A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou hoje novas medidas para restringir a circulação de pessoas no estado. O decreto prevê lockdown aos domingos, quando é proibido o deslocamento, exceto para acesso aos serviços essenciais, e toque de recolher das 20h às 6h durante a semana.
"Agora, conclamamos a sociedade para fazer sua parte. É um momento de união e solidariedade. É um pacto em defesa da vida que exige atitude, gestos e ações concretas como essa", afirmou ela durante entrevista coletiva.
Aos domingos, ressaltou a governadora Fátima, feiras livres, supermercados, padarias e outros estabelecimentos para abastecimento alimentar ficam permitidos. Farmácias e serviços de saúde também podem abrir. Além disso, o transporte de passageiros ou uso de veículo próprio podem acontecer nos seguintes cenários: deslocamento entre trabalho e domicílio e também para acessar serviços essenciais e em situações de emergência.
Segundo a governadora, Natal e a região metropolitana estão com cerca de 94% dos leitos críticos de UTI ocupados, além de 72 pacientes na fila. Ela classificou o cenário como um pré-colapso. "O sistema de saúde ainda está funcionando, por isso um pré-colapso. Infelizmente acontece aqui e em todo o país".
Não podemos, de maneira nenhuma, nos omitir. O cenário e de guerra e exige medidas duras e enérgicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário