Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais atingida, com 80% das áreas destruídas. Ventos chegaram a 250 km/h.
Cidades na região Centro-Sul do Paraná amanheceram neste sábado (8) sob escombros após a passagem de um tornado com ventos de até 250 km/h, ocorrido na sexta-feira (7).
Segundo autoridades locais, seis pessoas morreram e 432 precisaram de atendimento médico.
As vítimas são cinco moradores de Rio Bonito do Iguaçu — três homens (49, 57 e 83 anos) e duas mulheres (47 e 14 anos) — e um homem de 53 anos em Guarapuava.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o fenômeno foi classificado como tornado de categoria EF3, numa escala que vai até cinco. A classificação foi feita com base em imagens de destruição e dados de radares meteorológicos.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, o tornado se formou em razão de um ciclone extratropical que atinge o Sul do país, também responsável por fortes chuvas e danos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão em alerta.
Os ventos devastaram casas, arrancaram árvores e postes, deixando mais de mil pessoas desabrigadas. Bombeiros e equipes da Defesa Civil continuam os trabalhos de busca por sobreviventes entre os escombros.
Imagens feitas por moradores em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes e localizado a 400 km de Curitiba, mostram um cenário de destruição quase total.
A Defesa Civil informou que 80% da cidade foi destruída. Houve também registros de queda de granizo.
Uma moradora relatou à TV Globo:
> “Na entrada da cidade já havia sinais muito claros de que algo muito horrível aconteceu. Conforme a gente foi entrando, foi ficando mais caótico. Cenário de guerra mesmo. Carro capotado, árvore no meio da rua.”
O professor de judô Marcelo Gomes, que dava aulas para crianças em um ginásio, contou que o local ficou completamente destruído com a força dos ventos.
📝 Fonte: Blog do PKD
📸 Reprodução: GloboNews