Produção chegou aos 20 mil quilos devido as chuvas que caíram no interior
Os produtores de arroz do município de Apodi, região Oeste do estado, comemoram a alta na produção de arroz vermelho devido às chuvas deste ano. Os agricultores esperaram quatro meses até as lavouras estarem em ponto de colheita.
Esta variedade do grão é uma das mais tradicionais e consumidas da região. A previsão para a produção deste ano é de 20 mil quilos de arroz em uma área de três hectares e seguirá até o mês que vem.
O município de Apodi é o maior produtor de arroz vermelho do Rio Grande do Norte segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seu último levantamento no ano de 2016, a produção foi de três mil toneladas do grão. O segundo colocado foi o município de Felipe Guerra com 221 toneladas.
Em 2018, os agricultores acreditam que a produção será melhor se comparada aos últimos anos e com a oferta do grão crescendo e o valor acessível, que é de R$ 1,10 o quilo, os lucros sejam maiores que nos últimos cinco anos.
Um dos fatores que ajudaram na produção foram as chuvas, que ajudaram a economizar os gastos com energia e na irrigação das plantações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário