RADIO WEB

quarta-feira, 13 de abril de 2022

ABC vence o América e conquista o 57º título estadual de sua história

Vindo com um jejum de cinco confrontos sem vitória no clássico, o ABC escolheu o momento certo para dar o golpe fatal no América, vencer o segundo jogo da final do Estadual por 4 a 2 e garantir a conquista do 57º título no RN. Wallyson, que também amargava um jejum de gols de um mês, marcou duas vezes: um gol olímpico e outro de pênalti e mostrou realmente que o melhor do Mago ainda estava por vir. A vitória foi complementada por Jefinho e Fábio Lima. Elvinho e Wallace Pernambucano descontaram para o Alvirrubro.
Dono da casa, o ABC tratou de fazer as honras para torcida alvinegra, que compareceu em bom número ao estádio, e partiu para cima do América. Kelvin, destaque do primeiro jogo da final, ganhou a bola de três adversários e cruzou em busca de Wallyson, que acossado por Jean Pierre não conseguiu completar o lance, permitindo o corte da zaga.

O ABC continuou insistindo e numa falha de marcação adiantada do América permitiu que Felipinho avançasse livre até cruzar para Kelvin, acertar um bom chute de fora da área e obrigar Bruno Pianissolla a realizar a primeira boa defesa na decisão.

Burocrático no toque de bola atrás de encontrar brechas na zaga abecedista que voltou a contar com três zagueiros, o Alvirrubro não conseguia acertar o último passe, facilitando a vida dos defensores adversários. Até a metade da etapa inicial, a partida teve apenas um chute na direção do gol, mostrando que a preocupação de destruir era maior que a de construir jogadas ofensivas.

Com tamanha falta de espaços, o gol saiu num lance de escanteio, aos 27 minutos. Para os abecedistas ele foi de Wallyson que cobrou de forma bem fechada e acabou fazendo um gol olímpico. Antes de entrar a bola ainda bateu na trave. Mas ficou a dúvida se antes, a bola foi desviada de forma leve pelo zagueiro americano Lucas Rex.

O América acordou depois dos 40 minutos, quando Wallace Pernambucano criou uma boa chance e chutou para defesa de Pedro Paulo, mas depois ele conseguiu tabelar com Elvinho e deixar o companheiro na cara do gol. Elvinho entrou livre na área e decretou o empate aos 42 minutos, voltando a levar um clima de apreensão para as arquibancadas ao final da etapa.

Ao contrário do primeiro tempo, quem começou assustando no segundo tempo foi o América, que num lançamento de Elvinho para área, William Marcílio entrou por trás da zaga e quase virou o placar. Para sorte alvinegra, Pedro Paulo estava bem colocado e conseguiu realizar a defesa.

Aos 10 minutos, em outro lançamento, Araújo chegou primeiro na bola, tentou cruzar e Felipinho cortou com a mão. Daronco foi conferir o lance no VAR e assinalou o pênalti. Wallace Pernambucano assumiu a responsabilidade da cobrança e decretou a virada alvirrubra no Frasqueirão, marcando quarto gol nos clássicos na temporada e oitavo na briga pela artilharia, aos 12 minutos.

Depois de falhar feio no lance do pênalti, o lateral esquerda Felipinho se redimiu aos 24, quando tabelou com Wallyson e sofreu e foi derrubado na área. Dessa vez Daronco não necessitou nem do auxílio do VAR para apontar a marca da cal. Wallyson foi para batida e conseguiu converter deixando tudo igual no placar novamente.

Animado com o gol, o ABC buscou continuar no ataque e aos 29 minutos conseguiu a revirada em outra cobrança de escanteio. Dessa vez Wallyson cruzou, Jefinho cabeceou a bola desviou no zagueiro americano, Lucas Rex, e entrou. ABC 3 a 2.
Com Luiz Henrique e Mayco Félix, dois homens ofensivos, o América adiantou suas linhas e correu riscos. Tanto que o ABC esteve a ponto de matar o jogo duas vezes nos pés de Fábio Lima. Na primeira o atacante chutou e o goleiro Bruno salvou com o pé, na segunda, ele recebeu a bola na área, bateu, mas acertou o travessão.

Sem conseguir encaixar um bom ataque, o América tentou o empate num chute de Zé Eduardo, que passou por cima. Mas continuou deixando brechas na zaga, até que aos 44, Kelvin desceu pela direita, cruzou e Fábio Lima decretou a conquista do 57º título abecedista, fazendo 4 a 2. Depois disso foi só esperar o tempo passar até o apito final do árbitro.

Ficha
ABC
América
ABC: Pedro Paulo, Richardson (Thalles), Ícaro e Eduardo; Raphael (Jefinho), Erick Varão, Marquinhos e Felipinho; Kelvin (William), Wallyson e Fábio Lima (Daniel Porozo). Técnico: Fernando Marchiori.

América: Bruno Pianissolla, Felipinho (Luiz Henrique), Jean Pierre, Lucas Rex e Felipe Cruz (Leozinho); Juninho, Araújo e William (Téssio); Elvinho (Maycon Félix), Wallace Pernambucano (Zé Eduardo) e Bebeto. Técnico: Leandro Sena.

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Gols: Wallyson/ABC (27’/1ºT e 25'/2T), Elvinho/AME (43'/1T) (42’/1ºT), Wallace Pernambucano)AME (12')2T) e Fábio Lima/ABC (44'/2T)
Local: Estádio Frasqueirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário