RADIO WEB

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Alberi - o primeiro e único; a história do 'Bola de Prata' potiguar Fonte: Blog do Pkd

 


Alberi José Ferreira de Matos. O ex-craque do ABC e um dos maiores ídolos do futebol potiguar, estava internado no Hospital da Hapvida e tratava complicações da diabetes. 

Natural de Pernambuco, Alberi faleceu aos 77 anos de idade. Dono de jogadas icônicas no melhor estilo “futebol arte”, marcou história por ter sido o único jogador atuando no Rio Grande do Norte a conquistar uma das maiores premiações do futebol brasileiro: o Troféu Bola de Prata.

Isso foi em 1972, quando ele atuava pelo ABC, seu time do coração. Foi também nesse ano que integrou a seleção do Campeonato Brasileiro.  Em 2022, o feito completa 50 anos e ainda é considerada a maior conquista individual de um jogador atuando em clube potiguar.

Mas Alberi também teve passagens por outros times. Além do “Mais Querido”, onde virou sinônimo da camisa 10 e deu nome ao Centro de Treinamento do clube, atuou no América (RN), no Santa Cruz (RN), no Baraúnas (RN), no Alecrim (RN) no Campinense (PB),  entre outros.

Só pelo alvinegro potiguar, marcou 210 gols e conquistou cinco títulos estaduais, numa sequência épica: 1970, 1971, 1972, 1973 e – após um hiato no clube – 1983. Além deles, contabiliza um título estadual pelo América (RN) e outro pelo Campinense (PB).

Clubes, amigos e personalidades lamentaram a morte do “Bola de Prata”. Em nota, o ABC manifestou profundo pesar e decretou luto oficial de três dias. Nas redes sociais, o América-RN lamentou o falecimento de Alberi e relembrou sua história com o alvirrubro. 

Fonte: Blog do Pkd


Nenhum comentário:

Postar um comentário