Os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras começaram nesta terça-feira (7), às 10h da manhã, pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Logo pela manhã, a fila virtual chegou a 300 mil pessoas simultâneas e a espera estimada para realizar os saques era de duas horas.
Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC. A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28).
Se você já confirmou que possui recursos a receber (veja como fazer), atente-se à próxima etapa, que é o pedido de transferência do dinheiro.
Antes do passo a passo, é importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
Confira o passo a passo para resgatar seu dinheiro:
1 - Não custa reforçar: a primeira etapa é saber se você tem valores a receber.
- Isso é feito pela página www.valoresareceber.bcb.gov.br. O BC ressalta que este é o único site disponibilizado para consulta.
2 - Após clicar no botão da imagem acima, você será encaminhado para consulta pública.
- Nessa etapa, é preciso preencher os campos com CPF e data de nascimento.
- No caso de empresas, a busca é feita pelo CNPJ e data de abertura do negócio.
- Caso tenha valores a receber, a tela irá indicar o terceiro passo.
- Em caso contrário, o sistema irá sugerir uma nova consulta em outro momento, após possíveis atualizações de dados encaminhados por instituições ao BC.
3 - Confirmado que há dinheiro a resgatar, você será encaminhado para uma nova página do SVR.
- De acordo com o BC, esse sistema é semelhante à compra de ingressos.
- Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, você ficará em uma sala de espera virtual aguardando sua vez.
4 - Na sequência, é preciso fazer login com a conta gov.br. Não tem? Saiba criar uma.
- A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:
- Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)
- App gov.br (link iOS ou link Android)
5 - Nessa etapa, você será encaminhado para o valor a receber, seja pessoa física ou jurídica.
-
Página também leva à consulta de pessoas falecidas.
6 - Você precisará aceitar o Termo de Ciência para prosseguir no sistema.
- É preciso selecionar o quadradinho abaixo e clicar em "confirmar".
7 - A tela seguinte trará as seguintes informações:
- montante a receber;
- nome e dados da instituição que deve devolver o valor;
- origem (tipo) do valor a receber;
- informações adicionais, quando for o caso.
Nessa página, também será possível acessar os dados e solicitar diretamente a devolução para a instituição financeira.
8 - A última etapa é o pedido de devolução dos valores.
- Clique no botão "solicitar por aqui" e siga as orientações indicadas.
- Em seguida, selecione uma das suas chaves PIX e, caso deseje, informe seus dados pessoais.
- Nesse caso, a instituição devolverá o valor via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação.
O botão "solicitar por aqui" só irá aparecer, no entanto, caso a instituição na qual você tem dinheiro esquecido tenha firmado um termo de adesão com o Banco Central.
- Do contrário, o resgate não será feito diretamente pelo sistema do BC.
- O sistema irá apenas informar o valor a receber e em qual instituição está aquele recurso.
- Aparecerá, nesse caso, uma mensagem informando contatos oficiais (e-mail e telefone) para que você entre em contato diretamente com a instituição e combine a forma de devolução.
Fonte: BLOG DO PKD
Nenhum comentário:
Postar um comentário