O MAIS RN atualizou, em sua plataforma online, os dados publicados no último Relatório FOCUS, nesta segunda-feira (18). A edição mais recente do relatório mostra queda, pela terceira semana seguida, no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é referência para as metas de inflação. Enquanto na semana passada o índice era medido em 7,67%, passou para os 7,54% nesta semana.
Publicado pelo Banco Central, o Relatório FOCUS traz as expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. Atualmente, a publicação coleta informações de cerca de 140 instituições para os relatórios divulgados todas as segundas-feiras.
Apesar da queda seguida no IPCA, os números projetados para 2023 seguem subindo há 15 semanas, alcançando o valor esperado de 5,20%. O indicador calcula o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 cidades diferentes.
Outro indicador trazido pelo relatório é a projeção do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. A publicação mostra 1,75% de crescimento do PIB, mantendo a tendência de alta há três semanas. Já a projeção do PIB 2023 segue estável há um mês, com 0,50%.
A taxa de câmbio, ou seja, o custo do real em relação ao dólar americano, manteve a relação de 5,13 para 1 da última semana. A projeção para 2023 segue nos 5,10 para 1.
Por fim, o relatório traz a Taxa SELIC, ou taxa básica de juros, que está na marca de 13,75% ao ano. Principal instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, esse medidor influencia todas as outras taxas de juros (dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras). A projeção para 2023 subiu de 10,50% a.a. para 10,75 a.a.
Para acessar os números detalhados do Relatório FOCUS, acesse a publicação na plataforma digital do MAIS RN: bit.ly/3yUXfGV
Fonte: Blog do Pkd
Nenhum comentário:
Postar um comentário