenegro, nas proximidades do bairro Liberdade, em Parnamirim. O veículo estava carregado de material químico, especialmente hidrossulfito de sódio. A via ficou interditada até a terça-feira (7).

Parte da substância química foi despejada no Rio Pium. O Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) informou, na ocasião, que iria tomar as medidas necessárias caso seja comprovada a existência de crime ambiental. A TRIBUNA DO NORTE procurou o órgão para atualizar as informações sobre o caso, mas não houve respostas.

A reportagem também fez contato com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) para que comentassem como andam as análise em relação às amostras coletadas no Rio Pium. Ana Catarina, analista técnica do Idema, acompanhou as primeiras coletas, realizadas na noite do sábado, dia do acidente, e também no domingo, data seguinte ao vazamento. Segundo ela, as análises ainda não foram concluídas. 

“Alguns parâmetros já foram obtidos, mas nós ainda não podemos revelar, porque temos que concluir as análises das amostras como um todo”, disse. As avaliações estão a cargo do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPRAR), da UFRN. 

“Parâmetros como Ph da água são imediatos, mas outros demoram um pouco mais. Então, nesse momento, nós estamos no aguardo de todas as análises. É preciso avaliar o conjunto”, reforçou a analista do Idema. O Igarn explicou que também aguarda o resultado das coletas. A expectativa, segundo o órgão, é que até a próxima semana, todas as amostras tenham sido avaliadas.

Ana Catarina, do Idema, explicou que o prazo é necessário para que um novo material seja coletado e avaliado. “Isso é comum para que tenhamos um panorama depois de alguns dias, porque o material que cai no rio se dilui, tendo em vista que é um manancial corrente. É preciso levar esse fator em conta”, explicou. 

Até que os resultados sejam divulgados, a orientação, segundo o Igarn, é que as pessoas não utilizem o rio. “A recomendação é esperar as avaliações das amostras coletadas”, informou o órgão.

Estrela de 'Nas Garras da Patrulha', humorista Djacir Oliveira morre aos 81 anos

Ele estava internado em Fortaleza
O humorista Djacir Oliveira, ícone do programa "Nas Garras da Patrulha", faleceu aos 81 anos na noite desta quarta-feira (8) por insuficiência respiratória aguda, consequência da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Gênesis, em Fortaleza.

Djacir estava no Sistema Verdes Mares desde 1989. Era inspiração às novas gerações do programa, que, neste ano, completou 20 anos no ar no Sistema Verdes Mares. "Nós temos ele como uma referência", avaliou Cléber Fernandes sobre o profissional, o único que remanescia desde a primeira geração do programa.

A ex-cunhada e amiga do humorista, Lourdes Leite, lamentou a perda. "Ele era um amigo maravilhoso. É muito difícil perder um amigo como ele, que é uma raridade", disse. 

"Ele foi um grande amigo para mim e meus filhos, sobrinhos dele. Todos o amavam muito pelo grande tio que ele foi", completou. 
 
Ícone do humor cearense, programa "Nas Garras da Patrulha" completa 20 anos de sucesso na TV
SISTEMA VERDES MARES LAMENTA A PERDA DE DJACIR
Em nota, o Sistema Verdes Mares (SVM) lembrou que Antônio Djacir estava há mais de 32 anos na empresa, desempenhando suas atividades com comprometimento nos veículos de comunicação do SVM.

"Seu trabalho e empenho serão sempre lembrados por seus colegas e líderes, a quem prestamos nossas condolências", diz nota. "À família do Antônio Djacir, nossos sentimentos. Que possamos, com o passar dos dias, ressignificar a dor, transformando-a em boas lembranças", completou. 

O SVM destacou que "estamos todos juntos nesse momento, e é também juntos que vamos superar essa grande perda e zelar pela memória de Antônio Djacir, que torna ainda mais singular o sentido das nossas vidas".  

"NAS GARRAS DA PATRULHA"
Existente desde 1987, o programa trouxe, além de Djacir Oliveira, profissionais como Paulo Lélis, Tom Cavalcante, Marcos Belmino, Will Ferrari, Wilson Aguiar, Glice Sales e muitos outros, que, juntos, realizaram a façanha de levar a atração a um reconhecimento nacional.

O humorístico tem, ao longo de sua jornada, extensa lista de personagens, com pelo menos 170 distintos. Entre eles, há Tabosa, Tizil, Danduska, Elenilson Júnior, Fresquin, Froxilda Fofolete e Sinira Beiçuda, esta interpretada por Djacir.

Em monografia do curso de Jornalismo da Faculdade Cearense (FAC), o jornalista Antonio Rhodinelles destacou a identificação popular promovida pela atração, que fornece ao público "imagens de personalidades do imaginário local". 

"Sua linguagem se apresenta de forma a criar essa identificação com seu público, que possuem esse jeito cearense de falar, tão diferente, e motivo de orgulho de muitos cearenses que adotaram, gírias, expressões e palavras", considera o autor do estudo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Criminosos morrem após troca de tiros com a Polícia Militar na zona Norte de Natal

Dois suspeitos foram mortos na tarde desta quinta-feira (8) após trocar tiros com a Polícia Militar nas imediações da avenida Moema Tinoco, na zona Norte de Natal. Os homens foram socorridos, levados ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiram.
O caso foi registrado por volta das 14h. Dois homens em atitude suspeita foram acompanhados taticamente por uma viatura da Polícia Militar após atitude suspeita. Quando chegaram a uma rua nas proximidades da avenida Moema Tinoco, teve início uma troca de tiros entre os suspeitos e a PM, quando os homens que estavam sendo acompanhados pelos militares foram atingidos. 

Os suspeitos foram socorridos em seguida e levados ao Hospital Santa Catarina, também na zona Norte de Natal. No entanto, eles não resistiram aos ferimentos e morreram em seguida. Não há confirmação da identidade da dupla. O caso será investigado pela Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil. 

Aplicativo de viagens para ônibus chega ao Rio Grande do Norte

A plataforma de viagens de ônibus Buser chegou ao Rio Grande do Norte neste mês de setembro. A startup vai operar 16 pares de cidades em território potiguar. A expectativa é transportar mais de 70 mil passageiros transportados em 2022. O lançamento faz parte de um grande plano de expansão da Buser no Nordeste. Como parte da estratégia para conquistar esse novo mercado, a plataforma distribuirá cupons nas redes sociais, site e aplicativo, com direito à primeira viagem grátis. 
Em média, as viagens pela plataforma custam 60% do valor em relação a outras empresas, chegando a custar até a metade do valor cobrado por empresas regulares. O preço da viagem Natal - João Pessoa (PB), por exemplo, é de R$ 35,90, enquanto nas viações tradicionais não custa menos de R$ 55,00. Já o trecho Fortaleza (CE) - Mossoró (RN) sai por R$ 29,90 na Buser, mas custa o dobro (R$ 60,00) em empresas do mesmo setor.

A capital potiguar é um dos destinos mais procurados por quem mora na região. “Natal tem excelentes atrações turísticas, como a Praia de Ponta Negra. Pensando nisso, disponibilizamos diversas rotas ligando cidades do Nordeste à capital, mas também conectando Açu e Mossoró com todo conforto, segurança e preço baixo que só a Buser oferece”, destaca Zanetti.

As saídas serão diárias, a partir de pontos de embarque e desembarque estruturados para a operação, fora das rodoviárias (confira a lista completa das rotas Buser em território potiguar no fim do texto).

Menos “pinga-pinga” e mais segurança
Um dos diferenciais da Buser será a oferta de rotas mais expressas na região. Na prática, isso quer dizer que as viagens terão menos “pinga-pinga”. Nas grandes viações com frota própria que operam no Nordeste, a média é de 9 paradas por viagem, chegando, em alguns casos, a 14 paradas. Na Buser, essa média cairá para menos de 3 paradas por viagem, chegando a conectar até 5 cidades no máximo, em algumas rotas.

Outro destaque da plataforma é o uso da tecnologia para ajudar a tornar as viagens de ônibus mais seguras. Todos os ônibus parceiros da Buser contarão com o sistema de telemetria, ferramenta que permite o controle da velocidade em tempo real. Caso o motorista ultrapasse 90 km/h, é ativado um aviso sonoro no veículo para alertá-lo, e a Buser aplica uma multa à empresa dona do ônibus. A telemetria ajuda a evitar acidentes e a identificar alguma falha mecânica na viagem, exemplo: se o veículo quebrou, se chegou ou se saiu com atraso. A plataforma também está instalando nos veículos câmera com sensor de fadiga, um equipamento que usa tecnologia de ponta no segmento de viagens de ônibus, capaz de detectar níveis de cansaço e desatenção aos motoristas.

Como funciona?
A Buser nasceu em 2017 como uma plataforma digital que promove o fretamento colaborativo de ônibus. Na prática, ela junta um grupo de pessoas que divide o valor do fretamento de uma viagem, o que barateia os preços aos passageiros. É a startup quem promove essa conexão, se aliando a empresas pequenas e médias de ônibus, que dispõem de todas as licenças necessárias e fazem o recolhimento de tributos em dia, o que gera importante receita aos cofres públicos. Todos os veículos são regularizados, novos e modernos.

Para o usuário, a experiência é bem parecida com o de um site de compra de passagens, mas ao invés de adquirir o bilhete, o passageiro faz a reserva e aguarda a confirmação da viagem. Tudo é feito pelo aplicativo ou site da Buser. No momento da reserva aparecem todos os detalhes referentes ao embarque, que acontecem em pontos mantidos pela plataforma fora das rodoviárias.

Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.

Rotas no Rio Grande do Norte
Açu (RN) - Fortaleza (CE)
Fortaleza (CE) - Açu (RN)
Fortaleza (CE) - Mossoró (RN)
Fortaleza (CE) - Natal (RN)
João Pessoa (PB) - Mossoró (RN)
João Pessoa (PB) - Natal (RN)
Maceió (AL) - Natal (RN)
Mossoró (RN) - Fortaleza (CE)
Mossoró (RN) - João Pessoa (PB)
Mossoró (RN) - Recife (PE)
Natal (RN) - Fortaleza (CE)
Natal (RN) - João Pessoa (PB)
Natal (RN) - Maceió (AL)
Natal (RN) - Recife (PE)
Recife (PE) - Mossoró (RN)
Recife (PE) - Natal (RN)

Iniciada obras de nova linha de VLT em Natal, que terá a maior malha do Nordeste

A Região Metropolitana de Natal começou a ter obras de uma nova linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, a chamada Linha Rocha, que será operada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e ligar Natal a São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

O novo eixo terá 4,2 quilômetros de via e três novas estações e deverá beneficiar cerca de 2 mil novos passageiros, com investimentos de R$ 14,8 milhões.

“Ao fim desta obra, superaremos o próprio recorde de maior sistema ferroviário operado pela CBTU no Nordeste, conquistado com a expansão da Linha Sul, que totalizará 80 km de via até Nísia Floresta. Com mais esta obra da Linha Roxa, passaremos a ter 84 km de via férrea ativa no estado”, disse o superintendente da CBTU Natal, Leonardo Diniz.

Segundo a CBTU, antes do início das obras das linhas Roxa e Branca, a região metropolitana contava com 56 km de linhas, atendendo 4 municípios da Grande Natal.

Morre Dudu Braga aos 52 anos após luta contra o câncer

Filho de Roberto Carlos lutava contra um câncer no peritônio desde setembro do ano passado

Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morreu nesta quarta-feira (8) após uma batalha contra o câncer. Ele enfrentava um câncer no peritônio (membrana que envolve a parede abdominal), desde setembro do ano passado. A morte foi confirmada por fontes de Quem. O radialista e produtor deixa a mulher Valeska, com quem era casado há 17 anos e tinha Laura, de 5 anos, e os filhos Giovanna, de 22 anos, e Gianpietro, de 17 anos, frutos de um relacionamento anterior. 

sábado, 4 de setembro de 2021

Feriadão da independência: confira o que abre e fecha em Natal

Na próxima terça-feira (7), será celebrado o Dia da Independência do Brasil, feriado nacional. Por conta disso, grande parte dos serviços públicos ficarão fechados. A TRIBUNA DO NORTE detalhou o funcionamento do comércio, serviços, e outros setores da sociedade durante o feriado prolongado. 
Em relação ao comércio, só haverá ajuste durante a terça-feira, data propriamente dita do feriado. Na segunda-feira, diferente das repartições públicas que decretaram ponto facultativo, a abertura do comércio não terá nenhuma alteração. Na terça, os principais centros de rua como Alecrim e Centro da cidade, por exemplo, estarão fechados.

Apesar do serviço público municipal e estadual decretarem pontos facultativos, a vacinação na capital potiguar só será interrompida no domingo. No sábado, os drives funcionam regularmente. Na segunda e terça (6 e 7) apenas os drives do Via Direta e o Nélio Dias estarão disponíveis. Qualquer pessoa com 18 anos e mais, além dos públicos prioritários contemplados anteriormente estão aptas a receber a primeira dose. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacinação.

O Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi estarão funcionando regularmente, de acordo com comunicado do Idema. Bancos estarão fechados e os supermercados (grandes redes) seguem abertos das 7h às 22h. A partir desta sexta-feira (3), a capital potiguar já pode ter festas para até 800 pessoas, ocupando 100% da capacidade dos estabelecimentos.
Supermercados terão horário de funcionamento normal no feriadão
Supermercados terão horário de funcionamento normal no feriadão


Confira o servição do final de semana:

Comércio (7 de setembro):*
Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado
Zona Norte: Fechado
* Dia 6 com funcionamento NORMAL

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 11h00 às 21h00.
Demais lojas: abertura entre 12h00 e 15h00.
Encerramento entre 20h00 e 21h00.

Natal Shopping
Lojas, quiosques e restaurantes na praça de alimentação funcionam das 11h às 21h.
Cinema segue conforme a programação de exibição. 
Academia BodyTech permanece aberta das 9h às 13h.

Praia Shopping
Praça de Alimentação das 11h até 21h.
Lojas e quiosques das 15h às 21h.
Cinemas Moviecom - consultar programação no site.

Shopping Cidade Jardim
Alimentação a partir das 11h.
Lojas e quiosques das 14h às 20h.

Shopping Via Direta
Abertura facultativa pelas lojas! 
Lojas vem pra mesa que é o boliche irá funcionar em horário normal! De 14 às 21h.

Partage Norte Shopping Natal
Carrefour: 07 às 21h.
Academia: 08 às 14h.
Cosern: Fechada.
Lojas e quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo a partir das 12h.
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h.
Cinema: Conforme sessões.

Supermercados
Funcionamento das grandes redes, das 07 às 22h.