Os Jogos da Juventude Escolar (Juvep’s) iniciaram oficialmente na última terça-feira (11) e a programação de disputas segue por Parnamirim. Ao todo, 2500 atletas competem em 22 modalidades, com a participação de estudantes de escolas municipais, estaduais e um instituto federal. Neste sábado (16), na praia de Cotovelo, as disputas foram de surf.
Os estudantes competiram em seis categorias: Adulto, Sub 16, Sub 14, Sub 12, Sub 10 e Sub 7. Durante as baterias ficaram os dois melhores com apresentações de 15 minutos tendo direito a surfar 10 ondas. A avaliação acontece de acordo com parâmetros estabelecidos pela International Surfing Association (ISA), que é a Associação Internacional de Surf.
“É muito importante que competições como essa existam com mais frequência, porque é um trabalho fundamental de retirar esses meninos e meninas das ruas. Além de ser educativo, podem sair daqui grandes atletas como os exemplos que já temos no estado que começaram em competições pequenas”, explicou o diretor técnico da Federação de Surf do Rio Grande do Norte, Oscar Manoel.
Os primos David Robison, 19, e Robison Pontes, 18, competiram na categoria adulto. A expectativa dos jovens era a melhor para o dia de competições. “O Juvep’s é uma oportunidade legal de evoluir na prática do surf”, comentou David. Os jovens estudam na Escola Municipal Maria Araújo, localizada em Pium.
A prática do surf é também de pai para filho. O pequeno Lucas Marcelo, 9, começou a surfar ainda bebê com a ajuda do pai Almeida Júnior, que é surfista. “Eu gosto de surfar porque eu posso me divertir e ainda faz bem para a minha saúde”, disse. Para o pai é um orgulho ver o filho trilhar o mesmo que caminho que o seu. “Não há herança maior do que eu possa deixar para ele do que a educação e o esporte”, falou Almeida Júnior.
Juvep’s 2018
Considerado o maior evento esportivo da cidade, o JUVEP’S é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL) e conta com a participação de 2.500 atletas competindo em 22 modalidades até o dia 28 deste mês.
As modalidades deste ano são: atletismo, basquete, body board, conhecimentos, capoeira, futebol, futebol de areia, futsal, handebol/areia, judô, jiu-jitsu, luta olímpica, karatê, natação, muay thay, surf, taewkoondo, voleibol, voleibol dupla, tênis de mesa, queimada e xadrez.
As categorias são mamadeira, fraldinha, pixotinho, mirim, infantil, cadete, adulto e deficiente, para masculino e feminino. Os vencedores levam troféus e todos os participantes ganham medalhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário