Um dos patrimônios mais antigos e importantes da nossa arquitetura: a ponte de ferro de Igapó. Corroída pelo tempo e pelo abandono, ela é hoje tema de estudos e pesquisas.
A ponte Presidente Costa e Silva (mais conhecida como ponte de Igapo é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto armado, localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro Rio Grande do Norte. A finalidade da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.
Foram construídas duas pontes; a primeira foi construída em 1912, concluída em 1914 e inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha ferrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações. Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves, possuía uma extensão que totalizava 520 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70. Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, foi construída uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda ponte foi construída (concluida)em 1970. Em 1988 foi construida pela Ecocil a terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só, com 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma via ferrea. A estrutura metálica foi comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício insatisfátório, algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. Hoje, além da nova Ponte Newton Navarro, a estrutura metálica é um símbolo e cartão postal informal da Zona Norte. Entretanto, a estrutura de ferro continua abandonada e enferrujada. A própria ponte também se encontra na mesma situação.
Fonte : BLOG DO PKD
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