RADIO WEB

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Governo amplia de 80 para 160 os leitos do Hospital Deoclécio Marques


O governador Robinson Faria assinou na manhã desta quarta-feira, 27, a ordem de serviço para as obras de ampliação do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Com investimento no valor de R$ 3 milhões, o Governo do RN vai dobrar o número de leitos, dos atuais 80 para 160. “O Hospital é referência em cirurgia ortopédica e agora estamos ampliando sua capacidade, o que vai torná-lo de grande porte para atender mais e melhor os norte-rio-grandenses”, afirmou Robinson Faria.
O Governo do RN também entregou hoje oito novos leitos de UTI e 10 leitos de retaguarda no Deoclécio Marques. “São salas novas com leitos e equipamentos instalados que já começam a atender a população de todo o Estado”, registrou o Governador. O Hospital também ganhou hoje  o serviço de psicologia, em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), para atender pacientes internados.
Dos 80 novos leitos 60 serão para enfermaria e 20 para retaguarda de setores como UTI, UTI semi-intensiva e salas cirúrgicas.
As obras de ampliação têm prazo para conclusão de 90 dias. O Hospital é referência em cirurgias de ortopedia, e os novos leitos servirão principalmente aos pacientes dessa especialidade. Também realiza cirurgias gerais atuando como porta aberta para o SAMU para pacientes de todo o estado.
NÚMEROS
O Deoclécio Marques realiza 20 cirurgias por dia, entre procedimentos de ortopedia e cirurgias de urgência e emergência, com traumas diversos por arma de fogo, armas brancas e acidentados diversos.
Realiza também cirurgias de abdômen, vesícula e apendicite, urológicas e atendimento clínico.
No último mês de maio, o hospital realizou 500 cirurgias.

Jovem de Natal faz campanha para conseguir cadeira de rodas nova: “Preciso urgentemente”

Dany Fortinelly usa cadeira que ganhou já usada e que não atende necessidades dela


“Preciso, urgentemente, trocar de cadeira [de rodas], pois a que estou não é adaptada para mim e está bastante danificada. Já não atende minhas necessidades e está me prejudicando”. As palavras são de Danyelly Fortinelly, 24 anos. Sobre a cara de 12? “Bom! Assim, quando tiver 40 terei cara de 20”, responde a jovem que sofre de distrofia muscular, e que faz campanha para comprar um novo equipamento de locomoção.
Dany, como é chamada pelos amigos e familiares, conta que nasceu saudável, mas no primeiro ano de vida começou a apresentar problemas de saúde. “Andei com dificuldade até os 13 anos. Aí parei de andar, e fiquei totalmente dependente”, disse.
Tendo se tornado cadeirante ainda pequena, o equipamento precisou ser adaptado à medida que a menina crescia. Há três anos usa uma cadeira de rodas que já havia sido utilizada por outra pessoa. “Eu usava outra só que quebrou e ganhei essa já usada, que não atendia as minhas necessidades, não tem as minhas medidas nem adaptações. Já tem peças soltas”, comenta.
Para a menina moradora do bairro de Nova Parnamirim, na Grande Natal, uma cadeira motorizada seria perfeita. “É ideal pra mim, com minhas medidas e adaptações”. Mas, como ela lembra, o equipamento “tem o custo muito elevado, uns R$ 20 mil”. E daí nasceu a ideia da campanha iniciada há um mês.
Dany usa as redes sociais para divulgar a campanha. Os posts estão alternados entre as postagens do cotidiano de uma jovem de vida intensa, que adora maquiagem e poses para fotos que, quase sempre, têm a natureza como pano de fundo. Em uma das publicações está a frase que serve para ilustrar o momento: “Nada é tão nosso quanto nossos sonhos”, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Ajude a Dany
Banco do Brasil
Dalyany Alves Martins
Agência: 1533-4
Conta P.: 49154-3
Variação: 51


Polícia apreende 57 munições no Mercado da 4

Ação foi realizada na noite dessa quarta-feira


Nesta quarta-feira (27), ação conjunta entre policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) realizaram a apreensão de diversas munições em mercado interditado localizado no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal.
Após receberem denúncia de intenso tráfico de drogas e armas, os policiais realizaram uma operação de busca no Mercado da 4 e encontraram 57 munições calibre 38 em um quiosque abandonado.
O material foi devidamente apresentado à Central de Flagrantes para providências legais.

Sem Agripino, chapa de Carlos Eduardo define majoritária

PDT usa as redes sociais para anunciar Antônio Jácome (Podemos) e Garibaldi Filho (MDB) como dupla para o Senado


A chapa majoritária do PDT no Rio Grande do Norte para as próximas eleições está praticamente sacramentada. O partido utilizou as redes sociais para anunciar, nesta quinta-feira (28), a concretização do acordo entre o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo Carlos Eduardo Alves com o deputado federal Antônio Jácome (Podemos) e o deputado estadual Albert Dickson (PROS).


Jácome, inclusive, é tratado pelo PDT como pré-candidato a senador. O parlamentar, de acordo com a legenda, irá compor chapa ao lado do senador de mandato Garibaldi Filho (MDB), que tentará reeleição. Dessa forma, o atual senador José Agripino (DEM) fica excluído do acordão. Nas últimas semanas, ventilou-se a possibilidade do Democrata disputar uma cadeira na Câmara Federal, abrindo mão de tentar a reeleição ao Senado.
Segundo o PDT, José Agripino participou ativamente da formação da aliança com Podemos e PROS. O futuro político do ex-presidente nacional do DEM ainda não está definido.
O PDT fará o anúncio oficial da composição de sua chapa majoritária nesta sexta-feira (29), às 10h, em evento que acontecerá no Hotel Holiday In, em Natal. O partido espera compor uma base sólida para brigar contra a senadora Fátima Bezerra (PT), que desponta em pesquisas de opinião pública como favorita para vencer o pleito de outubro e assumir a gestão estadual pelos próximos quatro anos.

Supremo começa a julgar validade do imposto sindical

Federações sindicais alegam que o fim do imposto sindical obrigatório viola a Constituição


O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar ações protocoladas por diversos sindicatos de trabalhadores contra alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), feitas pela Lei 13.467/2017, a reforma trabalhista. A primeira ação que será julgada trata do fim da contribuição sindical obrigatória.
As federações sindicais alegam que o fim do imposto sindical obrigatório viola a Constituição, pois inviabiliza suas atividades por extinguir repentinamente a fonte de 80% de suas receitas. Para os sindicatos, o imposto somente poderia ser extinto por meio da aprovação de uma lei complementar, e não uma lei ordinária, como foi aprovada a reforma.
Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer a favor das alterações. “A supressão da compulsoriedade extinguiu a natureza tributária até então conferida pelo STF à contribuição sindical, ensejando a instituição de uma nova espécie de contribuição que, embora com idêntico título, passou a constituir mera doação patrimonial, que não obriga sequer os associados à entidade sindical”, sustentou a procuradoria.

‘Minha pesquisa é o povo na rua’, diz Bolsonaro sobre rejeição

Pré-candidato a presidente pelo PSL disse não acreditar em números da pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta quinta-feira


O pré-candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, rechaçou ao Estadão/Broadcast o resultado da pesquisa Ibope/CNI, divulgada na manhã desta quinta-feira, 28, que o aponta como o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis. “Minha pesquisa é o povo na rua”, afirmou. Bolsonaro também disse não acreditar ter mais rejeição do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como revelou a pesquisa. O pré-candidato aparece com 32% de rejeição, seguido de Lula, com 31%.
“Quer dizer que eu sou mais bandido que o Lula? Não dá para acreditar nisso. Minha pesquisa é o aeroporto, o povo com que falei hoje na praça pública (em Fortaleza, Ceará, onde fez agenda de campanha). O que vale é a rua”, disse o deputado federal e presidenciável.
O parlamentar comentou ainda o fato de ser apontado com menos voto no Nordeste do que a ex-ministra Marina Silva, pré-candidata da Rede ao Planalto. A pesquisa revela que em um cenário sem Lula, Marina Silva estaria com 16% na região, Ciro Gomes 14% e Jair Bolsonaro 10%. “Manda ela anunciar uma agenda no Nordeste para ver. A minha resposta aqui nas ruas é muito maior”, disse.
No Brasil, em um cenário sem Lula, Bolsonaro fica empatado tecnicamente com Marina, com 17% das intenções de voto, enquanto ela tem 13%. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem 22% de rejeição, enquanto Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) têm 18%. Rodrigo Maia, do DEM, é rejeitado por 13%, seguido por Fernando Haddad, do PT, com 12%, Henrique Meirelles, do MDB, com 11%, e Levy Fidelix, do PRTB, com 10%.

Bélgica vence Inglaterra e encara Japão nas oitavas

Em jogo com cara de amistoso, Seleção Belga manteve os 100% de aproveitamento e pode ser adversária do Brasil nas quartas


Em jogo de classificados, com cara de amistoso, a Bélgica derrotou a Inglaterra por 1 a 0 nesta quinta-feira, em Kaliningrado, e garantiu o primeiro lugar do Grupo G da Copa do Mundo da Rússia. Januzaj marcou o único gol da partida, que quase definiu as posições na chave com base no critério de cartões amarelos.
O gol levou a Bélgica aos nove pontos para desempatar todos os números na chave. Além disso, a equipe manteve o 100% de aproveitamento – somente Croácia e Uruguai também terminaram a fase de grupos com três vitórias – e assegurou a melhor campanha da Copa até agora.
A Inglaterra ficou em segundo lugar na chave, com seis pontos. No outro duelo do grupo, a Tunísia bateu o Panamá por 2 a 1, deixando o time africano na terceira posição, com três pontos. Os panamenhos, em quarto, se despediram sem pontuar. As duas seleções entraram em campo já eliminadas.
Com mais um triunfo, a Bélgica vai enfrentar o Japão, às 15 horas (horário de Brasília) de segunda-feira, em Rostov-On-Don, pelas oitavas de final. Se confirmar o favoritismo, o time belga poderá cruzar com a seleção brasileira nas quartas – caso o Brasil elimine o México. Já a Inglaterra duelará com a Colômbia, na terça, no Spartak Stadium, em Moscou.
O duelo entre ingleses e belgas teve “cara” de amistoso porque os dois treinadores pouparam quase o time inteiro. Já classificados, eles aproveitaram a chance de preservar seus principais jogadores, incluindo o inglês Harry Kane e o belga Romelu Lukaku, dois dos artilheiros desta Copa – Kane lidera a lista, com cinco gols.
Sem eles, os dois técnicos fizeram testes, deram ritmo de jogo a reservas e se despediram da fase de grupos com tranquilidade. Roberto Martínez, comandante da Bélgica, chegou a dar chance a Kompany, que quase foi cortado da Copa. Mas ganhou 20 minutos em campo para ganhar ritmo de jogo.
O JOGO – Com potencial para ser um dos principais jogos desta primeira fase, Inglaterra x Bélgica acabou sendo esvaziado pela classificação antecipada de ambas as seleções. Cautelosas e já pensando no mata-mata, elas pouparam praticamente todos os titulares. Curiosamente, como se tivessem combinado previamente, cada time mandou a campo o goleiro e um zagueiro titular. Além disso, a Inglaterra teve Loftus-Cheek no meio-campo – ele começara jogando na rodada anterior.
Com tantos reservas querendo mostrar serviço em campo, as duas equipes foram para a correria nos primeiros minutos. Lances pontuais surgiram para os dois lados. Mas foi a Bélgica quem levou maior perigo. Primeiro com um forte chute de Tielemans, aos 5, de fora da área. Deu trabalho para o goleiro Pickford.
Quatro minutos depois, um inusitado bate-rebate entre o goleiro inglês e o ataque belga quase abriu o placar. Pickford falhou duas vezes e Jones precisou tirar a bola em cima da linha. Em outra boa oportunidade, Fellaini bateu da entrada da área, mas parou na defesa inglesa, aos 26.
A ausência de titulares pesava mais para a Inglaterra, que não tinha criação. Apostava tudo nas jogadas pelas pontas, em busca do cruzamento na área. A Bélgica jogava nos erros da defesa adversária. Antes do intervalo, os belgas levaram dois cartões amarelos. No saldo total, tinham cinco, contra dois dos ingleses O número é importante porque pode definir a posição dos classificados no grupo, por ser o último critério de desempate antes do sorteio.
O segundo tempo começou com a Inglaterra no ataque. Rashford, aos 2, bateu para fora após roubada de bola no ataque. Logo em seguida, teve outra oportunidade. Já foi mais do que fizera nos primeiros 45 minutos do confronto.
A resposta da Bélgica foi fatal. Januzaj, aos 5, fez jogada individual pela direita, cortou para dentro e bateu de canhota para as redes. Daí em diante, a Inglaterra tentou ganhar volume no ataque. Rashford era a maior aposta. Aos 20, ele recebeu bela enfiada pela direita e bateu na saída do goleiro, para fora.
A Bélgica, satisfeita com o placar, passou a fazer testes em campo. E o treinador deu oportunidade para Kompany, recuperado de lesão que quase o tirou da Copa. O zagueiro do Manchester City fez sua estreia aos 30 minutos da etapa final para ganhar ritmo de jogo. Nos instantes finais, Fellaini ainda teve duas chances para aumentar a vantagem no placar, sem sucesso.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 0 x 1 BÉLGICA
INGLATERRA – Pickford; Jones, Stones (Maguire) e Cahill; Alexander-Arnold (Welbeck), Loftus-Cheek, Delph, Dier, Danny Rose; Marcus Rashford e Vardy. Técnico: Gareth Southgate.
BÉLGICA – Courtois; Vermaelen (Kompany), Boyata e Dendoncker; Dembele, Fellaini, Chadli, Thorgan Hazard, Tielemans e Januzaj (Mertens); Batshuayi. Técnico: Roberto Martínez.
GOL – Januzaj, aos 5 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Tielemans e Dendoncker.
ÁRBITRO – Damir Skomina (Fifa/Eslovênia).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 33.973 pagantes.
LOCAL – Arena Kaliningrado, em Kaliningrado (Rússia).

Marco Aurélio manda soltar Eduardo Cunha, mas ex-deputado seguirá preso

Em junho deste ano, a Justiça Federal do Distrito Federal condenou Cunha a 24 anos e 10 meses de reclusão


Na véspera do recesso do Judiciário, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ) em decisão liminar divulgada nesta quinta-feira, 28. No entanto, o ex-presidente da Câmara dos Deputados continuará preso por ter outros três decretos de prisão contra ele que continuam em vigor – mas também são alvos de questionamentos na Justiça.
Em 2 de junho de 2017, o juiz da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte impôs a prisão preventiva de Cunha, em função do alegado cometimento dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O processo em questão diz respeito às acusações de que Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) teriam recebido vantagens indevidas das empreiteiras OAS, Carioca Engenharia, Andrade Gutierrez e Odebrecht em troca de suposta atuação política favorável a essas empresas.
A defesa de Cunha disse ao STF que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) baseia-se em fatos pretéritos, e não contemporâneos, além de ressaltar que Cunha “não será candidato nas próximas eleições, nem mesmo registrará candidatura”.
Condenações
Em junho deste ano, a Justiça Federal do Distrito Federal condenou Cunha a 24 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, em processo derivado da Operação Sépsis, que investiga desvios no Fundo de Investimento do FGTS. Esse caso ainda não passou pela segunda instância da justiça.
Cunha também já foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Na ocasião, em novembro do ano passado, o tribunal reduziu em 10 meses a pena do ex-deputado. O emedebista havia sido condenado a 15 anos e 4 meses pelo juiz federal Sérgio Moro pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O caso é o da compra de um campo petrolífero em Benin, na África, pela Petrobras, em 2011 – transação que teria garantido propina de US$ 1,5 milhão para Cunha.

Atirador ataca redação de jornal nos EUA

Autoridades locais informaram que atendera chamado de emergência relatando vários tiros


Várias pessoas foram atingidas por um atirador dentro da redação do jornal The Capital, em Annapolis, Estado americano de Maryland. Autoridades locais disseram que estão atendendo a um chamado de emergência com relatos de ataque a tiros.
O porta-voz do Departamento de Polícia Local, Marc Limansky, afirmou que oficiais estão vistoriando o prédio onde o ataque foi reportado. Ele disse que a situação ainda está em “atividade”.
Imagens de TV do local mostram pessoas deixando o prédio com as mãos para o alto, seguindo orientação da polícia.

Rua Doutor Mário Negócio vai ganhar faixa exclusiva de ônibus

Via é um dos principais acessos à zona Norte de Natal


A Rua Doutor Mário Negócio vai receber uma faixa exclusiva para ônibus. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (28), durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A previsão é de a faixa seja implantada no segundo semestre deste ano.
De acordo com o secretário adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, “essa é mais uma obra da Prefeitura que incentiva as pessoas ao uso do ônibus. Estamos, portanto, priorizando o fluxo livre dos veículos coletivos na cidade e quem ganha é o usuário co menor tempo de viagem e acesso mais rápido aos seus locais de origem e destino.”
Na reunião, também foi apresentada uma síntese das ações desenvolvidas pelo Executivo Municipal durante a realização do Maio Amarelo. O evento teve como objetivo principal conscientizar as pessoas para prática de um trânsito mais humano e menos violento.
Ainda segundo o secretário adjunto Walter Pedro, as ações do Maio Amarelo na cidade foram um sucesso e o trabalho recebeu reconhecimento pelo Observatório do Trânsito que noticiou várias matérias sobre as ações em Natal. “A secretária da STTU, Elequicina Santos, inclusive, participa logo mais da cerimônia de premiação do Maio Amarelo, em Brasília (DF)”, pontuou o gestor.

Vereadores aprovam Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019

Foram apresentadas 121 emendas ao Projeto do Executivo Municipal, das quais 107 foram aprovadas


A Câmara Municipal de Natal concluiu, nesta quinta-feira (28), a votação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai embasar a elaboração do orçamento do município para 2019. Ao todo foram apresentadas 121 emendas ao Projeto do Executivo Municipal, das quais 107 foram aprovadas, oito rejeitadas, quatro prejudicadas e duas retiradas.
“Foi um debate bastante técnico e qualitativo em que praticamente 90% das emendas foram consensualizadas entre as bancadas, sem interferência e respeitando a autonomia dos poderes. Podemos, portanto, através de um debate de alto nível, concluir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019 dentro do prazo regimental”, disse o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (AVANTE).
Entre as emendas que geraram mais discussão destaque para duas: a que direciona recursos para o orçamento participativo e a que altera o percentual de remanejamento do Poder Executivo. Sobre o orçamento participativo quatro vereadoras apresentaram emendas, Ana Paula (PSDC), Eleika Bezerra (PSL) e Júlia Arruda (PDT) apresentaram em consenso o aumento do percentual de 1,5% para 3%, porém a líder do governo, vereadora Nina Souza (PDT) conseguiu em votação aprovar a emenda de sua autoria que eleva o percentual do orçamento participativo para 2%. “O mais importante é que o orçamento participativo funcione, o que não vem acontecendo há anos. A população tem o direito de debater e decidir sobre os investimentos da Prefeitura na cidade”, destacou Raniere Barbosa.
Em relação ao percentual de remanejamento do Poder Executivo as emendas que alteravam a redação diminuindo de 10% para 5% foram rejeitadas. “No nosso entendimento a alteração para 5% resultaria no engessamento da administração pública que é muito dinâmica”, afirmou Nina Souza. O percentual proporciona liberdade ao Poder Executivo para remanejar recursos sem a autorização da Câmara Municipal. “Esses 10% representam mais de 284 milhões de reais. É um valor muito alto para remanejar. Houve a proposta de 5%, o que daria em torno de 142 milhões, um valor razoável, porém não conseguimos aprovar em consenso”, explicou o vereador Sandro Pimentel (PSOL).
Outra emenda aprovada e que gerou debate foi apresentada pela vereadora Ana Paula que prevê gratuidade do sistema municipal de transporte coletivo para todos os alunos da rede pública municipal. “A redação atual previa gratuidade para cerca de 6.600 alunos e nossa emenda contempla 100% dos alunos da rede pública, porque não se pode fazer como acontece nas creches onde alguns são contemplados e outros não”, afirmou Ana Paula.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Seu gás acabou? Receba de uma autorizada, tem desconto, tem comissão das compras dos seus indicados, no Brasil. Cadastre-se !

Que tal ganhar Dinheiro...
indicando a ServiceGás para seus parentes, vizinhos, amigos e nas redes sociais. Você ganha dinheiro até o quinto nível em cada afiliação e ainda poderá pedir seu Gás com seus próprios bônus.

https://servicegas.com.br/cadastro/?ref=4400


estátuas vivas. Centro de Aracaju / SE

Camping das Pitangueiras em Regência

Essa, eu não conhecia.

Lavar as mãos com economia.

Ofertas de Pousada Brysa, Pirangi do Norte (Brasil)

           4 razões para escolher Pousada Brysa

        

Esta acomodação fica a 2 minutos a pé da praia. A 150 m da Praia do Cotovelo, a Pousada Brysa oferece churrasqueira e piscina ao ar livre com terraço ao ar livre. Para sua comodidade, o café da manhã e WiFi são gratuitos.
Os quartos têm uma decoração discreta e mezanino. As acomodações incluem TV e banheiro privativo com chuveiro de água quente.
Esta pousada oferece um belo jardim e terraço amplo, onde você pode relaxar e tomar sol.
A Pousada Brysa fica a 10 km da famosa Praia de Ponta Negra e a 23 km do centro da cidade de Natal. 
Casais particularmente gostam da localização — eles deram nota 8,9 para viagem a dois.
Esta acomodação é avaliada pelo melhor custo-benefício em Pirangi do Norte! O dinheiro dos hóspedes vale mais, quando comparado com outras acomodações nesta cidade.

Pousadas com os melhores preços. Acesse já e confira nossas ofertas imperdíveis p/ sua hospedagem. Confira!!
.Preços imbatíveis!
.Eles falam 2 idiomas
.Administre suas reservas online
.Reservas seguras

Autorização do reajuste nos planos de saúde e tema da CHARGE DE BRUM


Portugal e Brasil assinam acordo de cooperação bilateral

Medida tem objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de ambos os países


Brasil e Portugal assinaram hoje (27), em Lisboa, um acordo para incrementar a cooperação em inovação entre os dois países. Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de ambos os países, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, e o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, assinaram o documento.
O ministro brasileiro, Marcos Jorge, conversou com a Agência Brasil e disse que a relação de intercâmbio entre Portugal e Brasil já propiciou trocas de conhecimento, principalmente por meio das experiências portuguesas com startups e a chamada indústria 4.0 e que o acordo assinado hoje vai contribuir com o aprofundamento dessas trocas.
O acordo, que também foi firmado por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Secretaria da Indústria de Portugal, tem como finalidade elevar e diversificar o perfil dos investimentos nos dois países; proporcionar a criação de empregos; fortalecer a colaboração em iniciativas no setor da indústria 4.0; apoiar os contatos de negócios e a troca de informações entre funcionários e especialistas.
Agenda da indústria 4.0
A implementação de uma agenda da indústria 4.0, termo usado para designar a utilização da tecnologia digital no incremento à eficiência da cadeia produtiva e no estabelecimento de novos negócios, também está prevista no acordo. A ideia é ampliar a competitividade dos países e contribuir para a internacionalização de empresas e startups, proporcionando oportunidades e benefícios mútuos.
“Vamos, por exemplo, lançar um edital binacional do Programa Conexão Startup Indústria, atendendo tanto empresas brasileiras quanto portuguesas. O objetivo é adensarmos a nossa interação para inovação, em um momento em que nós vivemos um aumento de trocas comerciais entre o Brasil e Portugal”.
Marcos Jorge disse que os dois países têm trabalhado na agenda bilateral para aumentar e facilitar o comércio exterior. “Temos aumentado as trocas, nos primeiros cinco meses deste ano, por exemplo, em mais de 50% do que foi nos primeiros cinco meses do ano passado”.
Mercosul
Apesar de o acordo entre Mercosul e União Europeia não ter sido ainda finalizado, Marcos Jorge disse que tanto Brasil quanto Portugal reafirmaram o desejo de concretizar a parceria.
“Obviamente, muita coisa depende do bloco europeu. Portugal reforçou a sua posição de manifestar-se dentro do bloco europeu, muito favoravelmente à conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia – posição que nós também convergimos e que estamos mostrando toda disposição, não apenas do Brasil mas também do Mercosul, para ter acordo entre os blocos”.
Agenda
Amanhã (28), o ministro comparecerá à premiação da Personalidade do Ano da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, na capital portuguesa. A entidade, que celebra 70 anos, dedica-se ao apoio ao desenvolvimento econômico e comercial entre Brasil e Portugal. No evento, serão homenageados cidadãos e empresários que se destacaram no ano passado por sua contribuição para a valorização das relações socioeconômicas entre os dois países.
Marcos Jorge participará, ainda, do painel sobre a 4ª Revolução Industrial, dentro da programação do Rock in Rio Innovation Week, voltado a discutir temas de interesse para empreendedores.

Empresários negociam ampliar parceria com alemães sobre indústria 4.0

Conceito se refere à revolução das chamadas fábricas inteligentes


No 36º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), em Colônia, na Alemanha, um grupo de empresários brasileiros apresentou proposta para ampliar o projeto-piloto de digitalização da indústria nacional e alemã. O projeto é resultado da parceria de 13 grandes empresas, seis brasileiras e sete alemães, em busca do salto de produtividade previsto com a indústria 4.0.
A indústria 4.0 ou Quarta revolução Industrial é um conceito que se refere à prática das chamadas “fábricas inteligentes” com estruturas modulares, sistemas que monitoram os processos físicos, criando uma espécie de cópia virtual do mundo físico, e orientando decisões descentralizadas. A internet está no centro do sistema.
O projeto de parceria do Brasil com a Alemanha reúne Embraer, Totvs, WEG, Ioschpe, WEG, Eurofarma, Siemens, Bosh, SAP e Festo, entre outras. A cooperação entre os setores privados do Brasil e da Alemanha busca também aumentar as tecnologias digitais em pequenas e médias empresas (PMEs) e a criação de métodos de treinamento para a indústria 4.0.
Mudança de modelo
No acordo, há proposta para desenvolver cursos técnicos e superiores para formar profissionais preparados para lidar com as necessidades da transformação digital, assim como a demanda de empresas internacionalizadas.
Em nome dos empresários brasileiros, a proposta de ampliação da parceria com os alemães foi detalhada pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Tigre, durante o encontro em Colônia. O evento reuniu 500 empresários, entre eles 260 brasileiros.
O gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Gonçalves, disse que a nova revolução industrial no Brasil permitirá ganhos de produtividade, aumento da eficiência e integração da produção, mas também vai exigir mudança de modelos de negócio das empresas.
Para João Emílio Gonçalves, são necessários o estímulo à adoção e ao desenvolvimento de novas tecnologias, além da expansão da infraestrutura de banda larga, mudanças na regulação brasileira e treinamento dos recursos humanos.
Participaram do encontro, os presidentes das federações estaduais das indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo; de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte; do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry; de Roraima (Fier), Rivaldo Neves; do Maranhão (Fiem), Edílson Baldez; e de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe.

Concurso literário está com inscrições abertas

Concurso está em sua 14ª edição


O Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul está com inscrições abertas até o dia 2 de julho. Estudantes do ensino médio da rede pública e privada, que tenham entre 16 e 17 anos, podem se inscrever. O concurso está em sua 14ª edição e tem como objetivo estimular e fortalecer a identidade mercosulenha dos jovens estudantes da região por meio de uma experiência formadora, na qual os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, poderão vivenciar e apreciar o valor da integração regional, respeitando a diversidade cultural.
Esta é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, com o Ministério da Educação (MEC). A edição 2018 traz como tema os “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina”. O participante pode escrever de 10 a 20 páginas, em vários formatos como: investigação histórica, monografia, ensaio e texto literário (narração, contos curtos) sobre o tema em questão, refletindo sobre a América do Sul.
Para se inscrever os estudantes devem enviar o material concluído, com o formulário preenchido com seus dados pessoais, educacionais e autorização dos pais para a viagem, devidamente digitalizados, em formato de PDF para o e-mail: ai@mec.gov.br, com o assunto: Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018 – pseudônimo.
Os autores dos 3 (três) melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à República Argentina, com todas as despesas pagas, que será realizada no mês de outubro de 2018 e um certificado de participação emitido pelo MEC, além do trabalho publicado e divulgado nos meios de comunicações.
O resultado do concurso com o nome dos ganhadores será divulgado no portal do Ministério da Educação até o dia 27 de julho de 2018.
Segundo a assessora especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação, Carla Barroso, 1 milhão e duzentos mil brasileiros viajaram para o exterior, destes, apenas 25% visitaram a América do sul. Esta é uma região pouco conhecida, fator que torna este o ponto principal da premiação do concurso.
Cronograma
2 de julho: data limite para o envio/postagem dos trabalhos aos Ministérios de Educação dos países membros e associados.
27 de julho: publicação do resultado final.
Outubro de 2018: realização da viajem prêmio.
Para acessar o regulamento e formulário clique aqui.

Abono salarial de 2017 começa a ser pago em 26 de julho

Estimativa é que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores


Os pagamentos do Abono Salarial ano-base 2017 começam em 26 de julho. O calendário foi definido nesta terça-feira (26) durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília. A estimativa é que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores a partir do próximo mês.
Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque em 2019. Em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.
Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, associados ao Pasep, a referência é o Banco do Brasil. Quem for correntista desses bancos terão o benefício creditado em conta no período estabelecido no calendário.
Para ter direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador já deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
A quantia que cada trabalhador tem para receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017. O valor do abono salarial será calculado na proporção 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento. Quem trabalhou durante todo o ano receberá o valor cheio, do salário mínimo; quem trabalhou por apenas 30 dias receberá o valor mínimo.
O calendário de pagamento está disponível na página do Ministério do Trabalho .

Temer comemora vitória do Brasil contra Sérvia

Presidente usou as redes sociais para festejar a vitória brasileira


Logo após a vitória da seleção brasileira contra a Sérvia, no terceiro jogo do Grupo E na Copa do Mundo, o presidente Michel Temer comemorou o resultado em postagem no Twitter. Temer acompanhou a partida no Palácio do Planalto, acompanhado dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha. A seleção ganhou por 2 a 0.
“Valeu, seleção! Que venha o México!”, diz a mensagem no Twitter pessoal de Temer, com uma foto do presidente e dos ministros comemorando em frente a televisão.
A conta Governo do Brasil no Twitter, que divulga ações e resultados do governo federal, publicou mensagem de incentivo antes da partida. “É hora de unir aqueles que têm no sangue a mesma paixão. Aqueles que carregam a mesma bandeira. Aqueles que são diferentes, mas estão juntos porque são brasileiros. O brasileiro ama futebol e o futebol une a gente”, registra o texto.

Loja dos Cachina era a maior adulteradora de hodômetros de Natal, mostra MP

GC Velocímetros atuava como uma espécie de empreendimento especializado na fraude


Vitruvius foi o precursor do hodômetro e, por isso, o engenheiro militar romano que viveu no século 1 a.C., deu nome a operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte nessa terça-feira, 26. Se ele é o inventor, os Cachina são os maiores adulteradores do equipamento já vistos em solo potiguar – é o que diz o próprio MPRN.
De acordo com o MPRN, Tiago Cachina pode ser considerado o maior fraudador de hodômetros de Natal, além de possuir ‘clientes’ em outras cidades do Rio Grande do Norte. E o ‘trabalho’ de Tiago começou junto ao pai, Gileno Cachina, que usou as iniciais do nome próprio para batizar a loja GC Velocímetros, uma espécie de empreendimento especializado na fraude.
“Ele [Tiago] começou a trabalhar com o pai [Gileno], mas depois passou a atuar de forma autônoma”, contou o promotor Leonardo Cartaxo. O negócio dos Cachina deu tão certo que Tiago trabalhava apenas fraudando velocímetros de automóveis. Ganhando, em média, R$ 80 por cada carro em que fazia o serviço chegou a comprar até apartamento, que foi sequestrado pela Justiça durante a operação Vitruvius.
Pai e filho foram presos junto a outros quatro homens. Desse quarteto, três estão ligados diretamente aos Cachina. João Otávio Macedo da Silva, Alcivan Eufrásio da Silva e Lucas Oliveira de Farias eram funcionários da GC Velocímetros. Formavam, de acordo com o promotor Cartaxo, “uma associação criminosa que, devido à hierarquia da empresa, era chefiada por Gileno”.
O outro preso da operação, o que não tem ligação com os Cachina, é Antônio Eric Carvalho de Souza. “Esse é de Natal, mas estava morando na Paraíba e voltava ao Rio Grande do Norte para praticar o crime”, diz Cartaxo.
O MPRN orienta que o consumidor que suspeitar que teve o carro adulterado pelo negócio dos Cachina e de Eric de Souza deve procurar uma concessionária ou oficina de confiança para fazer testes. Caso seja comprovada a fraude, deve ser feita a denúncia ao MPRN pelo número 127 ou pelo e-mail denuncia@mprn.mp.br.

Alecrim fecha as portas para jogo da seleção

Principal centro comercial de Natal ficou vazio na tarde desta terça-feira


A tarde de quarta-feira (27) foi atípica nas ruas do Alecrim. As lojas fecharam suas portas pouco tempo antes do jogo da seleção brasileira e o principal centro comercial de Natal ficou esvaziado.
A exceção ficou por conta de um grupo animado de pessoas que decidiu assistir ao jogo em bares localizados na Avenida Presidente Bandeira, nas proximidades da Praça Gentil Ferreira.

Por todo lado as pessoas esbanjavam confiança com a classificação brasileira às oitavas da Copa do Mundo. Funcionária de uma pastelaria no bairro, Carla Simone apostou em vitória por 2 a 0. Moradora da zona Norte, ela aguardava o fechamento da loja para ir embora. “Vou chegar e o jogo já vai ter começado, mas o importante é vencer”, falou.
Se há quem torça e aprove o fechamento das lojas para os jogos do Brasil, há também quem reclame.
Proprietária de uma ótica na mesma região, Maria Alves disse que a decisão “não tem nada a ver” e que “preferia manter aberta [a ótica]”. No entanto, ela destacou que a insegurança impede o funcionamento regular. “Não vou ficar sozinha nesse esquisito”, completou.

Vendedora de camisas do time canarinho, Graça Caetano tem motivos de sobra para torcer por mais um triunfo. Segundo ela, “as vendas aumentam quando o Brasil ganha. O pessoal se empolga mais”.
Em caso de empate, o Brasil avança para as oitavas de final da Copa do Mundo. O triunfo garante a primeira posição do grupo.



Entenda como funciona o aplicativo e-título

Sistema foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral


Há pouco mais de três meses para o primeiro turno das eleições no país, que será no dia 07 de outubro, muitas pessoas têm dúvidas sobre o aplicativo e-título, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro do ano passado. A iniciativa que será adotada em todo o país, permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet.
Todos os cidadãos podem utilizar o aplicativo, desde que não haja nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. Segundo o advogado Luis Roberto Alcoforado, da Alcoforado Advogados Associados, a principal função e vantagem do aplicativo é a dispensabilidade de portar o título de eleitor (documento físico) ao exercer o papel principal como cidadão do Estado Democrático de Direito.
“Além do mais, o software permite que os dados eleitorais do eleitor permaneçam, em tese, sempre seguros e disponíveis, em razão do aparelho celular ter alcançado o status de extensão do corpo humano”, comenta o especialista.
No caso da utilização da tecnologia por quem já fez a biometria, o advogado esclarece que, para quem já fez o cadastro biométrico, basta se cadastrar no aplicativo e estar portando o smartphone no dia do pleito. “Já para quem não fez, é necessário que, no dia da eleição, esteja portando um documento oficial com foto”, explica.
O e-título também permite ao cidadão acessar outras funções relevantes como: o local de votação, além do sistema operacional oferecer a opção ao usuário de como chegar até o seu domicílio eleitoral da melhor forma; dados de cadastro biométrico; certidão de quitação eleitoral e certidão criminal.
O especialista faz ressalvas sobre o uso desse tipo de iniciativa. “O aplicativo responde de forma vagarosa. Diversas vezes, não é possível acessá-lo. Portanto, acredito que na hora da votação, se as falhas não forem reparadas, enfrentaremos, possivelmente, grandes filas, devido à falta de capacidade da rede do aplicativo gerenciar diversos aparelhos móveis simultaneamente”, conclui o advogado Luis Roberto Alcoforado.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Empresas ganham incentivos fiscais para se fixar em Parnamirim


O Prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, concedeu, por meio de lei municipal, incentivos fiscais para empresas que estão se estabelecendo ou que venham a se estabelecer no município. Como por exemplo, a isenção total do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com validade de 5 anos, contado a partir do início da obra ou construção do imóvel.
“Ao criar incentivos fiscais seletivos às empresas, nossa gestão contribui para o desenvolvimento industrial, econômico e social de Parnamirim, ampliando e diversificando a geração de emprego e renda”, disse o Prefeito Rosano Taveira.
A decisão, divulgada por meio de lei municipal, é direcionada às empresas que, instaladas em Parnamirim, desenvolvam processo produtivo industrial, construam rede hoteleira na área litorânea, edifício garagem e, também, às Centrais de Distribuição.
Também foi concedida uma redução de 40% sobre o ITIV incidente sobre a aquisição de imóvel destinado à implantação de empreendimentos contemplados por esta lei, até a efetiva regularização de registro do imóvel.
Outro incentivo fiscal concede uma redução de até 60% sobre o ISQN, que incide sobre a mão-de-obra das plantas industriais, bem como reformas e demolições a elas ligadas.
Para fazer jus aos incentivos, as empresas que se enquadram nos critérios mencionados devem, obrigatoriamente, alocar mão de obra aproveitando pessoas residentes no Município de Parnamirim-RN, na proporção de pelo menos 70% da que utilizar para o total dos serviços a ser desenvolvido.
Os benefícios previstos nesta lei devem ser requeridos em até trinta e seis (36) meses após sua publicação, sendo quitados integralmente todos os débitos anteriores incidentes sobre o contribuinte que pretende se beneficiar com esses incentivos fiscais. Para saber mais, clique AQUI.

16 policiais são assassinados em seis meses no RN

Nesse mesmo período 1000 pessoas foram mortas em todo o Estado



O assassinato do agente da Polícia Civil José Renildo de Morais, de 54 anos foi o décimo sexto caso de policial vítima de homicídio registrado no Rio Grande do Norte de Janeiro até o mês de junho. Em todo o Estado 1000 pessoas foram mortas nesse mesmo período, a maioria dos casos ainda está sem solução.
Os dados são do OBVIO (Observatório da Violência Letal Intencional no Estado), de acordo com Ivênio Hermes, pesquisador e estudioso em segurança pública em relação ao ano passado houve uma queda de 14,5%, mas a realidade ainda é muito preocupante. "Não podemos comemorar, os crimes de homicídios ainda continuam com o mesmo perfil, vitimando pessoas com ligação direta ou indireta com as drogas ou facções. Não houve nenhuma demanda do Estado para frear definitivamente essa matança", disse.
O policial civil aposentado José Renildo foi alvo de um latrocínio, isso porque o criminoso que também morreu minutos depois ainda conseguiu levou a arma do agente que reagiu a ação do bandido. Renildo foi o 16° agente de segurança pública assassinado em apenas seis meses do ano de 2018. Segundo o presidente da associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, o Subtenente Eliabe Marques essa realidade está deixando a corporação de luto. "Cada policial morto é mais um sinal de fragilidade do Estado, porque é o policial que defende e protege é a presença dele que garante a paz principalmente nesse momento de tanta violência no país", declarou.
A secretária de segurança pública do Estado Sheila Freitas disse que uma comissão de delegados já está investigando as mortes dos policiais militares e civis, assim como também todo servidor da segurança pública. "Não estamos de braços cruzados diante desses casos que tanto chocam o nosso povo, a secretaria não medirá esforços para investigar e punir na forma da lei todos os envolvidos nesses crimes", informou.

Bandidos arrombam delegacia e levam armas no Pajuçara

Os criminosos entraram pelo espaço do ar-condicionado da sala de investigação; O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (25).



A polícia ainda não sabe quantos criminosos arrombaram o prédio do 6° Distrito Policial, na madrugada desta segunda-feira (25), no bairro Pajuçara levando da unidade várias armas que estavam no arquivo do cartório. Os bandidos entraram pelo espaço do ar-condicionado da sala de investigação.
No final da manhã uma equipe de perítos do ITEP esteve na delegacia para dar início as apurações do ocorrido, mas o número de armas levadas não foi revelado. A Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal assumirá as investigações.



Mulher é presa suspeita de matar a própria mãe a pauladas no interior

Luiza da Silva foi morta dentro de casa na cidade de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste do Estado



Uma mulher de 35 anos foi presa em flagrante, na tarde desta segunda-feira (25), suspeita de matar a própria Mãe a pauladas, dentro de casa, na cidade de Governador Dix Sept Rosado, distante 309 quilômetros de Natal. Rosineide da Conceição Silva nega o crime.
De acordo com a Polícia Militar a vítima, uma idosa de 74 anos sofreu golpes de pau e morreu em um dos cômodos da casa, localizada na rua Manoel Joaquim, no conjunto Novo, centro do município. A filha não saiu do local do crime e foi presa minutos depois.
Ainda segundo a polícia as razões para o assassinato ainda são desconhecidas, porém Rosineide foi vista várias vezes descutindo com a mãe, chegando a agredir a idosa com palavras. A Polícia Civil conduziu a suspeita para Mossoró onde foram realizados os procedimentos do flagrante.