Fotos de uma onça-parda têm circulado em grupos de WhatsApp e Facebook com a informação de que o bicho foi visto atravessando o prolongamento da Av. Prudente de Morais, na Zona Sul de Natal. Será mesmo?
Tudo não passa de montagens. Em uma rápida busca no Google, não foi difícil encontrar as mesmas fotos em situações diferentes.
A primeira imagem, na qual o animal foi fotografado em meio a um matagal, é a mesma que ilustra uma publicação no site Bahia Extremosul (veja AQUI), da Bahia, com o título “Ameaçada de extinção onça parda é avistada por vigilante em área da Suzano próximo a Juerana”. A postagem foi feita em setembro de 2019.
Já a segunda foto, já com a onça supostamente atravessando as pistas, pode ser encontrada no site Patrocínio On Line (veja Aqui), de Minas Gerais. A matéria, com data de agosto de 2014, traz a chamada: “Onça é vista e perseguida na cidade até sumir de vista”.
Onça-parda
A onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita e ao gato-mourisco.
- Velocidade: 64 – 80 km/h (correndo)
- Expectativa de Vida: 8 – 13 anos (na natureza)
- Altura: 60 – 90 cm (Adulto, até ao ombro)
- Território: Macho: 150 a 1.000 km²/Feminino: 65 a 500 km²
- Peso: Macho: 53 – 100 kg (adulto)/Feminino: 29 – 64 kg (adulto)
- Comprimento: Macho: 2,4 m (adulto)/Feminino: 2 m (adulto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário