Longa espera, demora na comunicação, mau atendimento e até falta de água para beber. Segundo o empresário João Lucas Peres, de 22 anos, assim foi a viagem dos passageiros da Gol que estavam no voo que partiu de São Paulo com direção a Natal na noite deste domingo (1º), mas que foi desviado para João Pessoa (PB) por causa do mau tempo. A viagem só terminou às 4h26 desta segunda-feira (2), após mais de 6h de espera.
De acordo com o empresário – que estava no voo –, a Gol não ofereceu a assistência devida e agiu com “descaso” com os passageiros. “Não prestaram o mínimo de amparo. Mais de 1h (para) nos comunicar. Desligaram a aeronave, o ar, cabos de carregador, com as portas fechadas, 3 passageiros ficaram em JP. Ao todo, mais de 7hrs dentro do avião. Veio pousar em Natal era 5h da manhã”, protestou João Peres, em mensagem enviada para o Agora RN.
Segundo o jovem, os três passageiros que teriam ficado em João Pessoa passaram mal por causa da situação. Em outra mensagem, ele reclama do mal atendimento da tripulação e diz que até água faltou dentro do avião. “Além dos comissários de bordo, super grossos e com a cara feia”, complementou.
João Lucas Peres estava no voo 9182. O avião – um Boeing modelo 737-800 partiu do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, às 22h02 de domingo e deveria pousar em São Gonçalo à 1h25 de segunda-feira. Contudo, o pouso só aconteceu 40 minutos depois no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em João Pessoa.
A chegada definitiva a Natal deste voo só aconteceu às 4h26. O avião decolou de João Pessoa às 3h54 e fez um voo de 32 minutos até São Gonçalo do Amarante.
Além deste, outro voo foi afetado pelo mau tempo. O segundo caso envolveu uma aeronave que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 23h34 de domingo. O avião – um Boeing modelo 737-800 – deveria pousar em São Gonçalo do Amarante às 2h14 de segunda-feira, mas o piloto alterou a rota quando se aproximava de Campina Grande (PB).
Este voo, de número 1590, foi levado para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), onde pousou às 2h33. Na capital alagoana, o avião aguardou por mais de 1 hora e partiu em direção a Natal às 3h40, aterrissando em São Gonçalo do Amarante às 4h22.
Em nota, a Gol afirmou que os voos foram desviados por causa do mau tempo – que teria suspendido as operações do aeroporto potiguar – e que as aeronaves concluíram a viagem para Natal assim que as condições climáticas melhoraram. De acordo com a companhia, com a melhora do tempo, o terminal potiguar foi reaberto.
A companhia destacou também que “prestou toda assistência necessária aos clientes e ações como essas visam garantir a segurança dos clientes”.
A Inframérica, concessionária do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, afirmou que, em nenhum momento, o terminal ficou fechado. Segundo a empresa, devido às chuvas, a operação durante a madrugada em São Gonçalo foi “com instrumentos”. A assessoria do aeroporto disse que a transferência do voo para outras cidades aconteceu por decisão dos pilotos.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), choveu 51 mm em Natal entre a manhã de sábado (29) e manhã de segunda-feira.