RADIO WEB

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A origem do nome Parnamirim vem da expressão “Paranã-mirim” da língua tupi, que significa "rio pequeno", de paranã "rio volumoso; mar" + mirĩ "pequeno".

Parnamirim RN
Parnamirim, que em tupi guarani significa "rio pequeno", é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e à microrregião de Natal, localiza-se ao sul da capital estadual, distante desta doze quilômetros. Ocupa uma Área de 123,471 km2, e sua população em estimativa no ano de 2012 era de 214 199 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo então o terceiro município mais populoso do estado.
Uma análise dos dados, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), mostra que 78,67% do PIB de Parnamirim vêm do setor de serviços, 19,78% da indústria e 1,55% da agropecuária.
O município abrigou o principal Aeroporto do Estado, o Augusto Severo, desde sua criação até sua desativação em 2014, além de ser sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país. Pontos turísticos como o maior cajueiro do mundo e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte.
Emancipado de Natal no ano de 1958, Parnamirim é reconhecida internacionalmente como "Trampolim da Vitória", tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana “Parnamirim Field” - hoje Base Aérea de Natal - devido à sua localização estratégica global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário