Brasileiros celebram o Dia dos Namorados dia 12 de junho. Você sabe por que a data difere no país para o restante do planeta?
Fevereiro é um mês especial para casais de namorados ao redor do mundo. Afinal, é o mês em que se comemora o Valentine's Day, no dia 14. No Brasil, porém, o Dia dos Namorados é celebrado apenas dia 12 de junho. Você sabe por que há essa diferença nas datas? O Bolavip Brasil te conta o motivo.
O Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil desde 1948. A criação da data se deu após devido a uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria Jr. Ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para tentar alavancar a vendas em junho, mês em que costumavam ser fracas.
Foi aí que Doria cogitou criar uma data que estimulasse o consumo, como no caso do Dia das Mães e dos Pais, que filhos presenteiam seus pais. Ele pensou, então, no Dia dos Namorados, pois, assim, os casais iriam às compras e trocariam presentes.
A escolha do dia (12) também foi estratégica. Doria pensou em um dia antes da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro e um dos santos mais queridos pelos brasileiros. Decidida a data, o publicitário criou a primeira propaganda instituindo a data como Dia dos Namorados no Brasil. O slogam era "não é só com beijos que se prova o amor".
Já no resto do mundo, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine's Day (Dia de São Valentim), a história que se conta para a instituição do dia 14 de fevereiro remete a São Valentim, um padre de Roma que foi condenado à pena de morte e que enviou no dia do cumprimento de sua sentença uma carta de amor à mulher que estava apaixonado.Assim se originou a prática de mandar cartas à pessoa amada no dia 14 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário