O icônico Caterham Seven ficou famoso por conservar o conceito de esportivo compacto e muito leve o Lotus Seven. Esta nova versão, batizada de Seven 170, honra esse legado tão bem que é a mais leve da história.
A inspiração veio do lema “simplificar e adicionar leveza”, que guia os projetos desde que o Seven era feito pela Lotus, e também dos japoneses: Caterham foi comprada pela japonesa VT Holdings, que transformou o esportivo em um kei car. Essa é a designação de uma classe de carros vendida no Japão que segue regras de dimensões e tamanho de motor para ter vantagens tributárias.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
O Seven foi produzido pela Lotus de 1957 a 1972. Após o fim da produção, a Caterham comprou os direitos do modelo e passou a fabricá-lo Caterham
Isso significa que o Seven 170 precisou ficar 105 mm mais estreito do que qualquer outro modelo da família, tendo um total de 1,47 cm de largura. Outra restrição é o motor limitado a 660 cm³, o que foi resolvido por um motor turbo Suzuki de três cilindros, que produz 84 cv e 11,83 kgfm. São números pouco melhores que os de um 1.0 aspirado, mas a mágica toda está no peso.
O roadster tem apenas 440 kg, o que garante relação de potência/peso de 170 cv por tonelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário