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quinta-feira, 3 de setembro de 2020

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Go Running: escola de corridas de rua promove circuito on-line

Go Running é um circuito de treinos criado para os alunos se manterem estimulados para os treinos

Enquanto a pandemia da Covid-19 não permite o restabelecimento do calendário oficial de corridas de rua, os grupos que praticam a modalidade estão criando sua própria programação. A escola Go Runners é um destas equipes com as atividades que precisaram se reestrutura para seguir com as atividades. Na impossibilidade de participar das provas convencionais, a instituição criou o próprio circuito, o Go Running, de maneira virtual, com início a partir do próximo sábado 5.

Voltado para os alunos da escola, o Go Running é composto de quatro etapas, nas quais alunos participarão por conta própria. Eles vão correr as distâncias em que melhor se encaixarem, dentre quatro opções – 3 km, 5 km, 10 km e 15 km -, e registrar seus desempenhos pelo aplicativo Strava, que congrega uma rede social e fornece índices de tempo e ritmo de corrida.

As provas acontecerão neste dia 5 de setembro (Circuito da Independência) e nos dias 10 de outubro (Circuito do Dia das Crianças), 14 de novembro (Circuito da Proclamação da República) e 19 de dezembro. Nos dias de circuito, os alunos poderão fazer suas corridas em qualquer horário (desde que seja em um dos dias agendados) e em qualquer lugar (casa, garagem ou mesmo na rua).

Segundo o diretor da Go Runners, o educador físico Fabiano Pezzi, a Go Running é um circuito de treinos criado para os alunos se manterem estimulados para os treinos, já que as provas de ruas não estão acontecendo.

“Na verdade, as provas são testes com data marcada que servem para colocar em prática os treinos ao longo de um período preparatório. Ao final de cada etapa do circuito, cada aluno apresenta o tempo que realizou e nós fornecemos um certificado personalizado de conclusão para marcar essa grande realização. O circuito Go Running é mais uma preocupação nossa para com nossos alunos”, explica o educador.

Padrasto confessa abusos a enteada no MS; menina de 11 anos está grávida

Caso já foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Estadual e chegou até a polícia quando a criança recebeu atendimento médico, após sentir dores na barriga, há cerca de 15 dias

Um padrasto que engravidou a enteada de 11 anos de idade em aldeia indígena na cidade de Amambai, em Mato Grosso do Sul, vai responder por estupro de vulnerável. O caso já foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Estadual e chegou até a polícia quando a criança recebeu atendimento médico, após sentir dores na barriga, há cerca de 15 dias.

O profissional de saúde que prestou atendimento constatou a gestação de 25 semanas na menina. Quando questionada, ela contou que sofria abusos do padrasto.

Segundo a Polícia Civil, a criança disse que o padrasto abusava dela sempre que a mãe saía de casa. “Ela saía e ficava sob os cuidados dele, que se aproveitava da situação”, diz trecho de nota à imprensa.

Ouvida, a mãe da menina negou ter conhecimento dos abusos e ainda afirmou que, há alguns dias, não via mais o marido, que teria saído de casa. O homem, de 23 anos, confessou o crime e está preso. Os abusos aconteciam há cerca de um ano.

O Ministério Público já está acompanhando o caso e informou que detalhes não podem ser repassados porque a ação está em segredo de Justiça e, ainda, por se tratar de situação envolvendo menor de 18 anos.

No entanto, afirma que recebeu o inquérito policial em 31 de agosto e, no mesmo dia, “ofertou denúncia em desfavor do padrasto da vítima e requereu a decretação da prisão preventiva, bem como o depoimento especial e antecipado da menor.” O homem foi preso um dia depois.

Foi informado ainda pelo MP-MS que “a vítima está recebendo o devido atendimento médico e psicológico pela rede de proteção”.

Por fim, o ministério lembrou que em casos de estupro, a interrupção da gravidez é um direito à vítima. “Imperioso afirmar, no entanto, que a vítima é quem deve desejar o aborto, ou, caso menor, seu representante”.

Tenente morre em treinamento ao levar tiro de submetralhadora

De acordo com a polícia, Samuel Rodrigo Rosa foi atingido durante treinamento do Gate em uma escola desativada na zona norte de São Paulo

Um policial do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) morreu vítima de disparos acidentais de uma submetralhadora, durante um treinamento em uma escola desativada na rua Horto, no bairro Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, por volta das 18h de terça-feira 1°.

De acordo com a polícia, equipes realizavam um treinamento quando um dos agentes escorregou e disparou acidentalmente sua arma ao entrar em um cômodo escuro. Após ouvirem gritos, os policiais acenderam as luzes e viram que um oficial havia sido atingido.

O tenente Samuel Rodrigo Rosa foi atingido na região do ombro direito. Os agentes logo realizaram os primeiros socorros e a vítima foi encaminhada ao Hospital da Polícia Militar, no Tucuruvi, mas não resistiu aos ferimentos.

O tenente Samuel Rodrigo Rosa foi atingido na região do ombro direito. Os agentes logo realizaram os primeiros socorros e a vítima foi encaminhada ao Hospital da Polícia Militar, no Tucuruvi, mas não resistiu aos ferimentos.

PSG confirma que três jogadores estão com Covid-19; Neymar é um deles, diz jornal

Nenhum dos três jogadores citados pelos jornal se pronunciou nas redes socias, adotando uma postura comum aos jogadores a pedidos dos clubes. Geralmente, os informes só são dados depois da recuperação total dos atletas

Segundo jornal francês L’Équipe, Neymar está com Covid-19. O Paris Saint-Germain divulgou nesta quarta-feira, 2, que três jogadores do time haviam testado positivo para a doença, dois dias depois de confirmar que havia suspeitas de atletas infectados no elenco. O time não confirmou os nomes, mas segundo o jornal francês, além do brasileiro, os argentinos Di María e Paredes também estão com Covid-19. As informações são do Estadão.

“Três jogadores do Paris Saint-Germain foram confirmados como positivos após o teste à Sars-CoV-2 e estão sujeitos ao protocolo sanitário apropriado. Todos os jogadores e funcionários continuarão a realizar os testes nos próximos dias”, informou o clube francês através de comunicado oficial em suas redes sociais e site oficial.

Na semana passada, uma jogadora do elenco feminino do Paris Saint-Germain havia testado positivo para a Covid-19, fazendo com que fosse desfalque na partida contra o Lyon, pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O Paris Saint-Germain se torna, assim, o mais recente clube da primeira divisão do Campeonato Francês a contar com casos do novo coronavírus, depois de Olympique de Marselha, Lyon, Nice, Monaco, Saint-Étienne, Nimes e Rennes terem já confirmado a existência de resultados positivos em seus respectivos elencos.

Nenhum dos três jogadores citados pelos jornal se pronunciou nas redes socias, adotando uma postura comum aos jogadores a pedidos dos clubes. Geralmente, os informes só são dados depois da recuperação total dos atletas. O procedimento para pacientes com Covid-19 é permanecer isolado por 14 dias casos os sintomas não aparecerem. O acompanhamento pelo médico do clube é feito diariamente. O jogador em questão fica em casa.

A temporada 2020/2021 do Campeonato Francês começou no dia 21 de agosto, tendo já sido disputadas duas rodadas. O Paris Saint-Germain ainda não fez sua estreia em virtude da participação na final da Liga dos Campeões no último dia 23, quando pedeu para o Bayern de Munique.

O início da defesa do título do clube de Paris está marcado para o próximo dia 10, pela segunda rodada, contra o Lens, fora de casa. O elenco, de folga desde a derrota para o Bayern, se reapresentará nesta quinta-feira.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Luan Bates reflete contradições sobre religiosidade e fé em novo single

Música "Casting Out a Devil" antecipa álbum “Nothing Left to Say”, que será lançado pelo selo Nightbird Records

Expoente do cenário independente do Rio Grande do Norte, o potiguar Luan Bates prepara caminho para seu segundo álbum completo com o single “Casting Out a Devil”. A intensidade das guitarras entrega, também, o peso lírico, com o artista dialogando com as contradições de questões ligadas à religiosidade e fé cristãs.

A faixa estará em “Nothing Left to Say”, a ser lançado pelo selo Nightbird Records, e sai acompanhada de um lyric video.
Tida como um ponto central do novo disco, a música é construída em torno do diálogo entre dois homens – um, “normal”; o outro, “louco”. Ambos refletem indagações do próprio artista diante da sua relação com a fé, já que a composição surgiu após a leitura de dois livros: “Elogio à Loucura” e “Ortodoxia”. 


“Foi numa época em que alguns amigos de infância me levaram de volta à Igreja católica. Eu participei de algumas coisas novamente, mas não me sentia conectado à doutrina e enxergava algumas coisas que eram contraditórias ao que pregavam. É complicado falar de amor ao próximo e, em outro momento, dizer que ‘o homem deve amar a mulher’, isso num contexto em que só esse tipo de relação é válida, por exemplo. Então ‘Casting Out a Devil’ surgiu dessas fontes e do meu conflito interno com o catolicismo, especificamente”, contou Luan. O álbum “Nothing Left to Say” tem lançamento previsto para setembro.

Cabotagem é unanimidade entre empresários e trabalhadores do RN

Projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso abre perspectiva para o trânsito de navios entre portos brasileiros beneficie o porto de Natal, que sobrevive quase exclusivamente do escoamento da safra de frutas para a Europa

Com mais de três décadas de atraso, o projeto de lei que cria o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, enviado pelo governo federal ao Congresso na primeira quinzena do mês, provocou uma rara unanimidade entre federações patronais e representantes de trabalhadores no RN.


Também conhecido como “BR do Mar”, o texto dá aos portos brasileiros a possibilidade de se interligarem entre si, diminuindo dramaticamente a necessidade de longas viagens das cargas por caminhão, o que torna proibitiva as tarifas de frete rodoviário no País.


Hoje, o transporte aquaviário responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário, 65%.


“Com a navegação de cabotagem (que liga os portos de um mesmo país), as mercadorias poderão ser distribuídas pelos demais terminais costeiros, cabendo aos caminhões a tarefa de leva-las ao interior, diminuindo drasticamente os trajetos”, explica Eudo Laranjeiras, presidente da Federação de Transporte do Nordeste (Fetronor).


Segundo ele, além de diminuir o valor das tarifas, o programa contribuirá para poupar as estradas de caminhões em trajetos longos, diminuindo acidentes rodoviários, aliviando a pressão sobre a malha asfáltica e com pouca diferença de tempo na entrega de mercadorias.


“Países como a Alemanha, onde existe uma vigorosa presença da malha ferroviária, não falta espaço para os caminhões, que nunca deixarão de existir”, lembra Laranjeiras.


“Mas o que não pode acontecer são os produtos percorrendo mais de 3 mil km quando saem do Centro Oeste ou Centro Sul para o Nordeste”, acrescenta.


O recém-eleito presidente do Sindicato dos Estivadores de Natal, Silvio Barros de Oliveira, concorda plenamente. Afinal, com a cabotagem, o terminal quase que completamente dependente da exportação de frutas para a Europa, ganharia uma nova dinâmica.


“Está de parabéns o governo federal se isso realmente acontecer”, afirma o sindicalista. “Trará benefícios para todos os estados que dependem muito do transporte rodoviário, como o nosso, e que paga um custo tarifário elevado por isso”, acrescenta.


Pelo programa BR do Mar, as empresas poderão operar com embarcações alugadas (afretadas) em que no modelo de contrato o afretador tem, por tempo determinado, tem a posse, o uso e o controle da embarcação estrangeira (suspensão de bandeira), podendo designar o comandante e a tripulação.


O texto autoriza inicialmente o afretamento de apenas uma embarcação estrangeira a casco nu. Esse limite, no entanto, é ampliado para duas embarcações em janeiro de 2021 e para três embarcações em janeiro de 2022. Após janeiro de 2023, o número de embarcações afretadas passa a ser livre.


Segundo o texto, as empresas brasileiras de navegação que já operam no mercado de cabotagem também terão menos barreiras para operar por meio do afretamento da frota das suas subsidiárias integrais no exterior.


O afretamento, nesse caso, poderá ocorrer para ampliar a capacidade de carga de embarcações próprias e para substituir embarcações já adquiridas pela empresa e que ainda se encontram em construção no Brasil ou no exterior.


O Ministério da Infraestrutura, que coordenou a elaboração do projeto, diz que a ideia é ampliar em 40% a frota marítima destinada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo embarcações petroleiras.


A meta é, em 2022, passar a transportar 2 milhões de TEUs – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés –, o que representaria um aumento de 66,6% em relação ao volume transportado em 2019 (1,2 milhão de TEUs).
Nesta segunda-feira, o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, lembrou que a navegação de cabotagem ainda é um modal de transporte pouco explorado no Brasil, apesar de apresentar pequenos e sucessivos incrementos nos últimos anos.


Sobre o projeto de lei enviado ao Congresso, disse que o programa, disse que a iniciativa é muito bem-vinda, “pois somente com a redução de custos operacionais e uma cabotagem mais barata, poderemos pensar em ter maior número de contêineres com produtos do RN para outros mercados”.
Vieira diz que “seria muito bom por exemplo, se o barateamento desse tipo de transporte viabilizasse o envio do nosso coco verde para ser consumido nas barracas de praia de grandes centros como Rio de Janeiro e Santos, em São Paulo”.


Em outras palavras, resume ele, “a cabotagem mais barata pode melhorar nossa competitividade”, mas adverte ser necessário também que “outros custos vinculados também sejam otimizados, como dos alugueis de contêineres, das operações portuárias e dos outros modais, como o rodoviário, para sair do porto e chegar ao distribuidor”.


Já o presidente da Federação do Comércio do RN, Marcelo Queiroz não economizou elogios ao programa federal.

“O ‘BR do Mar’ merece nosso aplauso e apoio entusiasmado, até porque é um pleito antigo do setor produtivo potiguar”, afirmou.

Lembrou que só a Fecomércio, desde 2009, discute avidamente o tema na medida em que “o estímulo à cabotagem tende a reduzir custos e facilitar enormemente a logística de vários tipos de carga para o nosso comércio, tanto varejista quanto atacadista, além de beneficiar outros segmentos produtivos, como a indústria e a construção civil”.

Segundo ele, hoje, comerciantes que recebem cargas da China, que entram no Brasil via porto de Santos, pagam mais caro para fazer esta carga chegar a Natal do que para trazê-la da Ásia até o Brasil.

“É inadmissível que, com as dimensões de nossa costa e com toda a nossa infraestrutura portuária, não consigamos nos valer desta característica geográfica para melhorar nossa logística e corrigir distorções como esta”.

domingo, 30 de agosto de 2020

Jovem procura ex-namorado na internet e descobre que ele é um serial killer

Rafael fez uma viagem para Londres aos 19 anos e conheceu um homem via site de relacionamento. Depois decidiu “stalkear” o rapaz e descobriu que seu ex-namorado foi condenado a prisão perpétua por assassinar quatro jovens gays.

O programa Que História é Essa, Porchat?, apresentado pelo humorista Fábio Porchat na GNT, divulgou uma história bem bizarra e maluca no programa dessa terça-feira, 25.

Rafael, um dos participantes do programa, contou que fez uma viagem para Londres aos 19 anos e conheceu um homem via site de relacionamento. Ele foi morar com o homem durante um mês, mas acabou voltando ao Brasil.

Um bom tempo depois, já em outro relacionamento, Rafael decidiu “stalkear” o rapaz. Até aí, tudo bem. Quem nunca, né?! Acontece que o rapaz descobriu que seu ex-namorado foi condenado a prisão perpétua por assassinar quatro jovens gays.

Rafael contou que ele tinha a mesma idade que os jovens mortos por Stephen Port, nome do ex-namorado, na época em que morou com ele. “A gente morou juntos em 2012 e o primeiro assassinato dele foi em 2014”, explicou o rapaz ao humorista.

“Ele tinha uma tara doentia de ter relações sexuais com pessoas desacordadas. Então ele drogava essas pessoas novas e abusava delas. Mas os assassinatos que ele cometeu foi por overdose, ele deu droga para a pessoa e plantava droga no bolso das pessoas para acreditar que eles tinham se drogado”, finalizou Rafael.

O caso

Segundo informações do portal Daily Record, Stephen Port, agora com 45 anos, drogou e estuprou quatro jovens gays e jogou seus corpos perto de sua casa em Barking, leste de Londres, entre 2014 e 2015.

Port procurava suas vítimas em sites de namoro. Ele foi condenado a prisão perpétua pelos assassinatos do estudante de moda Anthony Walgate, de 23 anos, Gabriel Kovari, de 22, o chef Daniel Whitworth, de 21, e Jack Taylor, de 25, motorista de caminhão empilhadeira de Dagenham.

Wesley Safadão só soube que estava infectado quando iria ao Faustão

No lugar de Safadão, o Domingão terá um quadro de reserva sobre brega, como já houve em relação a axé e sertanejo. Safadão, no entanto, chegou a ser anunciado como a grande atração do programa deste domingo

O cancelamento da presença de Wesley Safadão na próxima edição do Domingão do Faustão ocorreu horas antes da gravação do programa, nesta sexta-feira, 28, quando ele recebeu o resultado do teste de Covid-19 com resultado positivo. O caso foi o primeiro alerta concreto do risco que representa a retomada das gravações na emissora.

Ao mesmo tempo, a realização de testes para profissionais e convidados mostrou que a empresa vem agindo com cautela para a retomada.No lugar de Safadão, o Domingão terá um quadro de reserva sobre brega, como já houve em relação a axé e sertanejo.

Safadão, no entanto, chegou a ser anunciado como a grande atração do programa deste domingo. Na ausência dele, a atração mais esperada para o dia será o anúncio dos primeiros nomes do elenco da próxima rodada da Dança dos Famosos.

Ao menos 40 golfinhos são encontrados mortos após derramamento de óleo no oceano

Número de animais mortos pode aumentar. Caso aconteceu nas Ilhas Maurício, país da África localizado no Oceano Índico

Pelo menos 40 golfinhos foram encontrados mortos nas Ilhas Maurício, país da África localizado no Oceano Índico, desde segunda-feira 27, numa área afetada por um derramamento de óleo após um navio japonês naufragado quebrar e começar a despejar a substância no final do mês de julho. 

O número de animais mortos pode aumentar. Yasfeer Heenaye, um pescador local de 31 anos, disse à Reuters disse que viu quase 200 golfinhos dentro de um recife na manhã de sexta-feira 28 e, aproximadamente, 30 deles estavam mortos. 

“Dentro do recife há derramamento de óleo na água – se eles ficarem dentro talvez todos morram – mas se saírem talvez sobrevivam. Estávamos tentando empurrar os golfinhos para fora do recife, fazendo barulho no barco para fazer com que os eles saíssem do local”, disse ele.

Os resultados da autópsia de 25 golfinhos, que chegaram à costa na última semana, são esperados nos próximos dias, disse Jasvin Sok Appadu, do ministério da pesca das Ilhas Maurício.

Até agora, os veterinários examinaram apenas dois deles, que apresentavam sinais de ferimentos, mas nenhum traço de hidrocarbonetos foi encontrado em seus corpos, de acordo com os resultados da autópsia preliminar. 

Na última quinta-feira, o Greenpeace pediu ao governo das Ilhas Maurício para abrir uma “investigação urgente, a fim de apurar a causa das mortes e quaisquer ligações com o derramamento de óleo de Wakashio”.