RADIO WEB

domingo, 30 de agosto de 2020

Jovem procura ex-namorado na internet e descobre que ele é um serial killer

Rafael fez uma viagem para Londres aos 19 anos e conheceu um homem via site de relacionamento. Depois decidiu “stalkear” o rapaz e descobriu que seu ex-namorado foi condenado a prisão perpétua por assassinar quatro jovens gays.

O programa Que História é Essa, Porchat?, apresentado pelo humorista Fábio Porchat na GNT, divulgou uma história bem bizarra e maluca no programa dessa terça-feira, 25.

Rafael, um dos participantes do programa, contou que fez uma viagem para Londres aos 19 anos e conheceu um homem via site de relacionamento. Ele foi morar com o homem durante um mês, mas acabou voltando ao Brasil.

Um bom tempo depois, já em outro relacionamento, Rafael decidiu “stalkear” o rapaz. Até aí, tudo bem. Quem nunca, né?! Acontece que o rapaz descobriu que seu ex-namorado foi condenado a prisão perpétua por assassinar quatro jovens gays.

Rafael contou que ele tinha a mesma idade que os jovens mortos por Stephen Port, nome do ex-namorado, na época em que morou com ele. “A gente morou juntos em 2012 e o primeiro assassinato dele foi em 2014”, explicou o rapaz ao humorista.

“Ele tinha uma tara doentia de ter relações sexuais com pessoas desacordadas. Então ele drogava essas pessoas novas e abusava delas. Mas os assassinatos que ele cometeu foi por overdose, ele deu droga para a pessoa e plantava droga no bolso das pessoas para acreditar que eles tinham se drogado”, finalizou Rafael.

O caso

Segundo informações do portal Daily Record, Stephen Port, agora com 45 anos, drogou e estuprou quatro jovens gays e jogou seus corpos perto de sua casa em Barking, leste de Londres, entre 2014 e 2015.

Port procurava suas vítimas em sites de namoro. Ele foi condenado a prisão perpétua pelos assassinatos do estudante de moda Anthony Walgate, de 23 anos, Gabriel Kovari, de 22, o chef Daniel Whitworth, de 21, e Jack Taylor, de 25, motorista de caminhão empilhadeira de Dagenham.

Wesley Safadão só soube que estava infectado quando iria ao Faustão

No lugar de Safadão, o Domingão terá um quadro de reserva sobre brega, como já houve em relação a axé e sertanejo. Safadão, no entanto, chegou a ser anunciado como a grande atração do programa deste domingo

O cancelamento da presença de Wesley Safadão na próxima edição do Domingão do Faustão ocorreu horas antes da gravação do programa, nesta sexta-feira, 28, quando ele recebeu o resultado do teste de Covid-19 com resultado positivo. O caso foi o primeiro alerta concreto do risco que representa a retomada das gravações na emissora.

Ao mesmo tempo, a realização de testes para profissionais e convidados mostrou que a empresa vem agindo com cautela para a retomada.No lugar de Safadão, o Domingão terá um quadro de reserva sobre brega, como já houve em relação a axé e sertanejo.

Safadão, no entanto, chegou a ser anunciado como a grande atração do programa deste domingo. Na ausência dele, a atração mais esperada para o dia será o anúncio dos primeiros nomes do elenco da próxima rodada da Dança dos Famosos.

Ao menos 40 golfinhos são encontrados mortos após derramamento de óleo no oceano

Número de animais mortos pode aumentar. Caso aconteceu nas Ilhas Maurício, país da África localizado no Oceano Índico

Pelo menos 40 golfinhos foram encontrados mortos nas Ilhas Maurício, país da África localizado no Oceano Índico, desde segunda-feira 27, numa área afetada por um derramamento de óleo após um navio japonês naufragado quebrar e começar a despejar a substância no final do mês de julho. 

O número de animais mortos pode aumentar. Yasfeer Heenaye, um pescador local de 31 anos, disse à Reuters disse que viu quase 200 golfinhos dentro de um recife na manhã de sexta-feira 28 e, aproximadamente, 30 deles estavam mortos. 

“Dentro do recife há derramamento de óleo na água – se eles ficarem dentro talvez todos morram – mas se saírem talvez sobrevivam. Estávamos tentando empurrar os golfinhos para fora do recife, fazendo barulho no barco para fazer com que os eles saíssem do local”, disse ele.

Os resultados da autópsia de 25 golfinhos, que chegaram à costa na última semana, são esperados nos próximos dias, disse Jasvin Sok Appadu, do ministério da pesca das Ilhas Maurício.

Até agora, os veterinários examinaram apenas dois deles, que apresentavam sinais de ferimentos, mas nenhum traço de hidrocarbonetos foi encontrado em seus corpos, de acordo com os resultados da autópsia preliminar. 

Na última quinta-feira, o Greenpeace pediu ao governo das Ilhas Maurício para abrir uma “investigação urgente, a fim de apurar a causa das mortes e quaisquer ligações com o derramamento de óleo de Wakashio”.

Furacão Laura deixa 14 mortos no sul dos EUA

“Podemos ficar aliviados”, disse o governador de Louisiana, John Bel Edwards enfatizando que seu estado não sofreu as “devastações catastróficas” anunciadas

Um dos mais violentos a atingir o estado de Louisiana em mais de 150 anos, o furacão deixou pelo menos 14 mortos no sul dos Estados Unidos, mas causou menos danos do que se antecipava.

“Podemos ficar aliviados”, disse o governador de Louisiana, John Bel Edwards, em entrevista coletiva, enfatizando que seu estado não sofreu as “devastações catastróficas” anunciadas.

“Embora tenhamos sofrido muitos danos”, frisou, referindo-se à “vida despedaçada” de milhares de habitantes.

Em seu caminho pelo Caribe, Laura já havia causado grandes enchentes há uma semana no Haiti e na República Dominicana. Pelo menos 31 pessoas morreram no primeiro, e quatro, no segundo.

Transformando-se em uma tempestade tropical na tarde de quinta-feira, Laura se fortaleceu novamente antes de atingir os Estados Unidos como um furacão de categoria 4 (de uma escala máxima de 5), por volta da 1h local (3h de sexta em Brasília).

Chegou pela cidade costeira de Cameron, perto da fronteira com o Texas, no Golfo do México, com ventos de 240 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).

Laura é o furacão mais potente a atingir Louisiana em um século e meio, conforme dados coletados pelo pesquisador da Universidade do Colorado e especialista em furacões Philip Klotzbach.

A passagem do furacão deixou pelo menos dez mortos neste estado, e quatro, no vizinho Texas. A maioria faleceu pela inalação de monóxido de carbono emitido por geradores elétricos portáteis usados em ambientes fechados, devido aos cortes de energia.

Outras quatro pessoas perderam a vida em Louisiana, devido à queda de árvores sobre suas casas. Uma outra vítima morreu afogada, no naufrágio de seu barco provocado pelos fortes ventos.

Na sexta-feira, havia 464.813 usuários sem eletricidade em Louisiana, de acordo com o site Poweroutage.us.

A violência do vento quebrou as janelas de um grande prédio em Lake Charles, uma cidade da Louisiana conhecida por suas refinarias de petróleo, a principal fonte econômica da região.

Na mesma localidade, foi registrado o incêndio em uma fábrica de produtos químicos. A ocorrência gerou uma nuvem tóxica gigantesca que obrigou os moradores a se refugiarem em suas casas.

– De furação a tormenta tropical –

Os meteorologistas alertaram sobre o risco de inundações no norte da Louisiana e no sul do Arkansas. O presidente Donald Trump anunciou que visitará Texas e Louisiana “sábado, ou domingo”.

Quinze anos após o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans e afetou profundamente os habitantes de Louisiana, as autoridades locais aconselharam a população a ter cautela.

Técnica que se demitiu após goleiro Bruno ser contratado faz revelações

Rose Costa diz que pediu desligamento ao saber da contratação, recebeu apoio de suas jogadores, mas não conseguiu mais trabalhar após o episódio

Se antigamente os espaços no campo profissional eram mais restritos para as mulheres, hoje há uma defesa da sociedade mais igualitária. As desigualdades ainda persistem, mas a luta pelo respeito à representatividade feminina ganha força a mais de 3 mil quilômetros do Ceará. A voz de Rose Costa alertou para um problema vivenciado todos os dias pela nossa sociedade: o feminicídio.

Rose é ex-técnica da equipe feminina do Rio Branco/AC e recebeu a missão do presidente do time, Valdemar Neto, de reerguer o elenco feminino que tinha uma história tradicional em competições nacionais.

O trabalho de Rose começou no início do ano, mas por conta da pandemia de Covid-19, as atividades foram paralisadas. No entanto, em julho, a educadora física pediu desligamento do cargo, após saber da contratação do goleiro Bruno, condenado pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, além do sequestro e cárcere privado do filho que teve com a modelo, atualmente com 10 anos.

O goleiro teve progressão de pena e está em regime semiaberto desde julho do ano passado.”Eu fiquei sabendo pela imprensa da contratação do goleiro Bruno e, imediatamente, conversei com o dirigente do clube e expus a minha indignação. Rio Branco é um time renomado na nossa cidade, um clube preocupado com a capacidade de formação, cidadania do atleta e coloca como a estrela do time um feminicida”, expõe Rose.

A ex-técnica ainda tentou conversar com os dirigentes, mas a decisão não teria volta. Após a repercussão negativa sobre o desligamento, alguns dirigentes disseram que Rose não tinha vínculo algum com o time. “O presidente chegou até a negar que eu estivesse à frente da equipe feminina. Acho que foi uma forma de tentar que o nome do goleiro fosse abraçado pela cidade”.

Se de um lado houve apoio da diretoria para que o goleiro fosse “abraçado” pelo time, por outro, houve também uma onda de solidariedade em apoio à decisão da técnica Rose Costa. As atletas que eram comandadas por ela se sentiram desrespeitadas e se posicionaram.

Sexto clube

O Rio Branco/AC é 6º time brasileiro que busca o goleiro Bruno para compor o elenco. Antes, Operário/MT, Fluminense/BA, Poços de Caldas/MG, Barbalha e Boa Esporte chegaram a acertar detalhes da contratação, mas desistiram após a repercussão negativa do anúncio.

Rose acredita que é preciso que haja uma ressocialização. Ela diz que não é contra que o goleiro se reintegre à sociedade, mas ela ressalta que, como Bruno foi condenado, deveria cumprir toda a pena na cadeia, longe do posto de ídolo.

“Ele está com tornozeleira eletrônica, como vai atuar no fim de semana? As crianças da categoria de base não sabem da história e já idolatram o goleiro. Como será esse processo, um criminoso envolvido numa morte de uma mulher, esconde o filho e é ídolo?”, questiona Rose.

Desrespeito

Até hoje, Rose está desempregada após a decisão de deixar o Rio Branco. “Nossa sociedade ainda é extremamente machista. Esse machismo não vem só dos homens, mas está velado também com algumas mulheres. Algumas mulheres na cidade fizeram questão de se colocar a favor dele ou achando que o que ele fez já foi pago. Meu entendimento é que as leis foram muito brandas. Ele tá tendo as oportunidades e qual oportunidade que Eliza teve?”, pontuou.

Cães são treinados para atuar como salva-vidas em praias da Itália

Duas raças diferentes estão sendo treinadas por um grupo de mulheres, em uma praia no oeste do país, a 80 quilômetros de Roma

Apesar da pandemia, muita gente tem aproveitado para voltar às praias no verão europeu. Na Itália, uma novidade tem chamado a atenção. Um grupo de salva-vidas diferente vem garantindo a segurança dos banhistas: é a unidade canina de salvamento.

Duas raças diferentes estão sendo treinadas por um grupo de mulheres, em uma praia no oeste do país, a 80 quilômetros de Roma. Labradores e golden retrievers atuam por todo o litoral italiano no auxílio às salva-vidas nos resgates aquáticos.

Embora pareça divertido, o assunto é sério. O grupo salva, em média, 40 vidas por ano, e o treinamento para os cachorros é intenso. Eles se preparam por 1 ano antes de poder entrar em ação.

O que é o câncer de cólon, doença contra a qual lutava Chadwick Boseman, o “Pantera Negra”

Tumor que atinge o intestino grosso é a segunda maior causa de morte por câncer nos Estados Unidos

Estrela do filme Pantera Negra, o ator Chadwick Boseman morreu, na noite de sexta-feira (28), depois de passar quase quatro anos lutando contra um câncer de cólon. Segunda maior causa de morte por câncer nos Estados Unidos, a doença que atinge o intestino grosso é comum, mas pode ser evitada com bons hábitos e, quando diagnosticada precocemente, tem até 90% de chances de cura. 

Boa parte desses tumores se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do órgão. O câncer de intestino pode ter diversas origens, incluindo mutações genéticas associadas a certos comportamentos. São considerados fatores de risco o consumo frequente de carne vermelha e alimentos ultraprocessados, além da obesidade. Sua incidência também está ligada a fatores hereditários. 

 —  Esse é um tipo de câncer bem comum, principalmente entre os homens, e particularmente no Ocidente, onde hábitos como o consumo de carne vermelha e embutidos e a pouca ingestão de fibras é grande  —  explica o oncologista Edson Paganotto. 

Segundo o especialista, esse tipo de tumor, de um modo geral, acomete pacientes com idade a partir dos 60 anos. Casos como o Boseman, diagnosticado aos 39 anos, são raros, e geralmente estão associados a síndromes hereditárias. 

Por atingir um órgão de grande extensão, a doença pode se desenvolver de forma silenciosa, sem sintomas. Quando os tumores estão perto do ânus, pode haver episódios de diarreia, constipação e dor abdominal. Já nos casos em que a doença se desenvolve em pontos mais distantes, é possível que o paciente apresente anemia, fraqueza e perda de peso. 

O exame mais comum para diagnosticar a doença é a colonoscopia. Através dela, é possível detectar a presença dos pólipos e, se for o caso, realizar a sua retirada antes que se tornem malignos. 

Em razão da alta incidência da doença, é recomendado que os pacientes façam o exame de forma preventiva a partir dos 45 anos, repetindo a cada cinco anos. Quando há histórico da doença na família, a orientação é de que os exames comecem a ser realizados, pelo menos, 10 anos antes da idade em que o familiar recebeu o diagnóstico. 

Entre os tratamentos mais comuns quando a doença é diagnosticada estão a cirurgia e a quimioterapia. A radioterapia é reservada, na maioria das vezes, para tumores do reto.

O tamanho do problema

O Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano de 2020 a 2022, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de cólon deve ser o quarto mais incidente, com 41 mil casos (atrás do câncer de pele, do câncer de mama e do câncer de próstata).

Um em cada três casos de câncer poderiam, segundo o Inca, ser evitados pela redução ou a eliminação de fatores de risco como, por exemplo, tabagismo e obesidade. Atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar a doença. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Sair de graça? Barcelona pede 700 milhões de euros por Messi

Times, como o Inter de Milão, veem no jogador possibilidades para transformar a equipe de novo em uma força europeia

Quando o Barcelona confirmou ter recebido um pedido dos advogados de Lionel Messi informando que o argentino quer encerrar um dos relacionamentos mais duradouros do futebol, dirigentes dos maiores clubes da Europa esfregaram as mãos.

É como se a Mona Lisa de repente se tornasse disponível no mercado de arte, tal é o status de Messi no futebol, apesar de o jogador ter 33 anos e de sua magia estar suscetível a desaparecer em breve.

Alguns clubes já estão sendo apontados como próximo destino de Messi, sendo o mais provável, de acordo com casas de apostas, um reencontro com seu ex-técnico Pep Guardiola no Manchester City.

Fala-se também de Messi unir forças na Juventus com Cristiano Ronaldo, seu rival de longa data na disputa pelo título de melhor jogador do mundo, ou jogar novamente com Neymar no Paris Saint-Germain, numa tentativa do clube francês de buscar o título inédito da Liga dos Campeões.

Os proprietários chineses da Inter de Milão também veem Messi como o jogador para transformar a equipe de novo em uma força europeia.

Canais de esportes na TV e mídias sociais estavam fervilhando, nesta quarta-feira, com a decisão bombástica de Messi de deixar o Barça.

Divergências em cláusulas

No entanto, apesar da comoção inevitável, não é certo de que Messi terá várias opções, caso a saída do argentino do gigante catalão, onde chegou na adolescência em 2001, seja mesmo confirmada.

Messi insiste que uma cláusula em seu contrato permite que ele saia de graça — um cenário que atrairia um frenesi de pretendentes.

O Barcelona, porém, afirma que a cláusula expirou, e qualquer interessado precisaria pagar uma rescisão de 700 milhões de euros (cerca de R$ 4,6 bilhões) para levar Messi.

Se o Barcelona se mantiver firme, isso tirará a maioria dos compradores em potencial do jogo, especialmente com a demanda salarial de 1 milhão de euros (R$ 6,6 milhões) por semana de Messi.

Os homens de marketing apontarão para uma avalanche de vendas de camisetas e merchandising que Messi garantiria, sem falar que seus fãs ao redor do mundo aumentariam a base de torcedores do clube.

Finanças à parte, há um ponto de interrogação ainda maior pairando sobre Messi. Ele estaria em decadência?

Parece rude sugerir isso de um jogador que continua sendo o coração de um dos maiores clubes da Europa, o qual ajudou a ganhar mais de 30 troféus, mas nenhum na última temporada.

No entanto, seus 31 gols em todas as competições na última temporada, impressionantes para os padrões comuns, não foram excepcionais. Afinal, é um jogador que detém o recorde de 444 gols no Campeonato Espanhol. Ele já marcou 79 gols em um calendário anual e é o único jogador a marcar mais de 40 gols por seu clube em 10 temporadas consecutivas.

Nos pênaltis, América perde para Juventude (RS) por 5×3

No tempo regulamentar, times empataram por 1x1

Após novo empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o América foi superado pelo Juventude (RS) nos pênaltis por 5 a 3 durante partida válida pela Copa do Brasil, realizada na Arena das Dunas, em Natal, nesta quarta-feira 26.

Com o resultado, o América também perde os R$ 2 milhões da classificação para a quarta fase do torneio nacional.

O jogador do time gaúcho, Odivan Koerich, marcou o primeiro gol da partida, aos 39 minutos de bola em campo. Já no segundo tempo, o alvirrubro potiguar balançou as redes após lance de Zé Roberto.

O América volta a campo na próxima segunda-feira 31, às 20h30, para enfrentar o ABC no último jogo do segundo turno do Campeonato Potiguar.

Amém Ore em uma trajetória de luta e representatividade

Natalense de 19 anos, André Lima, mais conhecido pelo nome artístico Amém Ore, busca falar sobre a vivência trans e a ancestralidade negra em um rap autoral

Muitos falam sobre representatividade, poucos realmente conhecem o significado da palavra em um contexto social e tangível. Ser representado, em um sentido amplo, é ser visível. É ter existência. Aquele que não consegue ser notado, muitas vezes por causa de determinados fatores opressores, entra em um caminho repleto de invisibilidade em vários aspectos da vida.   

É este percurso que o natalense André Lima, de 19 anos, quer evitar. Ele nasceu no corpo de uma mulher e, recentemente, se descobriu homem trans. “Foram anos de questionamentos até conseguir entender o que se passava em mim. É por isso que falo sobre isso na minha música: para que alguém que esteja passando pelo mesmo processo, possa ter uma referência”, contou em entrevista ao Agora RN.  

Apesar da pouca idade, o jovem já tem sete anos de carreira. “Tudo começou na escola. Venci um concurso de poesia e, desde então, não paro de escrever e compor rimas”. André é rapper e encontra no hip hop uma forma de homenagear a ancestralidade preta, além de narrar uma experiência mais particular como uma pessoa parte da comunidade LGBTQIA+.   

Em contraposição ao antigo mundo religioso, o rapper escolheu Amém para integrar o nome artístico em um gesto de apreciação crítica. Ore é a sigla de orgulho, raiva e ego – características da personalidade de André que ele gostaria de mudar. “Então esse apelido pode simbolizar defeitos e preconceitos que requerem uma reavaliação, que deve ser feita tanto por mim quanto pela sociedade”.  

Na última semana, o músico lançou o single “Family Friendly”, que retrata as injustiças sofridas nas comunidades quando há ocorrências de abuso policial. “Morei no Planalto, Felipe Camarão e hoje moro em Mãe Luiza. Tudo que aprendi vivendo na periferia é incorporado ao meu rap. Apesar da violência recorrente, temos um povo de garra que, com força de vontade, sai de casa todos os dias em busca de uma realidade digna”, relatou.  

Inspirado por artistas nacionais como Emicida, Projota e Rashid, e por rappers da cena local, o primeiro EP de Amém Ore, intitulado “IRA”, tem três músicas autorais e foi lançado no fim de julho pela StoneOne Records. A faixa “Banzo” traz a luta antirracista; “Amém” ressignifica a melancolia acerca das dúvidas sobre gêneros; e “Cuarentena” analisa os efeitos da pandemia da Covid-19 que podem, de acordo com o cantor, ressaltar a desigualdade social a longo prazo.  

O discurso indagador das composições do jovem é crucial para fortalecer e valorizar a identidade cultural tão extensa e plural existente nos mais diversos grupos. “Esse sempre será meu intuito na música. Alcançar um respeito mútuo não é apenas uma idealização, algo impossível. Se a organização da democracia existe, vamos brigar por ela. Vamos transformar o sistema. Acredito que, um dia, seremos protagonistas das nossas próprias histórias”.   

Fábio Faria ataca Fátima Bezerra: “Empresas deixam o Estado pela sua incapacidade administrativa”

Ministro das Comunicações disse que “satisfeito nenhum potiguar fica” com a decisão da Petrobras de sair do Estado, mas frisou que as decisões da estatal são “técnicas”

O ministro das Comunicações, o deputado federal licenciado Fábio Faria (PSD-RN), reagiu às críticas que a governadora Fátima Bezerra fez ao Governo Federal e à Petrobras, em função do anúncio da saída da estatal do Rio Grande do Norte.

Fábio disse que “satisfeito nenhum potiguar fica” com a decisão da empresa, mas frisou que as decisões da Petrobras são “técnicas”.

“Preocupante o anúncio do fim das operações da Petrobras no RN, mas é preciso considerar a estratégia da companhia de otimizar seu portfólio e aprimorar a alocação de seu capital”, afirmou.

Segundo o ministro, “neste governo liberal, a Petrobras é uma empresa totalmente independente, não está à mercê de interesses de terceiros, não virou puxadinho e nem foi loteada entre grupos políticos”. “As decisões de investimentos são técnicas e visam a viabilidade econômica”, complementou.

O potiguar ressaltou que, em outros momentos, a Petrobras tentou sair do Rio Grande do Norte, mas permaneceu no Estado porque foi convencida de que havia retorno dos seus investimentos. Agora, ele culpa a gestão estadual pela saída da estatal.

“Na gestão da atual governadora, grandes empresas já deixaram ou ameaçam abandonar o Estado devido à sua incapacidade administrativa, como a Inframérica, que desistiu do Aeroporto de São Gonçalo”.

O ministro das Comunicações aproveitou, ainda, para criticar a governadora Fátima Bezerra. “É lamentável que esse grito de indignação da governadora não tenha acontecido quando operaram o maior escândalo de corrupção do mundo dentro de uma empresa”, afirmou.

Fábio disse ainda que a decisão é preocupante, mas pediu calma em relação ao assunto. “Vamos escutar o que a empresa tem a falar e que prevaleça o melhor para o Estado”.

O deputado licenciado pelo Rio Grande do Norte comentou, ainda, que está à disposição do Governo do Estado para dialogar sobre o assunto. “Nunca fui procurado pela governadora, nem como parlamentar, nem como ministro, para tratar do tema. Infelizmente, a governadora se trancou em seu próprio lockdown”, encerrou.

Deputados e senadores entram na Justiça para impedir debandada da Petrobras do Rio Grande do Norte

Parlamentares alegam que a ação é movida para anular atos lesivos ao patrimônio público e de sociedades de economia mista, como é o caso da Petrobras

Dois deputados federais e dois senadores do Rio Grande do Norte protocolaram uma ação popular com um pedido liminar na Justiça Federal nesta quarta-feira 26 para impedir o encerramento das atividades da Petrobras no estado. Segundo a governadora Fátima Bezerra, a saída da empresa ameaça mais de 5 mil empregos no RN.

Os senadores Jean Paul Prates (PT) e Zenaide Maia (PROS), e mais os deputados federais Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB), alegam que a ação é movida para anular atos lesivos ao patrimônio público e de sociedades de economia mista, como é o caso da Petrobras.

Nesta semana, a Petrobras anunciou a venda de todos os ativos do Polo Potiguar, o que resultará em um prejuízo de proporções ainda não completamente estimadas, mas que, de imediato, ameaça 5,6 mil trabalhadores que atuam direta e indiretamente no Polo; além de afetar a distribuição de royalties. Em 2019, o estado recebeu R$ 15 milhões e, apesar da pandemia, acumulou mais de R$ 11 milhões até agosto de 2020.

Para o senador Jean Paul Prates, a venda de ativos da Petrobras no Rio Grande do Norte e em outros estados não está “acabando com monopólios” e sim gerando monopólios privados incontroláveis. “De que adiantou conquistarmos a autossuficiência em petróleo para o País se, na hora de desfrutar de seus benefícios, vamos entregar as refinarias e viver num Brasil que pagará combustíveis, fertilizantes, asfaltos e petroquímicos a preço “internacionais” – ou seja, como se não produzíssemos UMA GOTA deles aqui. De que valeu todo o esforço das gerações que nos antecederam? Não foram criadas, muito menos informadas aos compradores, as regras e limitações que deveriam se aplicar à sua atuação”, ressalta.

Para a deputada federal Natália Bonavides, é preciso enfrentar a política de desmonte da Petrobras, que acaba com empregos e lesa o patrimônio público brasileiro. “O anúncio da saída da Petrobras do RN é um ataque brutal contra o povo potiguar. A empresa, que é um patrimônio nacional, possui papel estratégico no desenvolvimento regional, com geração de empregos e riquezas para o estado. Lutaremos contra esse retrocesso”, destacou a deputada.

O deputado Rafael Motta, ainda em 2019, protocolou um pedido de informações ao Ministério de Minas e Energia questionando os impactos socioeconômicos do desinvestimento no estado. “Naquela época, só se falava nos campos de Ponta do Mel e Redonda. Tivemos uma resposta vaga do Governo Federal. Agora, anunciaram a venda da Refinaria de Guamaré, que é responsável pelo beneficiamento de todo o petróleo do estado. A Petrobras sempre foi um instrumento importante de desenvolvimento regional e é estratégica para o Rio Grande do Norte”, afirma Rafael.

Já a senadora Zenaide Maia adverte para o momento delicado para discutir o assunto. “Eu sou contra essa política de entregar os ativos do País. Vender a Petrobras do Rio Grande do Norte sem nenhuma discussão no Congresso Nacional é errado, é um absurdo. Foi com impostos que construímos a Refinaria Potiguar Clara Camarão para beneficiar QAV, óleo diesel e gasolina. O Brasil investiu muitos anos buscando a autossuficiência em petróleo e, agora, essa política que não investe em nada para justificar a venda do nosso patrimônio, quer destruir anos de trabalho, gerar ainda mais desemprego, e o pior: num momento como este, que estamos vivendo, de pandemia”.

“Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, diz Bolsonaro ao recusar proposta para o Renda Brasil

Presidente deu prazo, até a sexta-feira 28, para que o ministro da Economia apresente uma nova proposta para o Renda Brasil, novo programa que pode substituir o atual Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que recusou a proposta enviada pela sua equipe econômica do Renda Brasil. O novo programa pode substituir o atual Bolsa Família.

Ele participou nesta quarta 26 de cerimônia de retomada de funcionamento de um alto forno da Usiminas, em Ipatinga (MG), fechado em decorrência da pandemia.

“Ontem discutimos a possível proposta do renda Brasil e eu falei ‘tá suspenso’. Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu pra mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, disse.

O ministro Paulo Guedes (Economia) avisou ao presidente Jair Bolsonaro que o novo programa social do governo só terá benefício médio superior a R$ 300 se as deduções do IR (Imposto de Renda) da pessoa física forem extintas.

O presidente falou do auxilio emergencial de R$ 600 em tom de autoelogio ao seu governo, sem saber ainda precisar o valor do benefício que continuará até o fim do ano. “Resolvemos estender até dezembro. O valor não será R$ 200 nem R$ 600”, disse. “Lamentavelmente como é emergencial, tem que ter um ponto final”.

Bolsonaro também deu um prazo de três dias, até a próxima sexta-feira 28, para que o ministro da Economia apresente uma nova proposta para o Renda Brasil. 

O desenho apresentado na terça 25, em reunião no Palácio do Planalto, previa a revisão ou extinção de outros benefícios, como o abono salarial, o que foi rejeitado por Bolsonaro.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

25 DE AGOSTO "DIA DO SOLDADO"

Neste 25 de agosto, homenageando o nascimento do Duque de Caxias, comemoramos o Dia do Soldado.

O Brasil agradece a todos estes bravos guerreiros que se dedicam à manutenção da paz e à defesa da soberania de nosso país. 🇧🇷

Cobra é atropelada por avião e aterrissagens são suspensas no Aeroporto do Recife

Aterrissagens foram suspensas durante 11 minutos pra a remoção do animal e realização dos procedimentos de segurança

Uma cobra foi atropelada por um avião que aterrizava no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul, na tarde do último sábado 22.

De acordo com a Aena Brasil, que gerencia o terminal, as aterrissagens foram suspensas durante 11 minutos pra a remoção do animal e realização dos procedimentos de segurança.

Não foi revelada a companhia do aeronave do incidente.

Por meio de nota, a Aena Brasil ainda informou que, durante esse intervalo de 11 minutos, duas aeronaves sobrevoaram o aeroporto aguardando a liberação da pista para o pouso, “que aconteceu sem qualquer intercorrência”.

Grávida, Simone testa negativo para Covid-19 após Simaria ter diagnóstico positivo para doença

Simaria testou positivo após realizar um exame de rotina antes de viajar para a Europa com o marido. Simone havia visitado a irmã dias antes de sair o resultado do teste

A cantora Simone testou negativo para Covid-19 após sua irmã, Simaria, apresentar diagnóstico positivo para doença. Simone está grávida do seu segundo filho com Kaká Diniz, com quem já tem Henry. 

Simone usou as redes sociais na última segunda-feira 24 para revelar que esteve na casa da irmã antes do resultado dela para Covid-19 ser divulgado. Simaria e o marido haviam realizado o teste porque iam viajar para a Espanha, onde ele tem família. 

“Ela tinha feito os exames um dia antes de coronavírus. Simaria, o marido. Ela precisava dos exames para poder viajar. Deu positivo e ela ficou desesperada. Me ligou e falou: ‘Minha irmã, estou preocupada com você. Testei positivo'”, contou.

A cantora Simone disse que foi a casa da irmã para buscar os sobrinhos para brincar com Henry. “Cheguei na casa dela, abracei ela, me deu beijo, tudo normal. E aí ela disse ‘minha irmã faz aí uma maquiagenzinha porque eu quero te dar um presentinho. Eu quero guardar a foto’. Ela falou”, disse.

Simone aproveitou o momento para gravar um vídeo para o canal dela no YouTube, a fim de compartilhar com os fãs o primeiro presente que Simaria deu para o bebê. “A gente gravou juntas, me emocionei no vídeo. Chorei porque foi muito lindo o presente, muito especial. A gente se abraçou, dei um beijo nela, a gente se declarou, falou que ama uma a outra”, detalhou. 

Desembargador que rasgou multa é afastado pelo CNJ, mas manterá salário

Conselho Nacional de Justiça abriu um processo administrativo para apurar a conduta de Siqueira

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O conselho abriu um processo administrativo para apurar a conduta de Siqueira, que ficará suspenso das funções de desembargador, mas seguirá recebendo seu salário.

A informação de que o CNJ iria suspender Siqueira foi antecipada nesta segunda-feira 24 pela âncora da CNN.

Eduardo Siqueira foi filmado rasgando uma multa que ganhou por se recusar a usar máscara de proteção contra a Covid-19, na cidade de Santos (SP). Ele também ofendeu o guarda que o abordou.

Ronaldinho Gaúcho e irmão chegam ao Brasil após liberação da Justiça

Eles informaram onde irão morar para as autoridades paraguaias, além de terem pago uma multa que será revertida para ações de caridade

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis Moreira chegaram ao Brasil nesta terça-feira 25, após terem sido liberados para voltar ao país pela Justiça do Paraguai, onde estavam em prisão domiciliar. Eles desembarcaram do voo fretado, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A prisão de ambos ocorreu em março último, após entrarem no Paraguai e serem acusados de utilizarem passaportes falsos. Em abril, eles foram transferidos para prisão domiciliar.

Após vários pedidos de liberação, feitos pela defesa, a Justiça aceitou que ambos retornassem ao Brasil mas, no entanto, não encerrou o processo. Eles informaram  o endereço de onde irão morar para as autoridades paraguaias e se comprometeram a manter os números de telefones celulares para facilitar a comunicação.

A fiança já estava paga e, desse valor, será descontado US$ 90 mil (cerca de R$ 504 mil) como multa. A Justiça considerou que ele não tinha conhecimento de que seu passaporte era ilegal e, portanto, ele não precisará mais se apresentar às autoridades paraguais.

Quem terá de fazer isso será Assis, além de também ter de pagar multa, de US$ 110 mil (cerca de R$ 616 mil). Os valores pagos serão destinados em parte a um hospital e a uma campanha beneficente.

Polícia Civil prende mãe que abandonou bebê de apenas 15 dias na BR-101

A mulher revelou que o abandonou o bebê ainda com vida, no último sábado

A mãe que abandonou seu bebê de apenas 15 dias dentro de uma bolsa às margens da BR-101, na Grande Natal, que foi encontrado morto na manhã desta terça-feira 23, foi presa nesta terça-feira 23 pela Polícia Civil, após confessar o crime.

Em depoimento preliminar, a mãe — que não teve a identidade revelada — disse que abandonou o bebê ainda com vida, no último sábado 22.

A ordem de prisão temporária foi cumprida por polícias civis, que apuará o crime de infanticídio. Contudo, só a perícia vai confirmar o puerpério.

Promotor aponta “falhas graves” em diárias da Prefeitura de Parnamirim e recomenda auditoria

Promotor de Justiça Sérgio Gouveira, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, afirma que não há comprovação regular de que, de fato, auxiliares do prefeito Rosano Taveira usaram verba recebida com diárias para deslocamentos a serviço do Município

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou à Prefeitura de Parnamirim, na Grande Natal, que realize em até 60 dias uma auditoria em todos os processos de pagamentos de diárias concedidas a servidores do Poder Executivo de 2017 até hoje. O período compreende toda a gestão do atual prefeito, Rosano Taveira.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Sérgio Gouveia de Macedo, está publicada na edição desta terça-feira 25 do Diário Oficial do Estado e é endereçada ao prefeito Rosano Taveira, ao secretário de Planejamento e Finanças, Giovani Rodrigues Júnior, e ao controlador-geral do Município, Fábio Sarinho.

Segundo o promotor, existem “falhas graves” no processo administrativo de concessão de diárias da prefeitura. Na recomendação, o representante do MPRN assinala que não há comprovação regular de que, de fato, auxiliares do prefeito Taveira usaram os recursos para deslocamentos a serviço do Município.

De acordo com o MP, documentos apreendidos durante a Operação Implosão mostram que diversos processos de pagamento de diárias foram arquivados na Secretaria de Planejamento e Finanças sem a devida comprovação de realização das viagens. Sem a comprovação, o promotor entende que os valores recebidos indevidamente devem ser devolvidos aos cofres públicos.

O promotor de Justiça recomenda à prefeitura que faça uma auditoria para identificar eventuais “vícios e erros” nos processos de concessão de diárias. Em caso de falha na comprovação, o beneficiado com os recursos deverá ter um prazo para comprovar que fez a viagem. Se não o fizer, a prefeitura deverá cobrar o ressarcimento dos valores para o Município.

O MP complementa: “Nos casos em que não foi comprovado a contento o uso regular das diárias e não foi realizada a devolução dos valores pelo beneficiário, que seja instaurado o competente processo administrativo disciplinar para responsabilização do servidor beneficiário”.

Sérgio Gouveia também pede que, ao fim da auditoria, seja instaurado um processo administrativo para responsabilizar os servidores que não cobraram as comprovações na época da concessão das diárias.

Ainda segundo a recomendação, a auditoria no sistema de concessão de diárias deve incluir também as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, que têm autonomia financeira. Tudo deve acontecer em 60 dias, e posteriormente comunicado ao Ministério Público.


Bandeiras de sinalização são colocadas na Praia de Búzios

Na tentativa de conscientizar a população potiguar sobre os perigos no meio aquático e evitar afogamentos, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do RN sinalizaram, nesta terça-feira (25), a orla de Búzios, no município de Nísia Floresta, Litoral Sul do estado.

Ao todo, foram colocadas nove bandeiras vermelhas, indicando estrategicamente que o local possui uma correte de retorno. Com isso, a pessoa deve evitar nadar e entrar na água. O local segue monitorado pelos bombeiros.

“Em qualquer local há risco de afogamento. Por isso, além das bandeiras temos o nosso efetivo que no dia a dia atua no trabalho de prevenção, orientando os banhistas em todos os pontos da orla. No entanto, é importante que cada banhista atenda e compreenda as recomendações dos nossos guarda-vidas”, disse o Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, Major Roberto.

As bandeiras colocadas na orla de Búzios são de responsabilidade do município e foram fornecidas pela Prefeitura Municipal de Nísia Floresta. No entanto, o Corpo de Bombeiros está adquirindo por conta própria novas bandeiras. A expectativa é que nos próximos dias elas sejam instaladas em pontos estratégicos em várias praias do estado.

#Prevenir #CBMRN #Ligue193
#pedropkd @pedro_pkd

a areia de sua piscina está SATURADA?

Se sua piscina fica turva rapidamente, mesmo você realizando toda a limpeza corretamente, talvez o seu problema esteja na filtração. Mas não se preocupe, nós trocamos a areia para você.
#agua #playa #design #areadelazer #sport #instagram #moda #nata #calor #spa #biquini #mare #poolparty #hotel #home #ver #bikini #travel #sun #photooftheday #paisagismo #os #dise #water #like #arquitectura #italia #vacaciones #natureza #bhfyp

Produtos inovadores @pedro_pkd

Superclor é um cloro de origem orgânica, estabilizado, destinado a desinfecção de piscinas, onde o principal atrativo e o custo benefício. Fórmula exclusiva a base de Dicloro-s -Triazinatriona de Sódio ( DICLORO ISOCIANURATO DE SODIO ). Disponível em embalagens de 1,0kg 2,5kg,10kg e 50kg.

Dosagem de Aplicação: 6g / 1000 litros

#piscina #o #pool #sol #praia #summer #verao #piscinas #swimmingpool #relax #a #verano #swimming #arquitetura #modapraia #n #casa #mar #love #estate #ferias #beach #fitness #instagood #swim #familia #brasil #nuoto #architecture #bhfyp

Polícia Civil do RN confirma concurso público com 301 vagas para outubro

Salários iniciais são de R$ 4.731,91 e podem chegar até R$ 25.362,97

A Polícia Civil do Rio Grande do anunciou nesta segunda-feira 24 a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o concurso público da instituição. Serão 301 vagas distribuídas entre delegados, agentes e escrivães. O edital do certame será publicado até o próximo dia 31 de outubro.


Para o concurso, a Polícia Civil vai destinar 47 vagas para delegado, 230 para agentes e 24 para escrivães. Os salários iniciais de agentes e escrivães são de R$ 4.731,91, com o vencimento chegando a R$ 10.468,63 no fim da carreira. Já para delegados, o salário inicial é de R$ 16.670,59 e o vencimento no fim da carreira chega a R$ 25.362,97.


“A partir da celebração do Termo de Ajustamento de Conduta, a Polícia Civil assumirá a responsabilidade integral pela realização do concurso”, disse a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva. “Esperamos, em breve, contar com a força de trabalho desses novos policiais”, ressaltou.


O TAC foi celebrado entre a Polícia Civil, as secretaria estaduais de Segurança Pública e de Administração, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.


Em julho, a Associação de Delegados de Polícia do Rio Grande do Norte (Adepol) revelou que o Estado tem o terceiro menor efetivo de delegados do Brasil, em números absolutos.


Para a entidade, os números resultam da falta de novos concursos públicos para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. De acordo com a categoria, o estado já está há mais de dez anos sem um novo edital para delegados, agentes e escrivães.


Segundo dados obtidos pela Associação junto ao setor de Pessoal da Polícia Civil, de 2008 até julho de 2020, 82 delegados se aposentaram. Além disso, existem 29 servidores aptos a se aposentarem e mais 11 nos próximos três anos

Menino de 11 anos morre por descarga elétrica enquanto usava o celular carregando na tomada

A criança sofreu duas parada cardiorrespiratória. Na primeira, os agentes do Samu conseguiram reanimá-lo, mas na segunda, o menino veio ao óbito

Um menino de apenas 11 anos morreu na tarde de domingo 23 ao sofrer uma descarga elétrica recebida enquanto usava um telefone celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, oeste do Pará. Identificado como Matheus Macedo Campos, ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O acidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mararu, na residência da família de Matheus quando o garoto brincava com o aparelho em companhia de outros quatro primos. As informações são do portal G1. Segundo a avó, eles estavam brincando com celulares e tinham colocado um adaptador conhecido como “T” para carregar os aparelhos na mesma tomada.

“Eles estavam brincando com os celulares. Foi tudo muito rápido. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um beijamim (adaptador conhecido como “T”) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga. Ele não chegou a cair, ficou grudado na cadeira”, contou a avó de Matheus, Maria Raimunda Campos Brito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente, mas, como Matheus ficou desacordado, os familiares saíram de casa com o menino em veículo particular antes da chegada da ambulância. O veículo foi encontrado pela ambulância no meio do caminho.

Matheus foi transferido do veículo particular para a ambulância onde recebeu manobras de reanimação por ter sofrido uma parada cardiorrespiratória e o coração voltou a bater. Na chegada ao Hospital, entretanto, a criança teve mais uma parada e desta vez não voltou.

“Nós estamos inconsoláveis com essa tragédia. Meu neto não voltará mais. Mas que seja exemplo pra muitos que teimam em usar o celular ligado ao carregador”, alertou avó do menino.

A morte do menino acendeu o alerta para os riscos de uso de equipamentos ligados à tomada em dias de chuva, como foi o último domingo em Santarém. Executivo da Equatorial Energia Pará, Danilo Almeida, explica que usar equipamentos molhados ou manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço aumenta o risco de choque elétrico.

O choque elétrico com celular pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória, como aconteceu com Matheus.

“A gente reforça que não se deve ligar qualquer aparelho eletrodoméstico às tomadas durante chuvas com raios, chuveiros elétricos também não devem ser usados, cuidado com antenas de TV no período de formação da chuva. Muito cuidado também com uso de celular conectado à tomada, principalmente se estiver com fone de ouvido”, alertou.

Outro alerta é em relação ao uso de carregadores piratas. Os produtos originais são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

CNH gratuitamente pode ser autorizada em todos os estados do país

Projeto esclarece que todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas, desde os exames obrigatórios

A ideia é que o programa alcance todo o território nacional. Sendo assim, o projeto esclarece que todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas, desde os exames obrigatórios.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita poderá ser emitida por pessoas de baixa renda em todos os estados do país. Acontece que já está em andamento o texto da proposta do Projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).

A proposta do parlamentar tem objetivo de que a carteira seja empregada em fins profissionais.

A ideia é que o programa alcance todo o território nacional. Sendo assim, o projeto esclarece que todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas, desde os exames obrigatórios.

“Para as camadas mais pobres da população a Carteira Nacional de Habilitação – CNH constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica. No entanto, com as exigências criadas pelo Código de Trânsito em vigor o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para esta parte da população acessar os serviços de habilitação”, disse o deputado.

Justificativa – CNH Social

De acordo com o deputado, o projeto de lei tem por finalidade instituir o Programa CNH Social no âmbito nacional, destinado às pessoas de baixa renda, com a finalidade de possibilitar o acesso gratuito aos serviços de habilitação para conduzir veículos automotores.

Alguns Estados já criaram o programa como:

Bahia – Na Bahia, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran – EPTRAN, que dá acesso gratuito à primeira habilitação as pessoas de baixa renda.

Pernambuco – O Estado de Pernambuco é um dos mais frequentes na participação do programa, estando na 9ª participação. Podem participar pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, sócioeducandos da Funase, desempregados (renda familiar até três salários mínimos) e alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.

Ceará – Ceará participa do programa desde 2009, sendo financiado pelo Governo Estadual, e abrange as categorias A e B, para pessoas acima de 18 anos de baixa renda.

Paraíba – Neste Estado podem participar pessoas vinda dos Programas Prójovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. Para categorias A e B, além de mudanças para categorias C, D e E.

Desse modo, o parlamentar propôs a criação de Programa de acesso à CNH a ser implementado pelo Poder Público destinado às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou que comprovarem ser necessitadas financeiramente e cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, que são justamente aquelas consideradas como de baixa renda.

“Entendo que o benefício não deva valer para renovações. A intenção da medida é dar o pontapé inicial para que o candidato tenha mais oportunidade de emprego e não que seja permanente. O benefício, no entanto, mantém a obrigatoriedade de realização de todos os exames necessários e indispensáveis para a habilitação na categoria pretendida, que serão realizados por entidades públicas ou entidades credenciadas”, diz o deputado.

Requisitos – CNH Social

Vale destacar que para ter acesso à CNH Social será necessário que o interessado atenda a alguns requisitos, como por exemplo, mais que 18 anos para a categoria “B” ou mais que 21 anos (ou dois anos de CNH com categoria “B”) para ter a categoria “D”.

Além disso, é necessário residir no estado do processo há, pelo menos, dois anos; ter o nível de educação básica completo (saber ler e escrever); e renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Copa do Brasil volta nesta terça-feira 25 com três jogos

Fluminense só avança se vencer Figueirense por dois gols de diferença

A Copa do Brasil volta nesta terça-feira 25 com três confrontos válidos pelo jogo de volta da terceira fase. Afogados e Ponte Preta se enfrentam no Estádio Vianão, em Pernambuco, às 16h (horário de Brasília). América-MG e Ferroviária duelam no Independência, às 19h. Para fechar o dia, Fluminense e Figueirense medem forças no Maracanã, às 21h30.

Para a torcida do Figueirense, pode ser a revanche da final da Copa do Brasil de 2007, vencida pelo Tricolor Carioca, além da arrancada para uma nova fase em 2020. Já para o a o Fluminense, vale a afirmação do trabalho de Odair Hellmann, após bons resultados no Campeonato Brasileiro.

Com sete pontos conquistados e ocupando a sétima posição, o Fluminense vem bem no Brasileirão. Apesar da boa fase, o time precisa tirar a vantagem de 1 a 0 do Figueirense na Copa do Brasil. O zagueiro Luccas Claro encara o encontro como a partida do ano e explica qual será a estratégia para passar de fase.

“Sem dúvida é o jogo do ano, o mais importante. É eliminatório, já fomos desclassificados na Sul-Americana, então temos que fazer o nosso melhor para buscar a classificação. Jogando em casa, temos que impor o nosso ritmo, fazer o nosso jogo. Primeiramente, devemos entrar como qualquer outro jogo, buscando a vitória. Nós precisamos de um placar simples, de 1 a 0. É isso que temos que pensar, que nós temos que fazer um gol. Conquistando, a partir daí pensamos no segundo para levar a classificação direta. Porém, nós sabemos da dificuldade que vai ser o jogo. A equipe do Figueirense é qualificada, tanto que nos venceu no primeiro jogo. Temos que fazer o nosso futebol, buscar a vitória pensando primeiramente no primeiro gol para depois pensar no segundo”, disse o zagueiro.

Com a vantagem do empate, o Figueirense espera acabar de vez com a má fase. Depois de ter sido eliminado nas quartas de final do Campeonato Catarinense, a equipe vinha de duas derrotas e um empate na série B do Brasileirão. A vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, no último sábado (22), fora de casa, retomou a confiança para o confronto contra o Tricolor, como o próprio técnico Marcio Coelho afirma.

“Importantíssimo a gente interromper a sequência de mau resultados, então a vitória dá um respiro, ainda mais para um confronto duríssimo que a gente tem na Copa do Brasil, É outra situação, mas a gente sabe que a confiança já é retomada, então é muito bom a gente ir para esse jogo com uma vitória”.

Se o duelo entre Figueirense e Fluminense está completamente indefinido, o primeiro jogo do retorno da Copa do Brasil tem um favorito. A Ponte Preta pode perder por até dois gols de diferença contra a equipe de Afogados que garante vaga na próxima fase. No jogo de ida, a Macaca venceu por 3 a 0, garantindo a vantagem.

No segundo jogo desta terça (24) pela Copa do Brasil, entre América-MG e Ferroviária, a definição etá aberta: as equipes empataram em 0 a 0 no jogo de ida. Quem vencer, vai para a quarta fase. Qualquer empate leva a partida para os pênaltis. 

Confira AQUI a tabela completa de jogos e a classificação da Copa do Brasil.

Estudante será indenizado após perder parte de dedo em cinema de Natal

Estudante da rede pública de ensino que teve parte do dedo da mão decepado ao se sentar em uma poltrona do cinema. O incidente aconteceu em outubro de 2011

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por unanimidade, negou recurso interposto pelo Cinemark Brasil S/A e aumentou a condenação da empresa por danos morais para o valor de R$ 30 mil em virtude de lesão sofrida por um estudante da rede pública de ensino que teve parte do dedo da mão decepado ao se sentar em uma poltrona do cinema. O incidente aconteceu em outubro de 2011.

O órgão julgador do TJ potiguar também condenou a empresa a pagar o valor de R$ 15 mil decorrente de danos estéticos causados ao menino.

Os desembargadores analisaram recursos interpostos tanto pela criança, que foi representada pelo pai, quanto pelo Cinemark contra sentença proferida pela 13ª Vara Cível de Natal que condenou o empreendimento comercial em indenização por danos morais no valor de R$ 7 mil. A Justiça ainda julgou improcedentes os pedidos de danos materiais e que não se pronunciou quanto ao pedido de danos estéticos.

No dia 17 de outubro de 2011, o autor da ação, juntamente com outras dezenas de crianças da Escola Pública onde estudava foram assistir – muitos pela primeira vez – a um filme no Cinemark, em sala de cinema localizada no Shopping Midway Mall em Natal.

O estudante, ao sentar numa das poltronas da sala de cinema, devido à má conservação, a cadeira cedeu em um dos lados, rompendo-se um dos seus pontos de firmamento. A peça metálica da poltrona decepou perda de parte do dedo médio da mão direita da criança, à época com sete anos de idade.

O laudo pericial elaborado pelo ITEP revelou que a lesão gerou ofensa à integridade corporal e à saúde da vítima e, segundo a perícia, houve “amputação traumática” de parte do dedo.

Também pelas fotografias anexadas aos autos, ficou demonstrado que a criança perdeu parte do dedo médio da mão direita. O acidente resultou em decepamento parcial da falange do dedo médio da mão direita.

Já a perícia judicial constatou que ocorreu traumatismo ao nível de falange distal do 3º quirodáctilo da mão direita e que essa lesão ocorreu quando o garoto foi sentar na cadeira do cinema, sendo que a lesão ocorreu quando ele estava assistindo ao filme com os colegas da escola.

Segundo a perícia, há leve sequela estética na região violar do 3º dedo da mão direita e que apresenta função do dedo comprometida e mínima sequela estética, com deformidade do segmento, porém a função da mão não foi comprometida.

De acordo com o magistrado, o “fato ocorrido nas dependências do empreendimento Cinemark foi traumatizante para a saúde física e emocional da criança, pois, inegavelmente, causou-lhe lesão e dores físicas, deformidade estética (‘amputação traumática’ de parte de um dedo da mão do autor), conforme afirmado por perito judicial, dano à imagem e trauma psicológico na criança (constatação que independe de laudo, em face da gravidade em si do fato e suas consequências) a merecer forte reprimenda judicial capaz de aplacar todas as sequelas que marcarão o autor por toda a vida”, contou.

Pai é suspeito de estuprar a própria filha de 4 anos no interior do RN

Homem foi preso no município de Caiçara do Norte e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça

Policiais civis da Delegacia Municipal de São Bento do Norte cumpriram nesta segunda-feira 24 mandado de prisão temporária contra um homem de 56 anos suspeito de estuprar a própria filha. A criança tem apenas 4 anos de idade.

O suspeito, que é usuário de drogas, foi preso no município de Caiçara do Norte.

Segundo a Polícia Civil, ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Deputada Natalia Bonavides denunciou presidente Jair Bolsonaro ao STF

Atitude foi adotada horas depois do presidente agredir verbalmente uma jornalista do Globo, neste domingo 23
A deputada federal Natália Bonavides (PT) ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, horas depois do chefe do Executivo nacional agredir verbalmente um jornalista do Globo, neste domingo 23, em Brasília.

O jornalista perguntou sobre cheques no valor total de R$ 89 mil que teriam sido depositados entre 2011 e 2016 pelo ex-assessor Fabrício Queiroz e pela esposa dele, Márcia Aguiar, na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Inicialmente, Bolsonaro disse que não iria responder. Depois, o presidente disse aos jornalistas: “Eu vou encher a boca desse cara na porrada”. Logo em seguida, o presidente emendou: “Minha vontade é encher tua boca na porrada”.

Especialistas alegam que o comportamento do presidente pode ser caracterizado como crime de constrangimento legal, que está previsto no artigo 146 do Código Penal e consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.

É um crime de baixo potencial ofensivo e a penalidade é de detenção de 3 meses a um ano ou multa.

Vídeo mostra assassinato de suboficial da Marinha ao tentar evitar briga na Grande Natal; veja

Vídeo gravado por câmera de vigilância eletrônica mostra o momento em que o suboficial da reserva da Marinha, Maurício da Silva Gomes, de 63 anos, foi morto a tiros no último domingo

https://youtu.be/gP4HFKUwLaQ

Um vídeo gravado pelo serviço de vigilância eletrônica mostra o momento em que o suboficial da reserva da Marinha, Maurício da Silva Gomes, de 63 anos, foi morto a tiros em um posto de combustíveis no domingo 23 em Parnamirim.

Segundo informações da Polícia Militar, ele tentava separar uma briga quando, por descuido, deixou cair a própria arma – um revólver calibre 38. Foi quando um dos envolvidos na confusão conseguiu pegar o armamento.

De acordo com o vídeo, o homem — entre 20 e 25 anos — e o suboficial entram em luta corporal pela disputa da arma. No entanto, o jovem conseguiu segurar o revólver e disparou seis vezes contra o suboficial. Maurício da Silva Gomes morreu ainda no chão do posto de combustíveis.

Após o crime, mostra ainda o vídeo, o autor dos disparos ainda tenta fugir, mas acaba alcançado pelas pessoas que testemunharam o crime. O homem foi bastante agredido.

Uma guarnição da Polícia Militar ainda o levou para o Hospital Deoclécio Marques, Parnamirim. O autor dos disparos morreu ainda na noite do domingo. Ele não resistiu aos ferimentos sofridos na tentativa de linchamento.

Os corpos de Maurício da Silva Gomes e do assassino, que não teve a identidade confirmada, aguardam liberação do Instituto Técnico-Cientifico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) para sepultamento.

No RN, bombeiros lutam contra correnteza e salvam 9 pessoas da mesma família de afogamento

Salvamento aquático aconteceu neste sábado 22 na Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, litoral sul do RN

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foram acionados neste sábado 22 para uma ocorrência de salvamento aquático de nove pessoas de uma mesma família na Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, litoral sul do estado.

A ocorrência aconteceu por volta das 12h30 e de acordo com informações colhidas pelos bombeiros, as vítimas estavam se afogamento em um local de correnteza.

“Houve essa ocorrência enquanto o efetivo estava fazendo o patrulhamento. Algumas pessoas da mesma família estavam tomando banho em um local extremamente perigoso e se afogaram. Os outros familiares tentaram ajudar e também foram levados pela correnteza. Entramos na água e em 10 minutos realizamos o resgate com o apoio de cinco militares”, disse o Comandante da Guarnição de Búzios, Sargento Jobson.

A ambulância (Unidade de Resgate) e mais uma viatura da Corporação foram acionadas e levaram duas vítimas para o Hospital de Pirangi. As outras pessoas foram liberadas ainda no local.

Com a camisa do ABC, Bolsonaro manda recado a Neymar: ‘O pai tá on’

Camisa do ABC foi um presente que Bolsonaro recebeu do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O presidente gravou um vídeo em que recebe o item e afirma ser "ABC até morrer

Jair Bolsonaro apareceu em vídeo para mandar um recado a Neymar. Vestindo a camisa do ABC, o presidente da República gravou uma mensagem de apoio ao atacante do PSG, que disputará a final da Liga dos Campeões da Europa neste domingo, 23, às 16h (de Brasília).

“Neymar, bom jogo para você. Estamos aqui na torcida. O pai tá on. Valeu!”, disse Bolsonaro, brincando com a frase usada pelo camisa 10 do Paris Saint-Germain. O vídeo foi publicado pelo filho do Presidente, o senador Flavio Bolsonaro.

A camisa do ABC foi um presente que Bolsonaro recebeu do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O presidente gravou um vídeo em que recebe o item e afirma ser “ABC até morrer” em agradecimento.

Neymar é um dos destaques desta Liga dos Campeões. Ele participou ativamente de sete dos oito gols do PSG no mata-mata da competição. São dois gols marcados, duas assistências e outras três ações fundamentais para o time francês movimentar o placar.

PSG e Bayern de Munique disputam a final da Liga dos Campeões no estádio da Luz, em Lisboa. A equipe francesa busca o título inédito, enquanto os alemães querem a sexta taça.

Vontade de encher sua boca de porrada’, diz Bolsonaro a repórter em Brasília

Diante da resposta, os repórteres que estavam no local questionaram se o presidente se referia a toda a imprensa ou apenas ao repórter de O Globo, que teria feito a pergunta

Bolsonaro (sem partido) disse, neste domingo, a um jornalista que “a vontade que eu tenho é de encher sua boca de porrada”, quando foi questionado sobre o motivo dos depósitos recebidos pela primeira-dama, Michelle Bolsnaro, referentes ao ex-assessor Fabrício Queiroz. O bate-boca ocorreu durante uma visita do presidente à Catedral de Brasília, um dos cartões-portais da capital federal. 

Diante da resposta, os repórteres que estavam no local questionaram se o presidente se referia a toda a imprensa ou apenas ao repórter de O Globo, que teria feito a pergunta. “Isso é uma ameaça presidente?”, mas o presidente não respondeu. Antes ele tinha posado para fotos com adultos, crianças e idosos, sem máscara e sem distanciamento social. 

sábado, 22 de agosto de 2020

“Estou aqui para poder fazer história”, diz Hiago, novo atacante do ABC

Jogador chega por empréstimo junto ao PRS/RS e fechou contrato até dezembro de 2020

A diretoria do ABC definiu os últimos detalhes da negociação e oficializou nesta sexta-feira 21 a contratação do atacante Hiago de Oliveira Ramiro, de 28 anos, que estava na Inter de Limeira (SP).

O jogador , que se apresentou e iniciou os treinamentos no clube potiguar desde a semana passada, chega por empréstimo junto ao PRS/RS e fechou contrato até dezembro de 2020.

“Estou chegando para poder dar o melhor de mim, para ajudar o ABC a buscar os objetivos do ano. A torcida pode esperar um cara muito comprometido e dedicado, e estou aqui para poder fazer história nesse clube e contribuir muito”, afirmou Hiago.

Perfil

Hiago de Oliveira Ramiro – Hiago
Posição: Atacante
Nascimento: 20/09/1991 (28 anos)
Naturalidade: Ariquemes (RO)
Altura: 1m75      Peso: 68 kg
Clubes: Juventude/RS (2009-2012), UTA Arad/Romênia (2013), São José/RS (2013), Canoas/RS (2013), FK Senica/Eslováquia (2013), Arapongas/PR (2013), FK Senica/Eslováquia (2014), Londrina/PR (2014-2015), Maringá/PR (2016), Sergipe/SE (2016-2017), Fortaleza/CE (2017), Kalmar FF/Suécia (2018), CSA/AL (2019), Botafogo/PB (2019) e Inter de Limeira/SP (2020).

Detran reabre atendimento presencial para serviços de Registro de Veículos em Natal e Mossoró

Somente quem fizer o agendamento pelo site do Detran poderá ser atendido a partir da próxima segunda-feira 24

A partir da próxima segunda-feira 24, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) retoma o atendimento presencial para os serviços relacionados ao Registro de Veículos. Somente quem fizer o agendamento pelo site do Detran poderá ser atendido. A retomada dos serviços a princípio está disponível apenas em Mossoró e em Natal, na sede e na unidade do Via Direta, sendo esta restrita para as vistorias destinadas aos Despachantes.

O endereço online para agendamentos é o site do Detran (www.detran.rn.gov.br). Na primeira página, o usuário vai no ícone Agendamentos e seleciona o serviço desejado. Na opção Veículos, estão disponíveis “Abertura de processos”, “Liberação de Veículos Apreendido” e “Vistoria”. Nesse primeiro momento, o atendimento presencial será reaberto para o público em geral para realização de Primeiro emplacamento, Transferência de propriedade, Segunda via de recibo de veículos, Substituição e Reposição de placas, Inclusão e baixa de Gravame e Mudança de características de veículos. A marcação está liberada para horários das 9h da manhã às 13h da tarde.

Para conseguir entrar nas unidades do Detran em Natal e Mossoró, os usuários precisam levar impresso o comprovante do agendamento e utilizar máscara de proteção facial. Somente será permitido o acesso de uma pessoa por veículo e a entrada nas dependências do Detran só será liberada quinze minutos antes do horário marcado para o serviço, a fim de evitar aglomeração de pessoas no espaço físico do órgão. O acesso à sede do Detran em Natal, no bairro de Cidade da Esperança será feito pela Avenida Perimetral Leste. Na recepção principal, os usuários passarão por medição de temperatura corporal.

Segundo o Coordenador de Registro de Veículos do Detran, Carlos Silvestre, essa nova etapa de abertura gradual faz parte do planejamento do órgão para retomar os atendimentos presenciais de forma criteriosa e segura para usuários e servidores. “Seguiremos todas as medidas de segurança e solicitamos a todos o cumprimento das regras, pois não será permitida a entrada de quem estiver quem estiver fora do padrão estabelecido”, explica Silvestre.

Até o momento, as demais unidades do Detran/RN permanecem fechadas ao atendimento presencial, qualquer alteração será informada ao público em nossos canais oficiais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Gata adota e amamenta cãozinho órfão após perder filhotes

Kali passou por uma cesárea no dia 21 de julho, mas os filhotes não sobreviveram; a mãe do cachorrinho também passou por uma cesárea e não resistiu

Uma gatinha resgatada da rua e um cachorrinho recém-nascido se encontraram em uma clínica veterinária em São Paulo em um momento difícil para ambos: ela havia perdido os filhotes após uma cesárea e ele havia perdido a mãe no parto. Mas Kali, a gata, adotou e passou imediatamente a amamentar Lino, o doguinho.

Resgatada por uma protetora, a gata tinha uma corda amarrada à virilha e não conseguir dar à luz. Passou pela cesárea no dia 21 de julho, mas os filhotes não sobreviveram.

Ao mesmo tempo, outra cliente da veterinária Maira Campos Hirsch pediu ajuda. Havia acolhido o cachorrinho bebê e tentou alimentá-lo com mamadeira, mas não estava dando certo. A mamãe, resgatada debilitada, não resistiu também a uma cesárea.

Foi, então, que Kali e Lino foram apresentados. Ela recebeu o filhote como se fosse seu, no dia seguinte à cirurgia. O bebê tinha três dias quando chegou à clínica Amo Patas e abriu os olhinhos no dia 30 de julho.

Lino continua recebendo leite da mãe gata. Mas agora experimenta também alimento pastoso e já tomou a primeira dose de vacina. Gata e cachorro continuam juntos. Segundo a veterinária, quando ele completar 40 dias voltará para a casa onde foi acolhido. Na ocasião, Kali será devolvida à tutora.

Cobrador de alternativo reage a assalto e é baleado na Grande Natal; VEJA VÍDEO

https://youtu.be/UEgCilTW1hw

Caso aconteceu na manhã desta sexta-feira 21, em Parnamirim

Um cobrador de transportes alternativos reagiu a um assalto e foi baleado na perna, na manhã desta sexta-feira 21, em Parnamirim, na Grande Natal.

De acordo com o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Franco, viaturas já se encaminham para o local, mas a PM, até às 9h40, não havia sido acionada.

Segundo é relatado no vídeo, o homem teria dado um chute no bandido, que reagiu disparando em sua perna, passando perto de passageiros da condução.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já socorreu o cobrador, que, apesar do ferimento, tem o estado de saúde estável. O criminoso conseguiu fugir.



Aos 70 anos, compositor Ronaldo Adriano morre no interior de Minas Gerais

Ronaldo Adriano faleceu vítima de um infarto, após ter se curado do novo coronavírus


Menina de 10 anos abusada pelo tio vai mudar identidade e endereço

Família da jovem aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência

A menina de 10 anos que ficou grávida após ser estuprada continuamente pelo tio no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, vai mudar de identidade e endereço por meio de ação do governo estadual. Após a gestação ter sido interrompida no Recife, capital de Pernambuco, e a menina ter recebido alta e voltado para casa na última quarta-feira, 19, a família aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita), que visa a contribuir com o enfrentamento de graves violações de direitos humanos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) do Espírito Santo afirma que o Provita é aplicado para, dentre outras coisas, promover a segurança e o bem-estar da pessoa protegida; garantir a integridade física e psicológica da vítima e de seus familiares; proporcionar reinserção social em novo território, diferente do local onde ocorreu o crime; promover, de forma segura, o acesso a direitos, inclusive à convivência familiar e comunitária. O programa ainda possibilita a mudança de identidade, conforme necessidade e vontade da vítima e da família.

De acordo com a SEDH, o Provita, que tem caráter sigiloso, tem duração de dois anos e pode ser renovado por mais dois anos. Atualmente, 55 pessoas, sendo a maioria delas testemunhas de homicídios ou vítimas sobreviventes, são atendidas pelo programa, que existe há cerca de 23 anos, no Espírito Santo.

PM fecha fábrica clandestina de armas de fogo no RN após homem tentar matar sobrinho; VEJA VÍDEO

https://youtu.be/9psksT0DDrQ

PM chegou ao imóvel após denúncias de que o homem estava armado, ameaçando matar um sobrinho dele

Policiais militares descobriram uma fábrica clandestina de armas de fogo na cidade de São Miguel, no interior potiguar. Um homem de 56 anos foi preso (veja vídeo acima).

A PM chegou ao imóvel após denúncias de que o homem estava armado, ameaçando matar um sobrinho dele.

Durante a prisão, que ocorreu no local de trabalho dele, os policiais militares encontraram farto material utilizado na fabricação e no conserto de armo de fogo de calibres variados.


Jovem é morta a tiros dentro de casa em Mossoró; PM procura assassinos

Policias do 2º BPM investigam a motivação e os envolvidos no crime

Uma jovem de 23 anos, identificada como Camila Linhares Cordeiro, natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, foi morta a tiros na noite desta quinta-feira 20 no bairro Redenção, em Mossoró, na região Oeste potiguar.

Viaturas do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) foram acionadas, assim como ambulâncias do Samu. Com a morte constatada, foi chamado o carro do Itep – este responsável pela remoção do corpo.

A equipe de perícia criminal localizou muitas capsulas de pistola espalhadas no meio da rua e dentro de casa. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação nem dos possíveis acusados, apenas que a moça teve seu namorado morto no início do ano na cidade de Patu, também no Oeste potiguar.

Policias fazem buscas pelos envolvidos no homicídio.