RADIO WEB

quarta-feira, 13 de março de 2019

Como se proteger dos raios que impactam céu de Natal

Descargas sobre a capital se intensificaram com as chuvas desta semana

A imagem do momento em que um raio cai nas proximidades do Morro do Careca, cartão postal de Natal, circula e causa impacto nas redes sociais. Nesta quarta-feira, 13, a quantidade elevada de descargas elétricas no céu da capital potiguar levou a Companhia Energética do Rio Grande do Norte, a Cosern, a orientar as pessoas sobre como se proteger.
“A recomendação é que, se alguém perceber a queda intensa de raios, tudo seja tirado da tomada. Porque se um raio cai sobre aquela localidade, a pressão é muito alta e tudo ali se queima”, citou Telmo Varela, gerente de operações da Cosern no Litoral.
Varela também orienta as pessoas a evitarem lugares escampados. “E procurem não estar nos locais mais altos. Se alguém estiver fazendo, por exemplo, algum reparo no topo de um edifício, deve sair, mesmo que lá tenham os para-raios”.
Os para-raios são vistoriados pelo Corpo de Bombeiros para liberação do ‘Habite-se’. Diante de tantas descargas, o ideal é que todos os edifícios estejam em dia com as normas. Até porque, como dito por Varela, “não costuma cair tanto raio assim aqui, mas está aí a prova de que acontece”.
No caso de necessidade, o telefone da Cosern é o 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário