RADIO WEB

quinta-feira, 7 de abril de 2022

América segura empate e o título

 Apoiado por um público de 19 mil torcedores na Arena das Dunas, o América conquistou o título do segundo turno, ao segurar o empate contra o ABC, provocando mais dois jogos entre os dois rivais para saber qual deles será o Campeão Estadual de 2022. A partida teve dois tempos distintos, com o Alvirrubro mandando no primeiro tempo e o ABC sendo bem superior na etapa complementar. (Baixe aqui o poster do campeão)


A partida que valia o título estadual para o ABC e o título do segundo turno para o América começou com as duas equipes tentando atacar, mas com muito cuidado na defesa. Americanos e abecedistas se mostravam muito concentrados em campo no sentido de evitar erros que viessem a comprometer as aspirações das equipes dentro dos noventa minutos, com isso, nos primeiros 15 minutos as únicas vezes que os dois ataques conseguiram colocar os goleiros em alerta, foi em cobranças de escanteio, mas as duas zagas prevaleceram e afastaram o perigo.

Com a vantagem do empate, para conquistar o segundo turno e provocar mais dois confrontos contra o Alvinegro, o time americano atuava com mais tranquilidade e chegou a ter uma suspeita  de pênalti anulada pelo VAR, após o zagueiro abecedista falhar na tentativa de cortar uma bola lançada pelo goleiro Bruno Pianissolla, deixando a bola passar livre para Wallace Pernambucano invadir a área perigosamente e perder a disputa com  Eduardo. Logo depois, Allan Dias sofreu uma entorse no tornozelo e foi obrigado a deixar o campo, desfalcando o setor de armação abecedista.

Melhor em campo e com o apoio de 19 mil torcedores, o América exibia um arsenal de armas atrás do primeiro gol e para ampliar a vantagem em relação ao adversário, Téssio nas cobranças de faltas e escanteios levava perigo com chutes bem colocados. O ABC parecia incomodado com a série de insucessos nos clássicos e pecava bastante nas tramas ofensivas.

A rigor, o ABC teve apenas uma, porém foi a chance mais clara da etapa inicial, quando Wallyson lançou Kelvin, que apareceu livre na cara do gol, mas na tentativa de encobrir o goleiro, Bruno Pianissolla levou a melhor e conseguiu a defesa.

O ABC mudou de postura na etapa complementar, marcou um gol anulado pelo VAR, por impedimento, e logo depois numa cobrança de falta, Wallyson por pouco não surpreendeu o goleiro Alvirrubro, que conseguiu se recuperar no lance e fez uma grande defesa. O goleiro voltou a salvar numa cabeçada de Eduardo, após uma bola erguida da área, que ele defendeu no reflexo.

O América deu o ar da graça na etapa, com uma bola rebatida pela  defesa, que  encontrou William livre no ataque, mas o jogador se precipitou na hora da conclusão. Depois de um desentendimento no meio-campo com troca de tapas, Zé Eduardo e Jefinho foram expulsos. O jogador americano ficou poucos minutos.

Precisando vencer, o ABC foi ao ataque nos minutos finais e mais uma vez obrigou o Bruno a realizar grande defesa, após um forte chute de Tallyson de fora da área. E segurou o título do segundo turno, com a última defesa num chute de Wallyson, que desviou no zagueiro. Foi a defesa do título.

VAR aparece em lancescapitais na decisão
O VAR mostrou sua importância para o futebol, ontem ele foi acionado em lances capitais e acertou primeiro ao fazer o árbitro Zandick Gondim voltar atrás num pênalti cometido em cima de Wallace Pernambucano. Num lance em que o zagueiro Eduardo do ABC acertou apenas a bola e o atacante americano buscou o contato na área e caiu.

Depois de conferir as imagens de vários modos, o árbitro decidiu voltar atrás na decisão.  O segundoi lance capital ocorreu no início do segundo tempo, quando o ABC balançou a rede americana, resultado que garantiria o título ao Alvinegro. Mas no lance, o zagueiro abecedista que ganhou a primeira disputa de bola na área, estava em posição de impedimento, anulando o resto da jogada.

  Pela primeira vez uma partida do Campeonato Potiguar vai contar com o auxílio do VAR, a empresa responsável pela captação das imagens será a mesma que faz o trabalho na Série A do Brasileiro. O árbitro Zandick Gondim teve à disposição uma equipe composta por profissionais experientes, munidos por nove câmeras, espalhadas em torno do campo. 

Bruno Pianissolla garante a conquista americana
Bruno Pianissolla esse foi o nome do jogo para o América. O goleiro acabou sendo o grabnde destaque da conquista alvirrubra na noite de ontem na Arena das Dunas. O mar vermelho que se formou nas arquibancadas da praça esportiva só teve a festa garantida devido a boa atuação desse jogador, que não teve adversário na questão de destaque.

“Sabiamos que seria um jogo difícil, o grupo lutou e trabalhou muito e ver esse espetáculo da torcida aqui. Sabemos que teremos mais duas partidas muito complicadas e já temos de olhar os erros cometido e as correções que devem ocorrer, para tentar buscar o título estadual”, disse o herói da noite.

Bruno foi fundemental e decisivo em, pelo menos, cinco lances capitais. Dois com Wallyson, num deles ia sendo encoberto numa falta cobrada pelo rival, mas se recuperou. Depois pegou uma cabeça de Eduardo a queima roupa, evitou o gol de Kelvin na chance mais clara do primeiro tempo e ainda pegou uma pancada dada de fora da área por Thalyson, que acertou um chute muito bem colocado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário