Após quatro meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus, os shopping centers com serviço central de ar condicionado abriram as portas em Natal ao meio-dia desta terça-feira (28), causando longas filas na porta de entrada dos centros comerciais horas antes da abertura e movimento intenso na área interna, especialmente nas lojas de departamentos, que estavam com a maior demanda de clientes durante o primeiro dia de retorno das atividades.
Apesar da autorização para voltar a funcionar das 12h às 20h, alguns estabelecimentos permanecem fechados, assim como a praça de alimentação que está com as mesas e cadeiras interditadas por fita zebrada, com os serviços de alimentação disponíveis apenas para consumo nos modelos take away e delivery.
A reabertura dos shoppings acontece depois da Prefeitura de Natal publicar nesta segunda-feira (27) um novo decreto municipal que autoriza a abertura das portas do Natal Shopping, Midway Mall e Partage Norte Shopping.
No entanto, os centros comerciais terão que seguir uma série de regras biossanitárias. A principal delas é o limite 30% da capacidade. A reabertura levou em consideração os dados mais recentes sobre a Covid-19 na capital potiguar. Um dos fatores foi a redução nos números de ocupação de leitos hospitalares para doença, que chegou a 40% em Natal.
Além da limitação, os shoppings terão cumprir protocolo com 20 regras. Entre as normas, os estabelecimentos terão manter distanciamento físico mínimo de 1,5 metro entre cada cliente ou funcionários.
Também terão de delimitar mesas e bancos que podem ser usados, respeitando o distanciamento, inclusive em elevadores, bem como desinfetar áreas públicas, interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo por, no mínimo, quatro vezes ao dia.
Os clientes só poderão circular de máscaras dentro do shopping. Além disso, em diversos locais, terão de ser dispostos equipamentos para disposição de álcool em gel.
Além dos shoppings, o novo decreto permite a reabertura dos bares e dos serviços de alimentação com espaço físico superior a trezentos metros quadrados. Os estabelecimentos poderão funcionar das 11h às 23h todos os dias da semana.
Shoppings criam protocolos próprios para reabertura
Os grandes shopping centers de Natal já estão preparados para a retomada das atividades presenciais a partir desta terça-feira. Fechados há mais de três meses, os centros de compras usaram o período da pandemia para se organizar e atender diversas medidas de segurança sanitária.
O Midway Mall anunciou que vai instalar tapetes desinfetantes em todas as portas de acesso. Também serão distribuídos ao longo dos corredores dispensadores para álcool em gel.
Nos banheiros, os secadores de mãos foram substituídos por toalhas de mão.
O sistema de ar-condicionado terá pastilhas bactericidas, além de um equipamento de luz ultravioleta capaz de eliminar vírus e bactérias.
Natal Shopping contratou contratação um serviço especializado em desinfecção. A limpeza será feita a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.
Ao acessar os shoppings, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes deverão ainda usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas.
O serviço de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, carregadores de celulares e bebedouros seguirão suspensos. Algumas áreas do shopping como fraldário, balcão de informações e alguns banheiros também estarão fechados.
Para garantir o acesso à informação, o Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo Whatsapp ou telefone fixo, garantindo informação e segurança.
O shopping segue com o serviço de entregas por drive-thru, take away, Retire Aqui e outras ferramentas de vendas online, resultado de parcerias com diferentes marketplaces, como o B2W e ZapCommerce.
A ideia é disponibilizar facilidade de compra, entrega eficaz e pagamento digital, com a confiança e eficiência que os clientes já estão acostumados.