Caranguejo do Célio inova em campanhas contra assédio nos estabelecimentos
Um barzinho em Nova Parnamirim, na Grande Natal, lançou um ‘drink’ que funciona como um código secreto para o caso de uma mulher ser importunada. No ‘Caranguejo do Célio’, que fica na lateral da Avenida Maria Lacerda Montenegro, se alguma dama pedir um ‘La Penha’, imediatamente, o casal proprietário do estabelecimento promete tomar medidas para protegê-la do acompanhante.
A ideia partiu de Celiomar Abrantes que, depois de 20 dos 44 anos de vida trabalhando em bares, todo mundo o chama de Célio; e da esposa e sócia dele no negócio, Maria das Graças Abrantes, 34. O casal fixou uma mensagem no banheiro feminino que pede para quem não está se sentindo segura, “apenas ir até o bar e peça o drink ‘La Penha’”.
Na porta do banheiro, no lugar de ‘Feminino’ ou de alguma figura que remeta a silhueta de uma mulher, está escrito: “Basta de violência contra a mulher”. As mensagens contra o machismo também estão no sanitário masculino, onde se vê, em letras garrafais: “NÃO É NÃO” e “o verdadeiro homem cuida, ama e protege”.
“A ideia nem era fazer mídia”, diz Célio à reportagem. “O que nós queríamos era que a mulher se sinta à vontade em nosso estabelecimento”. Apesar das advertências, ele garante que nunca houve um caso de assédio no bar dele.
“Já aconteceu onde trabalhei para outras pessoas. E, o chato, é que tem vez que o empresário me orientava a não agir. Também já presenciei na rua e no ônibus, e aí eu reclamei mesmo. Quis nem saber”, relatou.
Para evitar casos do tipo no barzinho, o casal lançou o ‘La Penha’ desde o Carnaval. O ‘drink’ é fictício. “Apenas uma forma que encontramos de ajudar a mulher agredida a falar com facilidade. É só pedir o ‘La Penha’ que a gente cuida da proteção dela”, explicou. O nome é em referência a famosa Lei Maria da Penha, de proteção à mulher.
E o ‘La Penha’ está autorizado a ser reproduzido. “Seria muito bom que outros bares fizessem isso. Podem me procurar que mando com maior carinho ou que façam até melhor”, encerrou.
Veja vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário