RADIO WEB

terça-feira, 23 de abril de 2019

Preço da passagem de trem pode ter aumento em Natal

Tribunal Federal liberou ajuste no preço para a capital potiguar e mais quatro cidades

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) liberou o reajuste da tarifa dos trens urbanos em Natal e também em João Pessoa, Recife, Maceió e Belo Horizonte. A liberação foi publicada nessa segunda-feira (22).
Na decisão, o desembargador Carlos Moreira Alves disse que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não consegue cobrir os custos de operação com os recursos próprios. Além disso, ele determinou que a empresa justifique o aumento da tarifa com dados que comprovem a perda inflacionária.
Em nota, a CBTU informou que “vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão”. O texto acrescenta ainda que “este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção” e que “será aplicado no momento exato após as mudanças na operação que a empresa precisa realizar em suas bilheterias”.
De acordo com a companhia, as passagens de trens em Natal não sofrem reajuste desde 2004. Na capital potiguar, a valor da passagem havia saído de R$ 0,50 para R$ 1 em maio do ano passado. No entanto, por determinação da Justiça Federal, o valor voltou para o original em novembro.
À época do aumento, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse que o reajuste seria uma forma de viabilizar a prestação dos serviços. No RN, os trens fazem as ligações de Natal com Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, em viagens de segunda a sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário