RADIO WEB

terça-feira, 12 de abril de 2022

“Samba no Mercado” volta no fim do mês e ganha versão junina

Projetos culturais têm o objetivo de agregar comunidades, comércio e artistas, gerando trabalho e renda população

 


Alecrim, Rocas e Petrópolis. Os três bairros têm algo bem peculiar em comum: possuem mercados públicos que inspiram atividades artísticas, como é o caso do projeto Samba no Mercado, que volta a circular nestes endereços a partir do dia 30 de abril, com incentivo financeiro da Prefeitura do Natal. O anúncio deste e de outros projetos culturais viabilizados via emendas do vereador Raniere Barbosa foi feito nesta segunda-feira (11), no Sesc Restaurante, e contou com a presença de diversos artistas e lideranças comunitárias, que apoiam as iniciativas de fomento e inclusão sócio-cultural.

O vereador Raniere Barbosa relembrou que o Samba no Mercado vai se caracterizar de festa junina, ganhando a versão São João no Mercado, no mês de junho. Ele também destacou que a mobilização nos mercados atende não somente ao público, com a oferta de entretenimento, mas principalmente à reivindicação dos permissionários, saudosos dos eventos apoiados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, do qual foi titular. “A sociedade abraçou e artistas como Dodora Cardoso, Soanata, entre outros, apoiaram essa nossa ideia”, disse.

Paralelo aos shows nos mercados públicos, a proposta contempla oficinas de Capacitação Carnavalesca que serão realizadas por Francisca Cecília e Francisco Águia, integrantes da escola de samba Águia Dourada, do bairro do Alecrim. Segundo o presidente da APCA-RN (Associação dos Produtores Culturais e Artísticos), Amaury Jr., a ideia é favorecer o ambiente de criação e geração de renda para as pessoas das comunidades, que tiveram as atividades suspensas na pandemia. “Foram dois anos parados, sem carnaval, sem festa junina, essas pessoas agora precisam se reinventar”, afirmou.

Presente ao evento, o produtor cultural e cantor Fernando Luiz destacou a volta do projeto que beneficiará oito localidades da Capital, que terão vez e oportunidade de mostrar sua voz. “O Show das Comunidades volta para seguir realizando o que sempre foi meu objetivo: valorizar a arte e os artistas da nossa terra”, disse o artista.

Parceira do projeto, a Band RN vai cobrir e retransmitir os projetos Samba e São João no Mercado e também o Show das Comunidades, que começa dia 28 de abril e terá edições na comunidade África (Redinha), na Vila de Ponta Negra, dentre outros bairros. Ao todo, foram destinados R$ 638 mil em emendas impositivas para a realização dos projetos.

O secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes, representou o prefeito Álvaro Dias e destacou o empenho da gestão municipal quanto à valorização da identidade local. “O projeto vem a ser uma oportunidade de fazermos o resgate de nossa história, da nossa cultura”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário